Tecnologias móveis na inclusão escolar e digital de estudantes com transtornos de espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santarosa, Lucila Maria Costi
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Conforto, Débora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170925
Resumo: Com foco nas políticas públicas inclusivas, a relação entre estudantes com Transtorno de Espectro Autista e dispositivos móveis foi problematizada para discutir os limites e as possibilidades da configuração tecnológica 1:1 em apoiar processos de inclusão escolar e digital na rede pública brasileira de ensino. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de enfoque exploratório e explicativo, epistemologicamente apoiada na teoria sócio-histórica e conduzida por dois grandes questionamentos: (i) Os dispositivos móveis apresentam interface acessível a sujeitos com Transtornos de Espectro Autista? (ii) Que movimentos foram desencadeados pela mediação dos dispositivos móveis para potencializar a inclusão sociodigital de sujeitos com Transtornos de Espectro Autista? A partir dos dados coletados foi possível analisar as fragilidades e as potencialidades da interação de três sujeitos de pesquisas, estudantes dos anos iniciais da Educação Básica em processo de alfabetização, pela interface da tecnologia móvel. O comportamento refratário dos sujeitos de pesquisa em relação ao laptop educacional pode ser justificado pelos problemas de acessibilidade tecnológica associada ao dispositivo móvel, muitos deles potencializados pelas especificidades do Transtorno de Espectro Autista: interface pouco amigável, de difícil compreensão pelo grau de abstração e pela complexidade do sistema operacional, com suas múltiplas escolhas e configurações. Na interação com o tablet foi possível constatar um manuseio amigável e intuitivo, pois a manipulação com o objeto ocorre de forma direta e natural, com o toque do dedo. A arquitetura dessa tecnologia permite seu uso em diferentes lugares e posições, uma resposta positiva à hiperatividade e para qualificar estratégias de mediação pedagógica.
id UFRGS-2_11c58a1ace0cfd21aecf8de2ef7ba466
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170925
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santarosa, Lucila Maria CostiConforto, Débora2017-12-08T02:22:43Z20151413-6538http://hdl.handle.net/10183/170925001017109Com foco nas políticas públicas inclusivas, a relação entre estudantes com Transtorno de Espectro Autista e dispositivos móveis foi problematizada para discutir os limites e as possibilidades da configuração tecnológica 1:1 em apoiar processos de inclusão escolar e digital na rede pública brasileira de ensino. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de enfoque exploratório e explicativo, epistemologicamente apoiada na teoria sócio-histórica e conduzida por dois grandes questionamentos: (i) Os dispositivos móveis apresentam interface acessível a sujeitos com Transtornos de Espectro Autista? (ii) Que movimentos foram desencadeados pela mediação dos dispositivos móveis para potencializar a inclusão sociodigital de sujeitos com Transtornos de Espectro Autista? A partir dos dados coletados foi possível analisar as fragilidades e as potencialidades da interação de três sujeitos de pesquisas, estudantes dos anos iniciais da Educação Básica em processo de alfabetização, pela interface da tecnologia móvel. O comportamento refratário dos sujeitos de pesquisa em relação ao laptop educacional pode ser justificado pelos problemas de acessibilidade tecnológica associada ao dispositivo móvel, muitos deles potencializados pelas especificidades do Transtorno de Espectro Autista: interface pouco amigável, de difícil compreensão pelo grau de abstração e pela complexidade do sistema operacional, com suas múltiplas escolhas e configurações. Na interação com o tablet foi possível constatar um manuseio amigável e intuitivo, pois a manipulação com o objeto ocorre de forma direta e natural, com o toque do dedo. A arquitetura dessa tecnologia permite seu uso em diferentes lugares e posições, uma resposta positiva à hiperatividade e para qualificar estratégias de mediação pedagógica.Focused on inclusive public policies, the relationship between students with Autism Spectrum Disorders and mobile devices was examined in order to discuss the limits and possibilities of the technological configuration 1:1 for supporting education and digital inclusion programs in Brazilian public schools. Methodologically, this was a qualitative research, with exploratory and explanatory approaches. Epistemologically, the study was supported by the socio-historic theory and guided by two major questions: (i) Do mobile devices have accessible interfaces for individuals with Autism Spectrum Disorders? (ii) What movements were triggered by the mediation of mobile devices for enhancing the socio-digital inclusion of individuals with Autism Spectrum Disorders? From the collected data, we could observe frailties and potential for interaction for the three research subjects. The participants were attending the first years of Elementary School, during literacy process with the use of mobile devices. We concluded that the subjects’ resistance towards the educational laptop can be justified by accessibility problems associated to the mobile device, many of which increased by the specificities of Autism Spectrum Disorders: poor user-friendly interface, difficult to understand due to the level of abstraction, and complex operational system, with its multiple choices and configurations. The interaction with the tablet showed a more friendly and intuitive use, as handling the object occurs more directly and naturally with fingers touching the screen. The architecture of this technology allows the use in different places and positions, a positive response to hyperactivity as well as qualifying strategies for pedagogical mediations.application/pdfporRevista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 21, n. 4 (out./dez. 2015), p. 349-366AutismoInclusão escolarInformática na educaçãoEducação especialEmpoderamentoPolítica educacionalSpecial EducationEmpowermentSocial Inclusion PolicyInformatics and educationAutismTecnologias móveis na inclusão escolar e digital de estudantes com transtornos de espectro autistainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017109.pdf001017109.pdfTexto completoapplication/pdf3085872http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170925/1/001017109.pdf7214b9171f1c39c04b3f43a4fe3b5e49MD51TEXT001017109.pdf.txt001017109.pdf.txtExtracted Texttext/plain52275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170925/2/001017109.pdf.txt62b0061edf1014d13f6b78b944fa3caeMD5210183/1709252021-11-20 05:41:08.642193oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170925Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:41:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias móveis na inclusão escolar e digital de estudantes com transtornos de espectro autista
title Tecnologias móveis na inclusão escolar e digital de estudantes com transtornos de espectro autista
spellingShingle Tecnologias móveis na inclusão escolar e digital de estudantes com transtornos de espectro autista
Santarosa, Lucila Maria Costi
Autismo
Inclusão escolar
Informática na educação
Educação especial
Empoderamento
Política educacional
Special Education
Empowerment
Social Inclusion Policy
Informatics and education
Autism
title_short Tecnologias móveis na inclusão escolar e digital de estudantes com transtornos de espectro autista
title_full Tecnologias móveis na inclusão escolar e digital de estudantes com transtornos de espectro autista
title_fullStr Tecnologias móveis na inclusão escolar e digital de estudantes com transtornos de espectro autista
title_full_unstemmed Tecnologias móveis na inclusão escolar e digital de estudantes com transtornos de espectro autista
title_sort Tecnologias móveis na inclusão escolar e digital de estudantes com transtornos de espectro autista
author Santarosa, Lucila Maria Costi
author_facet Santarosa, Lucila Maria Costi
Conforto, Débora
author_role author
author2 Conforto, Débora
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santarosa, Lucila Maria Costi
Conforto, Débora
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Inclusão escolar
Informática na educação
Educação especial
Empoderamento
Política educacional
topic Autismo
Inclusão escolar
Informática na educação
Educação especial
Empoderamento
Política educacional
Special Education
Empowerment
Social Inclusion Policy
Informatics and education
Autism
dc.subject.eng.fl_str_mv Special Education
Empowerment
Social Inclusion Policy
Informatics and education
Autism
description Com foco nas políticas públicas inclusivas, a relação entre estudantes com Transtorno de Espectro Autista e dispositivos móveis foi problematizada para discutir os limites e as possibilidades da configuração tecnológica 1:1 em apoiar processos de inclusão escolar e digital na rede pública brasileira de ensino. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de enfoque exploratório e explicativo, epistemologicamente apoiada na teoria sócio-histórica e conduzida por dois grandes questionamentos: (i) Os dispositivos móveis apresentam interface acessível a sujeitos com Transtornos de Espectro Autista? (ii) Que movimentos foram desencadeados pela mediação dos dispositivos móveis para potencializar a inclusão sociodigital de sujeitos com Transtornos de Espectro Autista? A partir dos dados coletados foi possível analisar as fragilidades e as potencialidades da interação de três sujeitos de pesquisas, estudantes dos anos iniciais da Educação Básica em processo de alfabetização, pela interface da tecnologia móvel. O comportamento refratário dos sujeitos de pesquisa em relação ao laptop educacional pode ser justificado pelos problemas de acessibilidade tecnológica associada ao dispositivo móvel, muitos deles potencializados pelas especificidades do Transtorno de Espectro Autista: interface pouco amigável, de difícil compreensão pelo grau de abstração e pela complexidade do sistema operacional, com suas múltiplas escolhas e configurações. Na interação com o tablet foi possível constatar um manuseio amigável e intuitivo, pois a manipulação com o objeto ocorre de forma direta e natural, com o toque do dedo. A arquitetura dessa tecnologia permite seu uso em diferentes lugares e posições, uma resposta positiva à hiperatividade e para qualificar estratégias de mediação pedagógica.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-08T02:22:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/170925
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-6538
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001017109
identifier_str_mv 1413-6538
001017109
url http://hdl.handle.net/10183/170925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 21, n. 4 (out./dez. 2015), p. 349-366
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170925/1/001017109.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170925/2/001017109.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7214b9171f1c39c04b3f43a4fe3b5e49
62b0061edf1014d13f6b78b944fa3cae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224933534072832