Aspectos culturais nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to Go!.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9084 |
Resumo: | Muito vem sendo discutido a respeito das vantagens e desvantagens de incrementar ao ensino de língua inglesa aspectos culturais. Sem dúvida, a questão cultural configura-se como item enriquecedor ao processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Estudos realizados por diversos estudiosos, tais como Brown (2001), Kramsch (1993) dentre outros, apontam que língua e cultura são intrinsicamente ligadas, visto que a linguagem expressa os pensamentos e a forma dos indivíduos enxergarem o mundo, bem como os valores, crenças e atitudes de um povo. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é analisar como e quais aspectos culturais são trabalhados nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to go! adotados no último ano do Ensino Médio de Escola Pública, visando estabelecer a importância do trabalho de cultura no processo ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Além disso, também será apresentada a importância de integrar ao ensino de línguas o componente cultural. Para tanto, será utilizado como aporte teórico as contribuições de Kramsch (1993; 1998; 2012), Moran (2001), Brown (2001), entre outros estudiosos da área. Desse modo, este trabalho consiste em um estudo bibliográfico, baseado no estado da arte acerca da temática. |
id |
UFCG_cb191e371f3b11665bb257c9c6efcad8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/9084 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Aspectos culturais nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to Go!.Cultural aspects in textbooks English in a Globaliz / sed World and Way to Go!.Língua inglesa- ensinoLíngua estrangeiraLivro didáticoEnsino de línguasEnglish language teachingForeign languageTextbookLanguage teachingLetras- Língua Inglesa.Muito vem sendo discutido a respeito das vantagens e desvantagens de incrementar ao ensino de língua inglesa aspectos culturais. Sem dúvida, a questão cultural configura-se como item enriquecedor ao processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Estudos realizados por diversos estudiosos, tais como Brown (2001), Kramsch (1993) dentre outros, apontam que língua e cultura são intrinsicamente ligadas, visto que a linguagem expressa os pensamentos e a forma dos indivíduos enxergarem o mundo, bem como os valores, crenças e atitudes de um povo. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é analisar como e quais aspectos culturais são trabalhados nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to go! adotados no último ano do Ensino Médio de Escola Pública, visando estabelecer a importância do trabalho de cultura no processo ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Além disso, também será apresentada a importância de integrar ao ensino de línguas o componente cultural. Para tanto, será utilizado como aporte teórico as contribuições de Kramsch (1993; 1998; 2012), Moran (2001), Brown (2001), entre outros estudiosos da área. Desse modo, este trabalho consiste em um estudo bibliográfico, baseado no estado da arte acerca da temática.Much has been discussed about the advantages and disadvantages to increase to the English language teaching cultural aspects. No doubt, the cultural issue is configured as an enriching item to the learning process of a foreign language. Studies conducted by many scholars such as Brown (2001), Kramsch (1993) and others, point out that language and culture are intrinsically linked, since that language expresses the thoughts the way of individuals to see the world, as well as their values, beliefs and attitudes. In this context, the objective of this paper is to analyze how and what cultural aspects are approached in English language textbooks of the high School in Public Schools, in order to establish the importance of the culture in the teaching-learning process of a foreign language. Besides that, it will be presented the relevance to integrate the teaching of languages the cultural component. For this, it will be used the theoretical support the contributions of Kramsch (1993; 1998; 2012), Moran (2001), Brown (2001), among other scholars in the area. Thus, this paper consists in a bibliography study, based on the state of the art on the theme.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGQUEIROGA, Marcílio Garcia de.QUEIROGA, M. G.http://lattes.cnpq.br/1587726556477554DIAS, Daise Lilian Fonseca.BRAGA, Elinaldo Meneses.GOMES, Bianca Déborah da Silva.2016-05-242019-11-12T11:47:49Z2019-11-122019-11-12T11:47:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9084GOMES, Bianca Deborah da Silva. Aspectos culturais nos livros didáticos English in a globaliz/sed World e Way To Go! . 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-29T14:34:22Zoai:localhost:riufcg/9084Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-29T14:34:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos culturais nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to Go!. Cultural aspects in textbooks English in a Globaliz / sed World and Way to Go!. |
title |
Aspectos culturais nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to Go!. |
spellingShingle |
Aspectos culturais nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to Go!. GOMES, Bianca Déborah da Silva. Língua inglesa- ensino Língua estrangeira Livro didático Ensino de línguas English language teaching Foreign language Textbook Language teaching Letras- Língua Inglesa. |
title_short |
Aspectos culturais nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to Go!. |
title_full |
Aspectos culturais nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to Go!. |
title_fullStr |
Aspectos culturais nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to Go!. |
title_full_unstemmed |
Aspectos culturais nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to Go!. |
title_sort |
Aspectos culturais nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to Go!. |
author |
GOMES, Bianca Déborah da Silva. |
author_facet |
GOMES, Bianca Déborah da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
QUEIROGA, Marcílio Garcia de. QUEIROGA, M. G. http://lattes.cnpq.br/1587726556477554 DIAS, Daise Lilian Fonseca. BRAGA, Elinaldo Meneses. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES, Bianca Déborah da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa- ensino Língua estrangeira Livro didático Ensino de línguas English language teaching Foreign language Textbook Language teaching Letras- Língua Inglesa. |
topic |
Língua inglesa- ensino Língua estrangeira Livro didático Ensino de línguas English language teaching Foreign language Textbook Language teaching Letras- Língua Inglesa. |
description |
Muito vem sendo discutido a respeito das vantagens e desvantagens de incrementar ao ensino de língua inglesa aspectos culturais. Sem dúvida, a questão cultural configura-se como item enriquecedor ao processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Estudos realizados por diversos estudiosos, tais como Brown (2001), Kramsch (1993) dentre outros, apontam que língua e cultura são intrinsicamente ligadas, visto que a linguagem expressa os pensamentos e a forma dos indivíduos enxergarem o mundo, bem como os valores, crenças e atitudes de um povo. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é analisar como e quais aspectos culturais são trabalhados nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to go! adotados no último ano do Ensino Médio de Escola Pública, visando estabelecer a importância do trabalho de cultura no processo ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Além disso, também será apresentada a importância de integrar ao ensino de línguas o componente cultural. Para tanto, será utilizado como aporte teórico as contribuições de Kramsch (1993; 1998; 2012), Moran (2001), Brown (2001), entre outros estudiosos da área. Desse modo, este trabalho consiste em um estudo bibliográfico, baseado no estado da arte acerca da temática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-24 2019-11-12T11:47:49Z 2019-11-12 2019-11-12T11:47:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9084 GOMES, Bianca Deborah da Silva. Aspectos culturais nos livros didáticos English in a globaliz/sed World e Way To Go! . 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9084 |
identifier_str_mv |
GOMES, Bianca Deborah da Silva. Aspectos culturais nos livros didáticos English in a globaliz/sed World e Way To Go! . 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744412269346816 |