Aplicabilidade de ramp metering na BR-290 utilizando o algoritmo ALINEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zechin, Douglas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159625
Resumo: Ramp metering é uma estratégia de gerenciamento ativo de tráfego amplamente utilizada em países desenvolvidos e ainda não aplicada em rodovias brasileiras. Os efeitos benéficos desta medida são bastante sensíveis à sua calibração e dependem dos problemas a serem resolvidos em cada situação específica. Este trabalho apresenta uma abordagem inicial a um projeto de aplicação de ramp metering em uma rodovia genérica com o comportamento dos veículos calibrado para representar as condições da BR-290 na região metropolitana de Porto Alegre, trecho que possui problemas de congestionamento e segurança em horários de pico. São levantados e discutidos os aspectos geométricos e conceituais que envolvem esta estratégia segundo manuais internacionais e então é apresentado um modelo utilizando o algoritmo ALINEA como atuador do sistema. O proposto é simulado no software de microsimulação de tráfego VISSIM através da variação de parâmetros chave do modelo e da adoção de valores recomendados pelos manuais internacionais. Finalmente são comparados os efeitos da aplicação da medida com o caso onde ela não é utilizada, assim como os valores utilizados para os parâmetros de calibração.
id UFRGS-2_f5434d0c17e205a7794bea06ce27cb08
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159625
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zechin, DouglasCybis, Helena Beatriz BettellaCaleffi, Felipe2017-06-15T02:33:34Z2016http://hdl.handle.net/10183/159625001019380Ramp metering é uma estratégia de gerenciamento ativo de tráfego amplamente utilizada em países desenvolvidos e ainda não aplicada em rodovias brasileiras. Os efeitos benéficos desta medida são bastante sensíveis à sua calibração e dependem dos problemas a serem resolvidos em cada situação específica. Este trabalho apresenta uma abordagem inicial a um projeto de aplicação de ramp metering em uma rodovia genérica com o comportamento dos veículos calibrado para representar as condições da BR-290 na região metropolitana de Porto Alegre, trecho que possui problemas de congestionamento e segurança em horários de pico. São levantados e discutidos os aspectos geométricos e conceituais que envolvem esta estratégia segundo manuais internacionais e então é apresentado um modelo utilizando o algoritmo ALINEA como atuador do sistema. O proposto é simulado no software de microsimulação de tráfego VISSIM através da variação de parâmetros chave do modelo e da adoção de valores recomendados pelos manuais internacionais. Finalmente são comparados os efeitos da aplicação da medida com o caso onde ela não é utilizada, assim como os valores utilizados para os parâmetros de calibração.Ramp metering is an active traffic management strategy widely used in developed countries, and still not applied in Brazilian highways. The beneficial effects of this measure are quite sensitive to their calibration and depend heavily on the problems to be solved at each specific situation. This paper presents an initial approach to a ramp metering application project in a generic highway with the vehicles' behavior calibrated to represent the conditions of the BR- 290 in the metropolitan area of Porto Alegre, that has congestion and safety problems in peak hours. Geometric and conceptual aspects involving this strategy are raised and discussed according to international manuals and then a model using the ALINEA algorithm as the system actuator is presented. The model is simulated in the traffic microsimulation software VISSIM, varying key parameters of the model and adopting values recommended by international manuals. Finally the effects of using and not using ramp metering are compared, as well as the values used for the calibration parameters.application/pdfporEngenharia civilRamp meteringVISSIMCalibrationTraffic simulationAplicabilidade de ramp metering na BR-290 utilizando o algoritmo ALINEAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2016Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001019380.pdf001019380.pdfTexto completoapplication/pdf3163256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159625/1/001019380.pdf1307568223fefc47e5d6909606e27fbbMD51TEXT001019380.pdf.txt001019380.pdf.txtExtracted Texttext/plain78923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159625/2/001019380.pdf.txt9606142db8917a17a16c948febf9fe6cMD52THUMBNAIL001019380.pdf.jpg001019380.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159625/3/001019380.pdf.jpg3f57ca971ff64e86f91fdae2ca0b5519MD5310183/1596252018-10-24 08:57:44.324oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159625Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:57:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicabilidade de ramp metering na BR-290 utilizando o algoritmo ALINEA
title Aplicabilidade de ramp metering na BR-290 utilizando o algoritmo ALINEA
spellingShingle Aplicabilidade de ramp metering na BR-290 utilizando o algoritmo ALINEA
Zechin, Douglas
Engenharia civil
Ramp metering
VISSIM
Calibration
Traffic simulation
title_short Aplicabilidade de ramp metering na BR-290 utilizando o algoritmo ALINEA
title_full Aplicabilidade de ramp metering na BR-290 utilizando o algoritmo ALINEA
title_fullStr Aplicabilidade de ramp metering na BR-290 utilizando o algoritmo ALINEA
title_full_unstemmed Aplicabilidade de ramp metering na BR-290 utilizando o algoritmo ALINEA
title_sort Aplicabilidade de ramp metering na BR-290 utilizando o algoritmo ALINEA
author Zechin, Douglas
author_facet Zechin, Douglas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zechin, Douglas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cybis, Helena Beatriz Bettella
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Caleffi, Felipe
contributor_str_mv Cybis, Helena Beatriz Bettella
Caleffi, Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
topic Engenharia civil
Ramp metering
VISSIM
Calibration
Traffic simulation
dc.subject.eng.fl_str_mv Ramp metering
VISSIM
Calibration
Traffic simulation
description Ramp metering é uma estratégia de gerenciamento ativo de tráfego amplamente utilizada em países desenvolvidos e ainda não aplicada em rodovias brasileiras. Os efeitos benéficos desta medida são bastante sensíveis à sua calibração e dependem dos problemas a serem resolvidos em cada situação específica. Este trabalho apresenta uma abordagem inicial a um projeto de aplicação de ramp metering em uma rodovia genérica com o comportamento dos veículos calibrado para representar as condições da BR-290 na região metropolitana de Porto Alegre, trecho que possui problemas de congestionamento e segurança em horários de pico. São levantados e discutidos os aspectos geométricos e conceituais que envolvem esta estratégia segundo manuais internacionais e então é apresentado um modelo utilizando o algoritmo ALINEA como atuador do sistema. O proposto é simulado no software de microsimulação de tráfego VISSIM através da variação de parâmetros chave do modelo e da adoção de valores recomendados pelos manuais internacionais. Finalmente são comparados os efeitos da aplicação da medida com o caso onde ela não é utilizada, assim como os valores utilizados para os parâmetros de calibração.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-15T02:33:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/159625
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001019380
url http://hdl.handle.net/10183/159625
identifier_str_mv 001019380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159625/1/001019380.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159625/2/001019380.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159625/3/001019380.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1307568223fefc47e5d6909606e27fbb
9606142db8917a17a16c948febf9fe6c
3f57ca971ff64e86f91fdae2ca0b5519
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224534615916544