The use of the textbook in the Language without Borders - English Program

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vial, Ana Paula Seixas
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/163574
Resumo: O presente trabalho pretende analisar o uso do livro-texto por um dos autores deste artigo no Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Assim, o livro-texto é o principal recurso pedagógico. Como grande parte das pesquisas sobre livrostexto focaliza a análise do seu conteúdo, este estudo é focado no seu uso. Desta forma, foi realizada uma investigação na linha de pesquisa-ação, na qual diários de campo foram escritos sobre 24 aulas dadas num curso preparatório para o exame de proficiência IELTS no IsF. Os critérios propostos por Vilaça (2010) e Lamberts (2012) foram utilizados para a análise: adição; apagamento/subtração/omissão; adaptação/reelaboração; simplificação; reordenamento; e uma série de atividades envolvendo o livro-texto. Todas as aulas dependeram de alguma forma de uma adaptação do livro-texto, e as categorias sugeridas por Vilaça (2010), adição e apagamento, foram as mais frequentemente praticadas durante o curso.
id UFRGS-2_125d24a3b35737c2b7c501d02d4a2cf7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163574
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vial, Ana Paula SeixasWelp, Anamaria Kurtz de Souza2017-06-29T02:28:26Z20152178-3640http://hdl.handle.net/10183/163574001017390O presente trabalho pretende analisar o uso do livro-texto por um dos autores deste artigo no Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Assim, o livro-texto é o principal recurso pedagógico. Como grande parte das pesquisas sobre livrostexto focaliza a análise do seu conteúdo, este estudo é focado no seu uso. Desta forma, foi realizada uma investigação na linha de pesquisa-ação, na qual diários de campo foram escritos sobre 24 aulas dadas num curso preparatório para o exame de proficiência IELTS no IsF. Os critérios propostos por Vilaça (2010) e Lamberts (2012) foram utilizados para a análise: adição; apagamento/subtração/omissão; adaptação/reelaboração; simplificação; reordenamento; e uma série de atividades envolvendo o livro-texto. Todas as aulas dependeram de alguma forma de uma adaptação do livro-texto, e as categorias sugeridas por Vilaça (2010), adição e apagamento, foram as mais frequentemente praticadas durante o curso.This paper aims to analyze the use of the textbook by one of the authors of this article in the Language without Borders (LwB) Program. Thus, the textbook is the main teaching material. Since most research on textbooks focuses on the analysis of its content, this study is centered on its use. Hence, an investigation along the lines of action research was carried, in which field notes were written of the 24 classes taught in a preparatory course for the IELTS proficiency exam in LwB. The criteria proposed by Vilaça (2010) and Lamberts (2012) were used for the analysis: addition; deleting/subtracting/omitting; adaptation/ redesigning; simplification; rearrangement; and number of activities involving the textbook. All classes relied on some sort of adaptation of the textbook, and the categories suggested by Vilaça (2010) of addition and deleting were the most frequently performed during the course.application/pdfporBELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 6, supl (dec. 2015), p. [s34]-s49Ensino de língua estrangeira (inglês)Língua inglesaLivro textoPrática de ensinoTextbookEnglish language teaching;Teaching practiceThe use of the textbook in the Language without Borders - English ProgramO uso do livro-texto no Programa de Inglês - Idiomas sem Fronteiras O uso do livro didático no Programa Idiomas sem Fronteiras - Inglês info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017390.pdf001017390.pdfTexto completoapplication/pdf512211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163574/1/001017390.pdf2e7ce85ac09a13347db26d3afe4abdc6MD51TEXT001017390.pdf.txt001017390.pdf.txtExtracted Texttext/plain54022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163574/2/001017390.pdf.txt7de770aacbb63969aadea0a51092473dMD52THUMBNAIL001017390.pdf.jpg001017390.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163574/3/001017390.pdf.jpg22a097dae2dbb83b5f0ce81409a5e879MD5310183/1635742018-10-09 08:11:07.292oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163574Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:11:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The use of the textbook in the Language without Borders - English Program
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv O uso do livro-texto no Programa de Inglês - Idiomas sem Fronteiras
O uso do livro didático no Programa Idiomas sem Fronteiras - Inglês
title The use of the textbook in the Language without Borders - English Program
spellingShingle The use of the textbook in the Language without Borders - English Program
Vial, Ana Paula Seixas
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Língua inglesa
Livro texto
Prática de ensino
Textbook
English language teaching;
Teaching practice
title_short The use of the textbook in the Language without Borders - English Program
title_full The use of the textbook in the Language without Borders - English Program
title_fullStr The use of the textbook in the Language without Borders - English Program
title_full_unstemmed The use of the textbook in the Language without Borders - English Program
title_sort The use of the textbook in the Language without Borders - English Program
author Vial, Ana Paula Seixas
author_facet Vial, Ana Paula Seixas
Welp, Anamaria Kurtz de Souza
author_role author
author2 Welp, Anamaria Kurtz de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vial, Ana Paula Seixas
Welp, Anamaria Kurtz de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira (inglês)
Língua inglesa
Livro texto
Prática de ensino
topic Ensino de língua estrangeira (inglês)
Língua inglesa
Livro texto
Prática de ensino
Textbook
English language teaching;
Teaching practice
dc.subject.eng.fl_str_mv Textbook
English language teaching;
Teaching practice
description O presente trabalho pretende analisar o uso do livro-texto por um dos autores deste artigo no Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Assim, o livro-texto é o principal recurso pedagógico. Como grande parte das pesquisas sobre livrostexto focaliza a análise do seu conteúdo, este estudo é focado no seu uso. Desta forma, foi realizada uma investigação na linha de pesquisa-ação, na qual diários de campo foram escritos sobre 24 aulas dadas num curso preparatório para o exame de proficiência IELTS no IsF. Os critérios propostos por Vilaça (2010) e Lamberts (2012) foram utilizados para a análise: adição; apagamento/subtração/omissão; adaptação/reelaboração; simplificação; reordenamento; e uma série de atividades envolvendo o livro-texto. Todas as aulas dependeram de alguma forma de uma adaptação do livro-texto, e as categorias sugeridas por Vilaça (2010), adição e apagamento, foram as mais frequentemente praticadas durante o curso.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-29T02:28:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/163574
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2178-3640
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001017390
identifier_str_mv 2178-3640
001017390
url http://hdl.handle.net/10183/163574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv BELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 6, supl (dec. 2015), p. [s34]-s49
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163574/1/001017390.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163574/2/001017390.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163574/3/001017390.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e7ce85ac09a13347db26d3afe4abdc6
7de770aacbb63969aadea0a51092473d
22a097dae2dbb83b5f0ce81409a5e879
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447635500204032