Aplicabilidade de ramp metering na BR-290 utilizando o algoritmo ALINEA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159625 |
Resumo: | Ramp metering é uma estratégia de gerenciamento ativo de tráfego amplamente utilizada em países desenvolvidos e ainda não aplicada em rodovias brasileiras. Os efeitos benéficos desta medida são bastante sensíveis à sua calibração e dependem dos problemas a serem resolvidos em cada situação específica. Este trabalho apresenta uma abordagem inicial a um projeto de aplicação de ramp metering em uma rodovia genérica com o comportamento dos veículos calibrado para representar as condições da BR-290 na região metropolitana de Porto Alegre, trecho que possui problemas de congestionamento e segurança em horários de pico. São levantados e discutidos os aspectos geométricos e conceituais que envolvem esta estratégia segundo manuais internacionais e então é apresentado um modelo utilizando o algoritmo ALINEA como atuador do sistema. O proposto é simulado no software de microsimulação de tráfego VISSIM através da variação de parâmetros chave do modelo e da adoção de valores recomendados pelos manuais internacionais. Finalmente são comparados os efeitos da aplicação da medida com o caso onde ela não é utilizada, assim como os valores utilizados para os parâmetros de calibração. |
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Zechin, DouglasCybis, Helena Beatriz BettellaCaleffi, Felipe2017-06-15T02:33:34Z2016http://hdl.handle.net/10183/159625001019380Ramp metering é uma estratégia de gerenciamento ativo de tráfego amplamente utilizada em países desenvolvidos e ainda não aplicada em rodovias brasileiras. Os efeitos benéficos desta medida são bastante sensíveis à sua calibração e dependem dos problemas a serem resolvidos em cada situação específica. Este trabalho apresenta uma abordagem inicial a um projeto de aplicação de ramp metering em uma rodovia genérica com o comportamento dos veículos calibrado para representar as condições da BR-290 na região metropolitana de Porto Alegre, trecho que possui problemas de congestionamento e segurança em horários de pico. São levantados e discutidos os aspectos geométricos e conceituais que envolvem esta estratégia segundo manuais internacionais e então é apresentado um modelo utilizando o algoritmo ALINEA como atuador do sistema. O proposto é simulado no software de microsimulação de tráfego VISSIM através da variação de parâmetros chave do modelo e da adoção de valores recomendados pelos manuais internacionais. Finalmente são comparados os efeitos da aplicação da medida com o caso onde ela não é utilizada, assim como os valores utilizados para os parâmetros de calibração.Ramp metering is an active traffic management strategy widely used in developed countries, and still not applied in Brazilian highways. The beneficial effects of this measure are quite sensitive to their calibration and depend heavily on the problems to be solved at each specific situation. This paper presents an initial approach to a ramp metering application project in a generic highway with the vehicles' behavior calibrated to represent the conditions of the BR- 290 in the metropolitan area of Porto Alegre, that has congestion and safety problems in peak hours. Geometric and conceptual aspects involving this strategy are raised and discussed according to international manuals and then a model using the ALINEA algorithm as the system actuator is presented. The model is simulated in the traffic microsimulation software VISSIM, varying key parameters of the model and adopting values recommended by international manuals. Finally the effects of using and not using ramp metering are compared, as well as the values used for the calibration parameters.application/pdfporEngenharia civilRamp meteringVISSIMCalibrationTraffic simulationAplicabilidade de ramp metering na BR-290 utilizando o algoritmo ALINEAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2016Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001019380.pdf001019380.pdfTexto completoapplication/pdf3163256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159625/1/001019380.pdf1307568223fefc47e5d6909606e27fbbMD51TEXT001019380.pdf.txt001019380.pdf.txtExtracted Texttext/plain78923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159625/2/001019380.pdf.txt9606142db8917a17a16c948febf9fe6cMD52THUMBNAIL001019380.pdf.jpg001019380.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159625/3/001019380.pdf.jpg3f57ca971ff64e86f91fdae2ca0b5519MD5310183/1596252018-10-24 08:57:44.324oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159625Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:57:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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