Efeitos de valuation e devaluation em um contexto de necessidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Rodrigo Heldt
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lionello, Rafael Laitano, Silva, Israel Machado da, Nogueira, Francisco Eduardo Aoyama, Nicolao, Leonardo, Brei, Vinícius Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173995
Resumo: O efeito de devaluation, proposto por Brendl et al. (2003), foi encontrado apenas diante de um contexto de necessidade fisiológica, e o efeito de valuation não foi encontrado por esses autores. No presente estudo, por meio do método experimental, tem-se os seguintes objetivos: (1) estender as condições nas quais o efeito de devaluation por ser observado por meio da aplicação em um contexto de necessidade de pertencimento a um grupo; (2) investigar a existência do efeito de valuation nesse mesmo contexto; (3) investigar a existência de assimetria entre os efeitos de valuation (menor) e devaluation (maior). Os resultados evidenciam a existência dos efeitos de devaluation e de valuation em um contexto de necessidade social. Em relação à assimetria entre esses efeitos, o resultado não comprovou a existência de diferença estatisticamente significante.
id UFRGS-2_11d25b76ea29181ac23424018d2217ec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173995
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Rodrigo HeldtLionello, Rafael LaitanoSilva, Israel Machado daNogueira, Francisco Eduardo AoyamaNicolao, LeonardoBrei, Vinícius Andrade2018-03-28T02:33:13Z20172447-7451http://hdl.handle.net/10183/173995001055100O efeito de devaluation, proposto por Brendl et al. (2003), foi encontrado apenas diante de um contexto de necessidade fisiológica, e o efeito de valuation não foi encontrado por esses autores. No presente estudo, por meio do método experimental, tem-se os seguintes objetivos: (1) estender as condições nas quais o efeito de devaluation por ser observado por meio da aplicação em um contexto de necessidade de pertencimento a um grupo; (2) investigar a existência do efeito de valuation nesse mesmo contexto; (3) investigar a existência de assimetria entre os efeitos de valuation (menor) e devaluation (maior). Os resultados evidenciam a existência dos efeitos de devaluation e de valuation em um contexto de necessidade social. Em relação à assimetria entre esses efeitos, o resultado não comprovou a existência de diferença estatisticamente significante.The devaluation effect proposed by Brendl et al. (2003), was found only in the context of physiological need and the effect of valuation was not found by these authors. In the present study, using the experimental method, we have the following objectives: (1) extend the conditions under which the effect of devaluation may be observed by applying it in a context of need to belong to a group; (2) to investigate the existence of the valuation effect in that context; (3) to investigate the existence of asymmetry between the effects of valuation (lower) and devaluation (higher). The results show the existence of the effects of both devaluation and valuation in a context of social need. Regarding the asymmetry between these effects, the results failed to demonstrate a statistically significant difference.application/pdfporIJBMkt - International Journal of Business & Marketing. Porto Alegre, RS. Vol. 2, n. 1 (2017), p. 3-15ValorizaçãoComportamento do consumidorValuationDevaluationHappinessEfeitos de valuation e devaluation em um contexto de necessidade socialValuation and devaluation effects in a context of social need info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001055100.pdf001055100.pdfTexto completoapplication/pdf188243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173995/1/001055100.pdf0dc01f95200c7f15273cdccd292b2100MD51TEXT001055100.pdf.txt001055100.pdf.txtExtracted Texttext/plain51942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173995/2/001055100.pdf.txt0f876b228cb12ef4dc69dedf07a8de13MD52THUMBNAIL001055100.pdf.jpg001055100.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1389http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173995/3/001055100.pdf.jpgbfa53939e6b18fd68bfd5212a9b7071fMD5310183/1739952018-10-22 09:00:49.489oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173995Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:00:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos de valuation e devaluation em um contexto de necessidade social
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Valuation and devaluation effects in a context of social need
title Efeitos de valuation e devaluation em um contexto de necessidade social
spellingShingle Efeitos de valuation e devaluation em um contexto de necessidade social
Silveira, Rodrigo Heldt
Valorização
Comportamento do consumidor
Valuation
Devaluation
Happiness
title_short Efeitos de valuation e devaluation em um contexto de necessidade social
title_full Efeitos de valuation e devaluation em um contexto de necessidade social
title_fullStr Efeitos de valuation e devaluation em um contexto de necessidade social
title_full_unstemmed Efeitos de valuation e devaluation em um contexto de necessidade social
title_sort Efeitos de valuation e devaluation em um contexto de necessidade social
author Silveira, Rodrigo Heldt
author_facet Silveira, Rodrigo Heldt
Lionello, Rafael Laitano
Silva, Israel Machado da
Nogueira, Francisco Eduardo Aoyama
Nicolao, Leonardo
Brei, Vinícius Andrade
author_role author
author2 Lionello, Rafael Laitano
Silva, Israel Machado da
Nogueira, Francisco Eduardo Aoyama
Nicolao, Leonardo
Brei, Vinícius Andrade
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Rodrigo Heldt
Lionello, Rafael Laitano
Silva, Israel Machado da
Nogueira, Francisco Eduardo Aoyama
Nicolao, Leonardo
Brei, Vinícius Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Valorização
Comportamento do consumidor
topic Valorização
Comportamento do consumidor
Valuation
Devaluation
Happiness
dc.subject.eng.fl_str_mv Valuation
Devaluation
Happiness
description O efeito de devaluation, proposto por Brendl et al. (2003), foi encontrado apenas diante de um contexto de necessidade fisiológica, e o efeito de valuation não foi encontrado por esses autores. No presente estudo, por meio do método experimental, tem-se os seguintes objetivos: (1) estender as condições nas quais o efeito de devaluation por ser observado por meio da aplicação em um contexto de necessidade de pertencimento a um grupo; (2) investigar a existência do efeito de valuation nesse mesmo contexto; (3) investigar a existência de assimetria entre os efeitos de valuation (menor) e devaluation (maior). Os resultados evidenciam a existência dos efeitos de devaluation e de valuation em um contexto de necessidade social. Em relação à assimetria entre esses efeitos, o resultado não comprovou a existência de diferença estatisticamente significante.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-28T02:33:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173995
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2447-7451
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001055100
identifier_str_mv 2447-7451
001055100
url http://hdl.handle.net/10183/173995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv IJBMkt - International Journal of Business & Marketing. Porto Alegre, RS. Vol. 2, n. 1 (2017), p. 3-15
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173995/1/001055100.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173995/2/001055100.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173995/3/001055100.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0dc01f95200c7f15273cdccd292b2100
0f876b228cb12ef4dc69dedf07a8de13
bfa53939e6b18fd68bfd5212a9b7071f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447657976430592