Análise do tempo de viagem do transporte coletivo a partir da proposta de implantação de faixa exclusiva em hora-pico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ries, Vanessa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159560
Resumo: O aquecimento do mercado automotivo, que ocorreu nos últimos anos, gerou um aumento da frota de veículos que circulam diariamente pelas cidades no Brasil. Como consequência dessa expansão, o impacto nos tempos de deslocamentos diário da população têm se tornado cada vez maior e com um nível de qualidade insatisfatório. A cidade de Porto Alegre tem buscado alternativas eficientes com o objetivo de promover um transporte público de qualidade aos usuários. Deste modo, este trabalho versa sobre o transporte coletivo e promove, a partir da utilização do software de micro simulação VISSIM, uma análise acerca da implantação de uma faixa de uso exclusivo aos ônibus num trecho da Avenida Ipiranga, entre as ruas Guilherme Alves e Silva Só, com a finalidade de verificar os impactos sobre os tempos de viagem. Assim, a partir da classificação e comparação dos modelos de referência e de estudo, é possível avaliar neste trabalho, as consequências das modificações realizadas na via. Entende-se que a inserção de uma faixa de uso exclusivo ao transporte coletivo é viável desde que outras medidas de Gestão de Tráfego sejam executadas em conjunto. Ainda que se verifique um impacto negativo nos tempos de viagem dos veículos individuais, é necessário considerar o cenário em que a sociedade terá um benefício maior. É importante entender que a implantação de faixa exclusiva é necessária para a evolução do sistema e atua em prol da estruturação urbana de qualidade. (EPTC, 2013).
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