Levantamento sobre dificuldades que interferem na vida acadêmica de universitários durante a pandemia de COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262104 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados de um levantamento realizadopor um serviço de apoio ao estudante de uma universidade federal sobre dificuldades queinterferem na vida acadêmica dos estudantes durante a pandemia de COVID-19. Para tal, foiutilizado um questionário online, sendo uma pergunta aberta e outra fechada sobre essatemática. As respostas foram submetidas à análise estatística descritiva. No total, responderamao levantamento 1.637 alunos, sendo 64% da graduação e 36% da pós-graduação. Asprincipais dificuldades mencionadas pelos estudantes estão relacionadas com a gestão dotempo, os estudos e à saúde mental, além de outras voltadas à pandemia: como cuidar de suasaúde mental, realizar atividades físicas e manter os hábitos alimentares. Também foramapresentadas dificuldades de pensar o futuro profissional diante de um cenário de incertezas.Os dados sugerem que a maior parte dessas situações e dificuldades já faziam parte docontexto universitário, contudo parecem ter se agravado durante o período da pandemia,portanto, as instituições de educação superior necessitam incrementar suas ações de apoio àpermanência dos estudantes. |
id |
UFRGS-2_125a4bfe8b4e86fe7d9e8d9cf89a23ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262104 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Blando, AlessandraMarcilio, Fabiane Cristina PereiraFranco, Sérgio Roberto KielingTeixeira, Marco Antonio Pereira2023-07-13T03:36:10Z20211517-6312http://hdl.handle.net/10183/262104001169518Este artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados de um levantamento realizadopor um serviço de apoio ao estudante de uma universidade federal sobre dificuldades queinterferem na vida acadêmica dos estudantes durante a pandemia de COVID-19. Para tal, foiutilizado um questionário online, sendo uma pergunta aberta e outra fechada sobre essatemática. As respostas foram submetidas à análise estatística descritiva. No total, responderamao levantamento 1.637 alunos, sendo 64% da graduação e 36% da pós-graduação. Asprincipais dificuldades mencionadas pelos estudantes estão relacionadas com a gestão dotempo, os estudos e à saúde mental, além de outras voltadas à pandemia: como cuidar de suasaúde mental, realizar atividades físicas e manter os hábitos alimentares. Também foramapresentadas dificuldades de pensar o futuro profissional diante de um cenário de incertezas.Os dados sugerem que a maior parte dessas situações e dificuldades já faziam parte docontexto universitário, contudo parecem ter se agravado durante o período da pandemia,portanto, as instituições de educação superior necessitam incrementar suas ações de apoio àpermanência dos estudantes.This article aims to present the main results of a survey carried out by a student supportservice at a federal university on difficulties that interfere in the academic life of students during the COVID-19 pandemic. For this purpose, an online questionnaire was used, with oneopen question and one closed question on this topic. The answers were submitted todescriptive statistical analysis. In total, 1.637 students responded to the survey, 64% of themundergraduate and 36% postgraduate. The main difficulties mentioned by students are relatedto time management, studies and mental health, as well as others related to the pandemic:how to take care of your mental health, perform physical activities, and maintain eating habits.Difficulties were also presented in thinking about the professional future in the face of ascenario of uncertainty. The data suggest that most of these situations and difficulties werealready part of the university context, however they seem to have worsened during the periodof the pandemic, therefore, higher education institutions need to increase their actions tosupport the permanence of students.application/pdfporThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Vol. 20, nesp (2021), p. 303-314.Estudantes universitáriosIsolamento socialSaúde mentalGerenciamento do tempoDificuldades escolaresCOVID-19University studentsAcademic difficultiesHigher educationPandemicCOVID-19Levantamento sobre dificuldades que interferem na vida acadêmica de universitários durante a pandemia de COVID-19Survey on difficulties that interfer in the academic life of university students during the COVID-19 pandemic info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169518.pdf.txt001169518.pdf.txtExtracted Texttext/plain33821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262104/2/001169518.pdf.txteeebd0611e75da46f00157c0337b1137MD52ORIGINAL001169518.pdfTexto completoapplication/pdf172171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262104/1/001169518.pdfde70ccf50f3f3485786880141ec324bfMD5110183/2621042023-07-14 03:33:23.545005oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262104Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-14T06:33:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Levantamento sobre dificuldades que interferem na vida acadêmica de universitários durante a pandemia de COVID-19 |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Survey on difficulties that interfer in the academic life of university students during the COVID-19 pandemic |
title |
Levantamento sobre dificuldades que interferem na vida acadêmica de universitários durante a pandemia de COVID-19 |
spellingShingle |
Levantamento sobre dificuldades que interferem na vida acadêmica de universitários durante a pandemia de COVID-19 Blando, Alessandra Estudantes universitários Isolamento social Saúde mental Gerenciamento do tempo Dificuldades escolares COVID-19 University students Academic difficulties Higher education Pandemic COVID-19 |
title_short |
Levantamento sobre dificuldades que interferem na vida acadêmica de universitários durante a pandemia de COVID-19 |
title_full |
Levantamento sobre dificuldades que interferem na vida acadêmica de universitários durante a pandemia de COVID-19 |
title_fullStr |
Levantamento sobre dificuldades que interferem na vida acadêmica de universitários durante a pandemia de COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Levantamento sobre dificuldades que interferem na vida acadêmica de universitários durante a pandemia de COVID-19 |
title_sort |
Levantamento sobre dificuldades que interferem na vida acadêmica de universitários durante a pandemia de COVID-19 |
author |
Blando, Alessandra |
author_facet |
Blando, Alessandra Marcilio, Fabiane Cristina Pereira Franco, Sérgio Roberto Kieling Teixeira, Marco Antonio Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Marcilio, Fabiane Cristina Pereira Franco, Sérgio Roberto Kieling Teixeira, Marco Antonio Pereira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Blando, Alessandra Marcilio, Fabiane Cristina Pereira Franco, Sérgio Roberto Kieling Teixeira, Marco Antonio Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes universitários Isolamento social Saúde mental Gerenciamento do tempo Dificuldades escolares COVID-19 |
topic |
Estudantes universitários Isolamento social Saúde mental Gerenciamento do tempo Dificuldades escolares COVID-19 University students Academic difficulties Higher education Pandemic COVID-19 |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
University students Academic difficulties Higher education Pandemic COVID-19 |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados de um levantamento realizadopor um serviço de apoio ao estudante de uma universidade federal sobre dificuldades queinterferem na vida acadêmica dos estudantes durante a pandemia de COVID-19. Para tal, foiutilizado um questionário online, sendo uma pergunta aberta e outra fechada sobre essatemática. As respostas foram submetidas à análise estatística descritiva. No total, responderamao levantamento 1.637 alunos, sendo 64% da graduação e 36% da pós-graduação. Asprincipais dificuldades mencionadas pelos estudantes estão relacionadas com a gestão dotempo, os estudos e à saúde mental, além de outras voltadas à pandemia: como cuidar de suasaúde mental, realizar atividades físicas e manter os hábitos alimentares. Também foramapresentadas dificuldades de pensar o futuro profissional diante de um cenário de incertezas.Os dados sugerem que a maior parte dessas situações e dificuldades já faziam parte docontexto universitário, contudo parecem ter se agravado durante o período da pandemia,portanto, as instituições de educação superior necessitam incrementar suas ações de apoio àpermanência dos estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-13T03:36:10Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262104 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-6312 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001169518 |
identifier_str_mv |
1517-6312 001169518 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Thema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Vol. 20, nesp (2021), p. 303-314. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262104/2/001169518.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262104/1/001169518.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eeebd0611e75da46f00157c0337b1137 de70ccf50f3f3485786880141ec324bf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447831549313024 |