The use of the textbook in the Language without Borders - English Program
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/163574 |
Resumo: | O presente trabalho pretende analisar o uso do livro-texto por um dos autores deste artigo no Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Assim, o livro-texto é o principal recurso pedagógico. Como grande parte das pesquisas sobre livrostexto focaliza a análise do seu conteúdo, este estudo é focado no seu uso. Desta forma, foi realizada uma investigação na linha de pesquisa-ação, na qual diários de campo foram escritos sobre 24 aulas dadas num curso preparatório para o exame de proficiência IELTS no IsF. Os critérios propostos por Vilaça (2010) e Lamberts (2012) foram utilizados para a análise: adição; apagamento/subtração/omissão; adaptação/reelaboração; simplificação; reordenamento; e uma série de atividades envolvendo o livro-texto. Todas as aulas dependeram de alguma forma de uma adaptação do livro-texto, e as categorias sugeridas por Vilaça (2010), adição e apagamento, foram as mais frequentemente praticadas durante o curso. |
id |
UFRGS-2_125d24a3b35737c2b7c501d02d4a2cf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163574 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vial, Ana Paula SeixasWelp, Anamaria Kurtz de Souza2017-06-29T02:28:26Z20152178-3640http://hdl.handle.net/10183/163574001017390O presente trabalho pretende analisar o uso do livro-texto por um dos autores deste artigo no Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Assim, o livro-texto é o principal recurso pedagógico. Como grande parte das pesquisas sobre livrostexto focaliza a análise do seu conteúdo, este estudo é focado no seu uso. Desta forma, foi realizada uma investigação na linha de pesquisa-ação, na qual diários de campo foram escritos sobre 24 aulas dadas num curso preparatório para o exame de proficiência IELTS no IsF. Os critérios propostos por Vilaça (2010) e Lamberts (2012) foram utilizados para a análise: adição; apagamento/subtração/omissão; adaptação/reelaboração; simplificação; reordenamento; e uma série de atividades envolvendo o livro-texto. Todas as aulas dependeram de alguma forma de uma adaptação do livro-texto, e as categorias sugeridas por Vilaça (2010), adição e apagamento, foram as mais frequentemente praticadas durante o curso.This paper aims to analyze the use of the textbook by one of the authors of this article in the Language without Borders (LwB) Program. Thus, the textbook is the main teaching material. Since most research on textbooks focuses on the analysis of its content, this study is centered on its use. Hence, an investigation along the lines of action research was carried, in which field notes were written of the 24 classes taught in a preparatory course for the IELTS proficiency exam in LwB. The criteria proposed by Vilaça (2010) and Lamberts (2012) were used for the analysis: addition; deleting/subtracting/omitting; adaptation/ redesigning; simplification; rearrangement; and number of activities involving the textbook. All classes relied on some sort of adaptation of the textbook, and the categories suggested by Vilaça (2010) of addition and deleting were the most frequently performed during the course.application/pdfporBELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 6, supl (dec. 2015), p. [s34]-s49Ensino de língua estrangeira (inglês)Língua inglesaLivro textoPrática de ensinoTextbookEnglish language teaching;Teaching practiceThe use of the textbook in the Language without Borders - English ProgramO uso do livro-texto no Programa de Inglês - Idiomas sem Fronteiras O uso do livro didático no Programa Idiomas sem Fronteiras - Inglês info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017390.pdf001017390.pdfTexto completoapplication/pdf512211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163574/1/001017390.pdf2e7ce85ac09a13347db26d3afe4abdc6MD51TEXT001017390.pdf.txt001017390.pdf.txtExtracted Texttext/plain54022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163574/2/001017390.pdf.txt7de770aacbb63969aadea0a51092473dMD52THUMBNAIL001017390.pdf.jpg001017390.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163574/3/001017390.pdf.jpg22a097dae2dbb83b5f0ce81409a5e879MD5310183/1635742018-10-09 08:11:07.292oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163574Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:11:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
The use of the textbook in the Language without Borders - English Program |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do livro-texto no Programa de Inglês - Idiomas sem Fronteiras O uso do livro didático no Programa Idiomas sem Fronteiras - Inglês |
title |
The use of the textbook in the Language without Borders - English Program |
spellingShingle |
The use of the textbook in the Language without Borders - English Program Vial, Ana Paula Seixas Ensino de língua estrangeira (inglês) Língua inglesa Livro texto Prática de ensino Textbook English language teaching; Teaching practice |
title_short |
The use of the textbook in the Language without Borders - English Program |
title_full |
The use of the textbook in the Language without Borders - English Program |
title_fullStr |
The use of the textbook in the Language without Borders - English Program |
title_full_unstemmed |
The use of the textbook in the Language without Borders - English Program |
title_sort |
The use of the textbook in the Language without Borders - English Program |
author |
Vial, Ana Paula Seixas |
author_facet |
Vial, Ana Paula Seixas Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vial, Ana Paula Seixas Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua estrangeira (inglês) Língua inglesa Livro texto Prática de ensino |
topic |
Ensino de língua estrangeira (inglês) Língua inglesa Livro texto Prática de ensino Textbook English language teaching; Teaching practice |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Textbook English language teaching; Teaching practice |
description |
O presente trabalho pretende analisar o uso do livro-texto por um dos autores deste artigo no Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Assim, o livro-texto é o principal recurso pedagógico. Como grande parte das pesquisas sobre livrostexto focaliza a análise do seu conteúdo, este estudo é focado no seu uso. Desta forma, foi realizada uma investigação na linha de pesquisa-ação, na qual diários de campo foram escritos sobre 24 aulas dadas num curso preparatório para o exame de proficiência IELTS no IsF. Os critérios propostos por Vilaça (2010) e Lamberts (2012) foram utilizados para a análise: adição; apagamento/subtração/omissão; adaptação/reelaboração; simplificação; reordenamento; e uma série de atividades envolvendo o livro-texto. Todas as aulas dependeram de alguma forma de uma adaptação do livro-texto, e as categorias sugeridas por Vilaça (2010), adição e apagamento, foram as mais frequentemente praticadas durante o curso. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-29T02:28:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/163574 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2178-3640 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001017390 |
identifier_str_mv |
2178-3640 001017390 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/163574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
BELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 6, supl (dec. 2015), p. [s34]-s49 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163574/1/001017390.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163574/2/001017390.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163574/3/001017390.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e7ce85ac09a13347db26d3afe4abdc6 7de770aacbb63969aadea0a51092473d 22a097dae2dbb83b5f0ce81409a5e879 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447635500204032 |