Aspectos culturais nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to Go!.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Bianca Déborah da Silva.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9084
Resumo: Muito vem sendo discutido a respeito das vantagens e desvantagens de incrementar ao ensino de língua inglesa aspectos culturais. Sem dúvida, a questão cultural configura-se como item enriquecedor ao processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Estudos realizados por diversos estudiosos, tais como Brown (2001), Kramsch (1993) dentre outros, apontam que língua e cultura são intrinsicamente ligadas, visto que a linguagem expressa os pensamentos e a forma dos indivíduos enxergarem o mundo, bem como os valores, crenças e atitudes de um povo. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é analisar como e quais aspectos culturais são trabalhados nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to go! adotados no último ano do Ensino Médio de Escola Pública, visando estabelecer a importância do trabalho de cultura no processo ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Além disso, também será apresentada a importância de integrar ao ensino de línguas o componente cultural. Para tanto, será utilizado como aporte teórico as contribuições de Kramsch (1993; 1998; 2012), Moran (2001), Brown (2001), entre outros estudiosos da área. Desse modo, este trabalho consiste em um estudo bibliográfico, baseado no estado da arte acerca da temática.
id UFCG_cb191e371f3b11665bb257c9c6efcad8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9084
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Aspectos culturais nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to Go!.Cultural aspects in textbooks English in a Globaliz / sed World and Way to Go!.Língua inglesa- ensinoLíngua estrangeiraLivro didáticoEnsino de línguasEnglish language teachingForeign languageTextbookLanguage teachingLetras- Língua Inglesa.Muito vem sendo discutido a respeito das vantagens e desvantagens de incrementar ao ensino de língua inglesa aspectos culturais. Sem dúvida, a questão cultural configura-se como item enriquecedor ao processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Estudos realizados por diversos estudiosos, tais como Brown (2001), Kramsch (1993) dentre outros, apontam que língua e cultura são intrinsicamente ligadas, visto que a linguagem expressa os pensamentos e a forma dos indivíduos enxergarem o mundo, bem como os valores, crenças e atitudes de um povo. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é analisar como e quais aspectos culturais são trabalhados nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to go! adotados no último ano do Ensino Médio de Escola Pública, visando estabelecer a importância do trabalho de cultura no processo ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Além disso, também será apresentada a importância de integrar ao ensino de línguas o componente cultural. Para tanto, será utilizado como aporte teórico as contribuições de Kramsch (1993; 1998; 2012), Moran (2001), Brown (2001), entre outros estudiosos da área. Desse modo, este trabalho consiste em um estudo bibliográfico, baseado no estado da arte acerca da temática.Much has been discussed about the advantages and disadvantages to increase to the English language teaching cultural aspects. No doubt, the cultural issue is configured as an enriching item to the learning process of a foreign language. Studies conducted by many scholars such as Brown (2001), Kramsch (1993) and others, point out that language and culture are intrinsically linked, since that language expresses the thoughts the way of individuals to see the world, as well as their values, beliefs and attitudes. In this context, the objective of this paper is to analyze how and what cultural aspects are approached in English language textbooks of the high School in Public Schools, in order to establish the importance of the culture in the teaching-learning process of a foreign language. Besides that, it will be presented the relevance to integrate the teaching of languages the cultural component. For this, it will be used the theoretical support the contributions of Kramsch (1993; 1998; 2012), Moran (2001), Brown (2001), among other scholars in the area. Thus, this paper consists in a bibliography study, based on the state of the art on the theme.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGQUEIROGA, Marcílio Garcia de.QUEIROGA, M. G.http://lattes.cnpq.br/1587726556477554DIAS, Daise Lilian Fonseca.BRAGA, Elinaldo Meneses.GOMES, Bianca Déborah da Silva.2016-05-242019-11-12T11:47:49Z2019-11-122019-11-12T11:47:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9084GOMES, Bianca Deborah da Silva. Aspectos culturais nos livros didáticos English in a globaliz/sed World e Way To Go! . 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-29T14:34:22Zoai:localhost:riufcg/9084Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-29T14:34:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos culturais nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to Go!.
Cultural aspects in textbooks English in a Globaliz / sed World and Way to Go!.
title Aspectos culturais nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to Go!.
spellingShingle Aspectos culturais nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to Go!.
GOMES, Bianca Déborah da Silva.
Língua inglesa- ensino
Língua estrangeira
Livro didático
Ensino de línguas
English language teaching
Foreign language
Textbook
Language teaching
Letras- Língua Inglesa.
title_short Aspectos culturais nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to Go!.
title_full Aspectos culturais nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to Go!.
title_fullStr Aspectos culturais nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to Go!.
title_full_unstemmed Aspectos culturais nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to Go!.
title_sort Aspectos culturais nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to Go!.
author GOMES, Bianca Déborah da Silva.
author_facet GOMES, Bianca Déborah da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
QUEIROGA, M. G.
http://lattes.cnpq.br/1587726556477554
DIAS, Daise Lilian Fonseca.
BRAGA, Elinaldo Meneses.
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Bianca Déborah da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa- ensino
Língua estrangeira
Livro didático
Ensino de línguas
English language teaching
Foreign language
Textbook
Language teaching
Letras- Língua Inglesa.
topic Língua inglesa- ensino
Língua estrangeira
Livro didático
Ensino de línguas
English language teaching
Foreign language
Textbook
Language teaching
Letras- Língua Inglesa.
description Muito vem sendo discutido a respeito das vantagens e desvantagens de incrementar ao ensino de língua inglesa aspectos culturais. Sem dúvida, a questão cultural configura-se como item enriquecedor ao processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Estudos realizados por diversos estudiosos, tais como Brown (2001), Kramsch (1993) dentre outros, apontam que língua e cultura são intrinsicamente ligadas, visto que a linguagem expressa os pensamentos e a forma dos indivíduos enxergarem o mundo, bem como os valores, crenças e atitudes de um povo. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é analisar como e quais aspectos culturais são trabalhados nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to go! adotados no último ano do Ensino Médio de Escola Pública, visando estabelecer a importância do trabalho de cultura no processo ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Além disso, também será apresentada a importância de integrar ao ensino de línguas o componente cultural. Para tanto, será utilizado como aporte teórico as contribuições de Kramsch (1993; 1998; 2012), Moran (2001), Brown (2001), entre outros estudiosos da área. Desse modo, este trabalho consiste em um estudo bibliográfico, baseado no estado da arte acerca da temática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-24
2019-11-12T11:47:49Z
2019-11-12
2019-11-12T11:47:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9084
GOMES, Bianca Deborah da Silva. Aspectos culturais nos livros didáticos English in a globaliz/sed World e Way To Go! . 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9084
identifier_str_mv GOMES, Bianca Deborah da Silva. Aspectos culturais nos livros didáticos English in a globaliz/sed World e Way To Go! . 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744412269346816