Só quero dar uma dica muito importante, faça amigos : educação em tempo integral na perspectiva de estudantes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ana Cláudia Landi
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139331
Resumo: Este trabalho tem como tema a perspectiva de estudantes do ensino fundamental acerca de suas vivências na educação em tempo integral, motivado pela hipótese de que os alunos não gostam da experiência de passar o dia na escola. Tem como proposta refletir sobre essas perspectivas, analisando os dados obtidos. Tata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com inspiração no Método Clínico de Piaget, de modo que os estudantes contassem, como se fosse para uma aluna nova, como é estudar em uma Escola de Turno Integral. Parte-se dos objetivos principais para a Educação Integral, propostos pela legislação, tendo como principal fundamentação teórica a professora Jaqueline Moll. Com base nas respostas, refletiu-se sobre a importância do brincar e das relações sociais possibilitadas pela escola.
id UFRGS-2_1276ed5df09b644c18ef7faea9a5b417
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139331
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fonseca, Ana Cláudia LandiMarques, Tania Beatriz Iwaszko2016-04-21T02:07:17Z2015http://hdl.handle.net/10183/139331000990033Este trabalho tem como tema a perspectiva de estudantes do ensino fundamental acerca de suas vivências na educação em tempo integral, motivado pela hipótese de que os alunos não gostam da experiência de passar o dia na escola. Tem como proposta refletir sobre essas perspectivas, analisando os dados obtidos. Tata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com inspiração no Método Clínico de Piaget, de modo que os estudantes contassem, como se fosse para uma aluna nova, como é estudar em uma Escola de Turno Integral. Parte-se dos objetivos principais para a Educação Integral, propostos pela legislação, tendo como principal fundamentação teórica a professora Jaqueline Moll. Com base nas respostas, refletiu-se sobre a importância do brincar e das relações sociais possibilitadas pela escola.application/pdfporEnsino fundamentalEducação integralSó quero dar uma dica muito importante, faça amigos : educação em tempo integral na perspectiva de estudantes do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990033.pdf000990033.pdfTexto completoapplication/pdf368912http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139331/1/000990033.pdf96c53cfd2ad9055e3f6daa899bd0826aMD51TEXT000990033.pdf.txt000990033.pdf.txtExtracted Texttext/plain47644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139331/2/000990033.pdf.txtffcd9c6f8f277fee0dba1f5ac8d52f49MD52THUMBNAIL000990033.pdf.jpg000990033.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139331/3/000990033.pdf.jpg53e46ec7de05708d3256bfa7b87c1d4eMD5310183/1393312018-10-25 09:10:56.497oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139331Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:10:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Só quero dar uma dica muito importante, faça amigos : educação em tempo integral na perspectiva de estudantes do ensino fundamental
title Só quero dar uma dica muito importante, faça amigos : educação em tempo integral na perspectiva de estudantes do ensino fundamental
spellingShingle Só quero dar uma dica muito importante, faça amigos : educação em tempo integral na perspectiva de estudantes do ensino fundamental
Fonseca, Ana Cláudia Landi
Ensino fundamental
Educação integral
title_short Só quero dar uma dica muito importante, faça amigos : educação em tempo integral na perspectiva de estudantes do ensino fundamental
title_full Só quero dar uma dica muito importante, faça amigos : educação em tempo integral na perspectiva de estudantes do ensino fundamental
title_fullStr Só quero dar uma dica muito importante, faça amigos : educação em tempo integral na perspectiva de estudantes do ensino fundamental
title_full_unstemmed Só quero dar uma dica muito importante, faça amigos : educação em tempo integral na perspectiva de estudantes do ensino fundamental
title_sort Só quero dar uma dica muito importante, faça amigos : educação em tempo integral na perspectiva de estudantes do ensino fundamental
author Fonseca, Ana Cláudia Landi
author_facet Fonseca, Ana Cláudia Landi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Ana Cláudia Landi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tania Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tania Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Educação integral
topic Ensino fundamental
Educação integral
description Este trabalho tem como tema a perspectiva de estudantes do ensino fundamental acerca de suas vivências na educação em tempo integral, motivado pela hipótese de que os alunos não gostam da experiência de passar o dia na escola. Tem como proposta refletir sobre essas perspectivas, analisando os dados obtidos. Tata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com inspiração no Método Clínico de Piaget, de modo que os estudantes contassem, como se fosse para uma aluna nova, como é estudar em uma Escola de Turno Integral. Parte-se dos objetivos principais para a Educação Integral, propostos pela legislação, tendo como principal fundamentação teórica a professora Jaqueline Moll. Com base nas respostas, refletiu-se sobre a importância do brincar e das relações sociais possibilitadas pela escola.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-21T02:07:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/139331
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990033
url http://hdl.handle.net/10183/139331
identifier_str_mv 000990033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139331/1/000990033.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139331/2/000990033.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139331/3/000990033.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 96c53cfd2ad9055e3f6daa899bd0826a
ffcd9c6f8f277fee0dba1f5ac8d52f49
53e46ec7de05708d3256bfa7b87c1d4e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447170466185216