As redes de interações dos professores de educação física iniciantes na carreira docente : tecendo fios de socialização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frasson, Jéssica Serafim
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Wittizorecki, Elisandro Schultz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204370
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo identificar e compreender as redes de interações dos professores de Educação Física iniciantes na carreira, no processo de socialização docente. Métodos: Para isso, foi realizado uma etnografia em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RS). Durante o trabalho de campo, que durou seis meses, foram acompanhados dois professores, um de cada escola. Os instrumentos utilizados para obtenção das informações foram diários de campo, observações e entrevistas. O material construído no campo foi compilado e organizado em pastas, após a leitura foram elencadas unidades de significados que nos auxiliaram na construção de categorias de análises. Resultados e conclusão: Compreendemos que as redes de interações são construídas para a socialização dos professores iniciantes nas escolas. A secretaria municipal de educação, a cultura escolar e os pares socializadores são os elementos que tecem os fios da socialização docente dos professores iniciante e são responsáveis, na maioria das vezes, pela permanência e envolvimento destes na cultura escolar.
id UFRGS-2_119a76346225e93bcdcbe12d45324b80
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204370
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Frasson, Jéssica SerafimWittizorecki, Elisandro Schultz2020-01-16T04:10:03Z20192318-5104http://hdl.handle.net/10183/204370001096657Essa pesquisa teve como objetivo identificar e compreender as redes de interações dos professores de Educação Física iniciantes na carreira, no processo de socialização docente. Métodos: Para isso, foi realizado uma etnografia em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RS). Durante o trabalho de campo, que durou seis meses, foram acompanhados dois professores, um de cada escola. Os instrumentos utilizados para obtenção das informações foram diários de campo, observações e entrevistas. O material construído no campo foi compilado e organizado em pastas, após a leitura foram elencadas unidades de significados que nos auxiliaram na construção de categorias de análises. Resultados e conclusão: Compreendemos que as redes de interações são construídas para a socialização dos professores iniciantes nas escolas. A secretaria municipal de educação, a cultura escolar e os pares socializadores são os elementos que tecem os fios da socialização docente dos professores iniciante e são responsáveis, na maioria das vezes, pela permanência e envolvimento destes na cultura escolar.Identify and understand the networks of interactions of Physical Education teachers beginning in the career, in the process of teacher socialization. Methods: For this purpose, an ethnography was carried out in two schools of the Municipal Education Network of Porto Alegre (RS). During the fieldwork that lasted six months, were accompanied two teachers, one from each school. The instruments used to obtain the information were field diaries, observations and interviews. The material built in the field was compiled and organized and folders, after reading were listed units of meanings that helped us in the construction of categories of analysis. Results and conclusion: We understand that interaction networks are built for the socialization of beginning teachers in schools. The municipal secretariat of education, school culture and socializing peers are the elements that weave the threads of teacher socialization of beginning teachers and are responsible, for the most part, for their permanence and involvement in school culture.application/pdfporCaderno de Educação Física e Esporte. Marechal Cândido Rondon. Vol. 17, no. 1 (jan./jun. 2019), p. 1-10DocentesSocializaçãoEducação físicaCultura escolarTeacher socializationInspiring teacherPhysical educationSchool cultureAs redes de interações dos professores de educação física iniciantes na carreira docente : tecendo fios de socializaçãoThe networks of interactions of teachers of physical education beginners in the teaching career : weaving threads of socializationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096657.pdf.txt001096657.pdf.txtExtracted Texttext/plain51521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204370/2/001096657.pdf.txt54153a0d5b2504d6619aa9e2f760a601MD52ORIGINAL001096657.pdfTexto completoapplication/pdf402090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204370/1/001096657.pdf6f76d7816a75c70d1b9907a8f6fc5a33MD5110183/2043702020-01-17 05:10:30.083411oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204370Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-17T07:10:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As redes de interações dos professores de educação física iniciantes na carreira docente : tecendo fios de socialização
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The networks of interactions of teachers of physical education beginners in the teaching career : weaving threads of socialization
title As redes de interações dos professores de educação física iniciantes na carreira docente : tecendo fios de socialização
spellingShingle As redes de interações dos professores de educação física iniciantes na carreira docente : tecendo fios de socialização
Frasson, Jéssica Serafim
Docentes
Socialização
Educação física
Cultura escolar
Teacher socialization
Inspiring teacher
Physical education
School culture
title_short As redes de interações dos professores de educação física iniciantes na carreira docente : tecendo fios de socialização
title_full As redes de interações dos professores de educação física iniciantes na carreira docente : tecendo fios de socialização
title_fullStr As redes de interações dos professores de educação física iniciantes na carreira docente : tecendo fios de socialização
title_full_unstemmed As redes de interações dos professores de educação física iniciantes na carreira docente : tecendo fios de socialização
title_sort As redes de interações dos professores de educação física iniciantes na carreira docente : tecendo fios de socialização
author Frasson, Jéssica Serafim
author_facet Frasson, Jéssica Serafim
Wittizorecki, Elisandro Schultz
author_role author
author2 Wittizorecki, Elisandro Schultz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frasson, Jéssica Serafim
Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes
Socialização
Educação física
Cultura escolar
topic Docentes
Socialização
Educação física
Cultura escolar
Teacher socialization
Inspiring teacher
Physical education
School culture
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher socialization
Inspiring teacher
Physical education
School culture
description Essa pesquisa teve como objetivo identificar e compreender as redes de interações dos professores de Educação Física iniciantes na carreira, no processo de socialização docente. Métodos: Para isso, foi realizado uma etnografia em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RS). Durante o trabalho de campo, que durou seis meses, foram acompanhados dois professores, um de cada escola. Os instrumentos utilizados para obtenção das informações foram diários de campo, observações e entrevistas. O material construído no campo foi compilado e organizado em pastas, após a leitura foram elencadas unidades de significados que nos auxiliaram na construção de categorias de análises. Resultados e conclusão: Compreendemos que as redes de interações são construídas para a socialização dos professores iniciantes nas escolas. A secretaria municipal de educação, a cultura escolar e os pares socializadores são os elementos que tecem os fios da socialização docente dos professores iniciante e são responsáveis, na maioria das vezes, pela permanência e envolvimento destes na cultura escolar.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-16T04:10:03Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204370
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2318-5104
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001096657
identifier_str_mv 2318-5104
001096657
url http://hdl.handle.net/10183/204370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caderno de Educação Física e Esporte. Marechal Cândido Rondon. Vol. 17, no. 1 (jan./jun. 2019), p. 1-10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204370/2/001096657.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204370/1/001096657.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 54153a0d5b2504d6619aa9e2f760a601
6f76d7816a75c70d1b9907a8f6fc5a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224982355771392