As redes de interações dos professores de educação física iniciantes na carreira docente : tecendo fios de socialização
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204370 |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo identificar e compreender as redes de interações dos professores de Educação Física iniciantes na carreira, no processo de socialização docente. Métodos: Para isso, foi realizado uma etnografia em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RS). Durante o trabalho de campo, que durou seis meses, foram acompanhados dois professores, um de cada escola. Os instrumentos utilizados para obtenção das informações foram diários de campo, observações e entrevistas. O material construído no campo foi compilado e organizado em pastas, após a leitura foram elencadas unidades de significados que nos auxiliaram na construção de categorias de análises. Resultados e conclusão: Compreendemos que as redes de interações são construídas para a socialização dos professores iniciantes nas escolas. A secretaria municipal de educação, a cultura escolar e os pares socializadores são os elementos que tecem os fios da socialização docente dos professores iniciante e são responsáveis, na maioria das vezes, pela permanência e envolvimento destes na cultura escolar. |
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Frasson, Jéssica SerafimWittizorecki, Elisandro Schultz2020-01-16T04:10:03Z20192318-5104http://hdl.handle.net/10183/204370001096657Essa pesquisa teve como objetivo identificar e compreender as redes de interações dos professores de Educação Física iniciantes na carreira, no processo de socialização docente. Métodos: Para isso, foi realizado uma etnografia em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RS). Durante o trabalho de campo, que durou seis meses, foram acompanhados dois professores, um de cada escola. Os instrumentos utilizados para obtenção das informações foram diários de campo, observações e entrevistas. O material construído no campo foi compilado e organizado em pastas, após a leitura foram elencadas unidades de significados que nos auxiliaram na construção de categorias de análises. Resultados e conclusão: Compreendemos que as redes de interações são construídas para a socialização dos professores iniciantes nas escolas. A secretaria municipal de educação, a cultura escolar e os pares socializadores são os elementos que tecem os fios da socialização docente dos professores iniciante e são responsáveis, na maioria das vezes, pela permanência e envolvimento destes na cultura escolar.Identify and understand the networks of interactions of Physical Education teachers beginning in the career, in the process of teacher socialization. Methods: For this purpose, an ethnography was carried out in two schools of the Municipal Education Network of Porto Alegre (RS). During the fieldwork that lasted six months, were accompanied two teachers, one from each school. The instruments used to obtain the information were field diaries, observations and interviews. The material built in the field was compiled and organized and folders, after reading were listed units of meanings that helped us in the construction of categories of analysis. Results and conclusion: We understand that interaction networks are built for the socialization of beginning teachers in schools. The municipal secretariat of education, school culture and socializing peers are the elements that weave the threads of teacher socialization of beginning teachers and are responsible, for the most part, for their permanence and involvement in school culture.application/pdfporCaderno de Educação Física e Esporte. Marechal Cândido Rondon. Vol. 17, no. 1 (jan./jun. 2019), p. 1-10DocentesSocializaçãoEducação físicaCultura escolarTeacher socializationInspiring teacherPhysical educationSchool cultureAs redes de interações dos professores de educação física iniciantes na carreira docente : tecendo fios de socializaçãoThe networks of interactions of teachers of physical education beginners in the teaching career : weaving threads of socializationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096657.pdf.txt001096657.pdf.txtExtracted Texttext/plain51521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204370/2/001096657.pdf.txt54153a0d5b2504d6619aa9e2f760a601MD52ORIGINAL001096657.pdfTexto completoapplication/pdf402090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204370/1/001096657.pdf6f76d7816a75c70d1b9907a8f6fc5a33MD5110183/2043702020-01-17 05:10:30.083411oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204370Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-17T07:10:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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