Análise do tempo de viagem do transporte coletivo a partir da proposta de implantação de faixa exclusiva em hora-pico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159560 |
Resumo: | O aquecimento do mercado automotivo, que ocorreu nos últimos anos, gerou um aumento da frota de veículos que circulam diariamente pelas cidades no Brasil. Como consequência dessa expansão, o impacto nos tempos de deslocamentos diário da população têm se tornado cada vez maior e com um nível de qualidade insatisfatório. A cidade de Porto Alegre tem buscado alternativas eficientes com o objetivo de promover um transporte público de qualidade aos usuários. Deste modo, este trabalho versa sobre o transporte coletivo e promove, a partir da utilização do software de micro simulação VISSIM, uma análise acerca da implantação de uma faixa de uso exclusivo aos ônibus num trecho da Avenida Ipiranga, entre as ruas Guilherme Alves e Silva Só, com a finalidade de verificar os impactos sobre os tempos de viagem. Assim, a partir da classificação e comparação dos modelos de referência e de estudo, é possível avaliar neste trabalho, as consequências das modificações realizadas na via. Entende-se que a inserção de uma faixa de uso exclusivo ao transporte coletivo é viável desde que outras medidas de Gestão de Tráfego sejam executadas em conjunto. Ainda que se verifique um impacto negativo nos tempos de viagem dos veículos individuais, é necessário considerar o cenário em que a sociedade terá um benefício maior. É importante entender que a implantação de faixa exclusiva é necessária para a evolução do sistema e atua em prol da estruturação urbana de qualidade. (EPTC, 2013). |
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Ries, VanessaCybis, Helena Beatriz BettellaCaleffi, Felipe2017-06-15T02:32:27Z2016http://hdl.handle.net/10183/159560001019480O aquecimento do mercado automotivo, que ocorreu nos últimos anos, gerou um aumento da frota de veículos que circulam diariamente pelas cidades no Brasil. Como consequência dessa expansão, o impacto nos tempos de deslocamentos diário da população têm se tornado cada vez maior e com um nível de qualidade insatisfatório. A cidade de Porto Alegre tem buscado alternativas eficientes com o objetivo de promover um transporte público de qualidade aos usuários. Deste modo, este trabalho versa sobre o transporte coletivo e promove, a partir da utilização do software de micro simulação VISSIM, uma análise acerca da implantação de uma faixa de uso exclusivo aos ônibus num trecho da Avenida Ipiranga, entre as ruas Guilherme Alves e Silva Só, com a finalidade de verificar os impactos sobre os tempos de viagem. Assim, a partir da classificação e comparação dos modelos de referência e de estudo, é possível avaliar neste trabalho, as consequências das modificações realizadas na via. Entende-se que a inserção de uma faixa de uso exclusivo ao transporte coletivo é viável desde que outras medidas de Gestão de Tráfego sejam executadas em conjunto. Ainda que se verifique um impacto negativo nos tempos de viagem dos veículos individuais, é necessário considerar o cenário em que a sociedade terá um benefício maior. É importante entender que a implantação de faixa exclusiva é necessária para a evolução do sistema e atua em prol da estruturação urbana de qualidade. (EPTC, 2013).The automotive market boom seen in the last years has led to an increase in the number of vehicles transiting throughout most of the cities in Brazil. As a result of this expansion, traffic jams are more frequent, jeopardizing the daily journeys of their inhabitants. Facing this scenario, Porto Alegre city administration has been seeking efficient alternatives to promote and improve its public transport system. Therefore, the main object of this work is the collective transport and the viability of one these alternatives: the implementation of exclusive traffic lane for buses in part of Ipiranga avenue, between Guilherme Alves St. and Sila Só St. The analysis of its impacts will be possible through the classification and comparison of reference models and studies. It is understood that the inclusion of exclusive lane for the public transport is viable if other traffic management measures are implemented together. Although there is a negative impact on travel times of individual vehicles, it is necessary to consider the scenario in which the society will have a greater benefit. It is important to know that the implementation of preferential lane is necessary to improve the quality and efficiency of the City`s public transport system.application/pdfporEngenharia civilExclusive bus lanePublic transportVISSIMCalibrationValidationTraffic simulationTravel timeAnálise do tempo de viagem do transporte coletivo a partir da proposta de implantação de faixa exclusiva em hora-picoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2016Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001019480.pdf001019480.pdfTexto completoapplication/pdf3734563http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159560/1/001019480.pdfaf6387737286bc6e355851576937dad8MD51TEXT001019480.pdf.txt001019480.pdf.txtExtracted Texttext/plain89786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159560/2/001019480.pdf.txt52ca226b39876bb64eaad5196212efd1MD52THUMBNAIL001019480.pdf.jpg001019480.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159560/3/001019480.pdf.jpg7a7e41a38978d810c75a468bd91b18bfMD5310183/1595602018-10-24 09:04:49.429oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159560Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-24T12:04:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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