Aplicabilidade de ramp metering na BR-290 utilizando o algoritmo ALINEA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159625 |
Resumo: | Ramp metering é uma estratégia de gerenciamento ativo de tráfego amplamente utilizada em países desenvolvidos e ainda não aplicada em rodovias brasileiras. Os efeitos benéficos desta medida são bastante sensíveis à sua calibração e dependem dos problemas a serem resolvidos em cada situação específica. Este trabalho apresenta uma abordagem inicial a um projeto de aplicação de ramp metering em uma rodovia genérica com o comportamento dos veículos calibrado para representar as condições da BR-290 na região metropolitana de Porto Alegre, trecho que possui problemas de congestionamento e segurança em horários de pico. São levantados e discutidos os aspectos geométricos e conceituais que envolvem esta estratégia segundo manuais internacionais e então é apresentado um modelo utilizando o algoritmo ALINEA como atuador do sistema. O proposto é simulado no software de microsimulação de tráfego VISSIM através da variação de parâmetros chave do modelo e da adoção de valores recomendados pelos manuais internacionais. Finalmente são comparados os efeitos da aplicação da medida com o caso onde ela não é utilizada, assim como os valores utilizados para os parâmetros de calibração. |
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