Só quero dar uma dica muito importante, faça amigos : educação em tempo integral na perspectiva de estudantes do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/139331 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema a perspectiva de estudantes do ensino fundamental acerca de suas vivências na educação em tempo integral, motivado pela hipótese de que os alunos não gostam da experiência de passar o dia na escola. Tem como proposta refletir sobre essas perspectivas, analisando os dados obtidos. Tata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com inspiração no Método Clínico de Piaget, de modo que os estudantes contassem, como se fosse para uma aluna nova, como é estudar em uma Escola de Turno Integral. Parte-se dos objetivos principais para a Educação Integral, propostos pela legislação, tendo como principal fundamentação teórica a professora Jaqueline Moll. Com base nas respostas, refletiu-se sobre a importância do brincar e das relações sociais possibilitadas pela escola. |
id |
UFRGS-2_1276ed5df09b644c18ef7faea9a5b417 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139331 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fonseca, Ana Cláudia LandiMarques, Tania Beatriz Iwaszko2016-04-21T02:07:17Z2015http://hdl.handle.net/10183/139331000990033Este trabalho tem como tema a perspectiva de estudantes do ensino fundamental acerca de suas vivências na educação em tempo integral, motivado pela hipótese de que os alunos não gostam da experiência de passar o dia na escola. Tem como proposta refletir sobre essas perspectivas, analisando os dados obtidos. Tata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com inspiração no Método Clínico de Piaget, de modo que os estudantes contassem, como se fosse para uma aluna nova, como é estudar em uma Escola de Turno Integral. Parte-se dos objetivos principais para a Educação Integral, propostos pela legislação, tendo como principal fundamentação teórica a professora Jaqueline Moll. Com base nas respostas, refletiu-se sobre a importância do brincar e das relações sociais possibilitadas pela escola.application/pdfporEnsino fundamentalEducação integralSó quero dar uma dica muito importante, faça amigos : educação em tempo integral na perspectiva de estudantes do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990033.pdf000990033.pdfTexto completoapplication/pdf368912http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139331/1/000990033.pdf96c53cfd2ad9055e3f6daa899bd0826aMD51TEXT000990033.pdf.txt000990033.pdf.txtExtracted Texttext/plain47644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139331/2/000990033.pdf.txtffcd9c6f8f277fee0dba1f5ac8d52f49MD52THUMBNAIL000990033.pdf.jpg000990033.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139331/3/000990033.pdf.jpg53e46ec7de05708d3256bfa7b87c1d4eMD5310183/1393312018-10-25 09:10:56.497oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139331Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:10:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Só quero dar uma dica muito importante, faça amigos : educação em tempo integral na perspectiva de estudantes do ensino fundamental |
title |
Só quero dar uma dica muito importante, faça amigos : educação em tempo integral na perspectiva de estudantes do ensino fundamental |
spellingShingle |
Só quero dar uma dica muito importante, faça amigos : educação em tempo integral na perspectiva de estudantes do ensino fundamental Fonseca, Ana Cláudia Landi Ensino fundamental Educação integral |
title_short |
Só quero dar uma dica muito importante, faça amigos : educação em tempo integral na perspectiva de estudantes do ensino fundamental |
title_full |
Só quero dar uma dica muito importante, faça amigos : educação em tempo integral na perspectiva de estudantes do ensino fundamental |
title_fullStr |
Só quero dar uma dica muito importante, faça amigos : educação em tempo integral na perspectiva de estudantes do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Só quero dar uma dica muito importante, faça amigos : educação em tempo integral na perspectiva de estudantes do ensino fundamental |
title_sort |
Só quero dar uma dica muito importante, faça amigos : educação em tempo integral na perspectiva de estudantes do ensino fundamental |
author |
Fonseca, Ana Cláudia Landi |
author_facet |
Fonseca, Ana Cláudia Landi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Ana Cláudia Landi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Tania Beatriz Iwaszko |
contributor_str_mv |
Marques, Tania Beatriz Iwaszko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Educação integral |
topic |
Ensino fundamental Educação integral |
description |
Este trabalho tem como tema a perspectiva de estudantes do ensino fundamental acerca de suas vivências na educação em tempo integral, motivado pela hipótese de que os alunos não gostam da experiência de passar o dia na escola. Tem como proposta refletir sobre essas perspectivas, analisando os dados obtidos. Tata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com inspiração no Método Clínico de Piaget, de modo que os estudantes contassem, como se fosse para uma aluna nova, como é estudar em uma Escola de Turno Integral. Parte-se dos objetivos principais para a Educação Integral, propostos pela legislação, tendo como principal fundamentação teórica a professora Jaqueline Moll. Com base nas respostas, refletiu-se sobre a importância do brincar e das relações sociais possibilitadas pela escola. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-21T02:07:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/139331 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990033 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/139331 |
identifier_str_mv |
000990033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139331/1/000990033.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139331/2/000990033.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139331/3/000990033.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
96c53cfd2ad9055e3f6daa899bd0826a ffcd9c6f8f277fee0dba1f5ac8d52f49 53e46ec7de05708d3256bfa7b87c1d4e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447170466185216 |