O estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre CTSA no período de 2014 até 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/243415 |
Resumo: | O presente artigo se propôs a analisar as publicações sobre a temática Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS/CTSA), produzidas entre 2014 até 2018, utilizando seis bases de dados distintas para o levantamento destas informações, com a finalidade de trazer referências do que já consta publicado sobre este assunto. Os descritores considerados para a análise foram CTS/CTSA de forma individualizada, e o cruzamento deste unitermo com outros três (QSC - Questões Sociocientíficas, Formação de Professores em Ciências e Educação em Ciências), ressaltando que a coleta aqui realizada será utilizada posteriormente como aporte teórico em Tese de Doutorado. O número de trabalhos localizados sobre o tema encontra-se detalhadamente descrito no artigo, sendo que nenhum dos trabalhos pesquisados trouxe o cruzamento das quatro temáticas propostas. |
id |
UFRGS-2_12bd3b4f78faa12eeab5451ca8d90979 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243415 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Cristine Roman Cardoso de AraujoRobaina, Jose Vicente Lima2022-07-21T04:57:16Z20202595-4520http://hdl.handle.net/10183/243415001145824O presente artigo se propôs a analisar as publicações sobre a temática Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS/CTSA), produzidas entre 2014 até 2018, utilizando seis bases de dados distintas para o levantamento destas informações, com a finalidade de trazer referências do que já consta publicado sobre este assunto. Os descritores considerados para a análise foram CTS/CTSA de forma individualizada, e o cruzamento deste unitermo com outros três (QSC - Questões Sociocientíficas, Formação de Professores em Ciências e Educação em Ciências), ressaltando que a coleta aqui realizada será utilizada posteriormente como aporte teórico em Tese de Doutorado. O número de trabalhos localizados sobre o tema encontra-se detalhadamente descrito no artigo, sendo que nenhum dos trabalhos pesquisados trouxe o cruzamento das quatro temáticas propostas.This article aims to analyze publications on the theme Science, Technology, Society and Environment (STS / STSE), produced between 2014 to 2018, using six different databases to collect some information, in order to bring references from the already published on this subject. The descriptors considered for the analysis were STS / STSE individually, and the crossing of this uniterm with three others (SSI - Socio-scientific Issues, Science Teacher Education and Science Education), emphasizing that the collection performed here will be used later as theoretical input in Doctoral Thesis. The number of works located on the topic is described in detail in the article, and none of the researched works brought together the four proposed themes.application/pdfporRevista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2020. Vol. 3, n. 2 (maio/ago., 2020), p. 85-100Formação de professoresSTSSocio-scientific issuesScience teacher trainingScience educationO estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre CTSA no período de 2014 até 2018The state of the art of academic research on CTSA in the period from 2014 to 2018 info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145824.pdf.txt001145824.pdf.txtExtracted Texttext/plain43325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243415/2/001145824.pdf.txt32613c663fec4064149c0eb02f103379MD52ORIGINAL001145824.pdfTexto completoapplication/pdf607648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243415/1/001145824.pdf3bc38091a54696a5b4418d3f17002ee9MD5110183/2434152022-07-22 04:54:51.222417oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243415Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:54:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre CTSA no período de 2014 até 2018 |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The state of the art of academic research on CTSA in the period from 2014 to 2018 |
title |
O estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre CTSA no período de 2014 até 2018 |
spellingShingle |
O estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre CTSA no período de 2014 até 2018 Silva, Cristine Roman Cardoso de Araujo Formação de professores STS Socio-scientific issues Science teacher training Science education |
title_short |
O estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre CTSA no período de 2014 até 2018 |
title_full |
O estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre CTSA no período de 2014 até 2018 |
title_fullStr |
O estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre CTSA no período de 2014 até 2018 |
title_full_unstemmed |
O estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre CTSA no período de 2014 até 2018 |
title_sort |
O estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre CTSA no período de 2014 até 2018 |
author |
Silva, Cristine Roman Cardoso de Araujo |
author_facet |
Silva, Cristine Roman Cardoso de Araujo Robaina, Jose Vicente Lima |
author_role |
author |
author2 |
Robaina, Jose Vicente Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cristine Roman Cardoso de Araujo Robaina, Jose Vicente Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores |
topic |
Formação de professores STS Socio-scientific issues Science teacher training Science education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
STS Socio-scientific issues Science teacher training Science education |
description |
O presente artigo se propôs a analisar as publicações sobre a temática Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS/CTSA), produzidas entre 2014 até 2018, utilizando seis bases de dados distintas para o levantamento destas informações, com a finalidade de trazer referências do que já consta publicado sobre este assunto. Os descritores considerados para a análise foram CTS/CTSA de forma individualizada, e o cruzamento deste unitermo com outros três (QSC - Questões Sociocientíficas, Formação de Professores em Ciências e Educação em Ciências), ressaltando que a coleta aqui realizada será utilizada posteriormente como aporte teórico em Tese de Doutorado. O número de trabalhos localizados sobre o tema encontra-se detalhadamente descrito no artigo, sendo que nenhum dos trabalhos pesquisados trouxe o cruzamento das quatro temáticas propostas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-21T04:57:16Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/243415 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2595-4520 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145824 |
identifier_str_mv |
2595-4520 001145824 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/243415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2020. Vol. 3, n. 2 (maio/ago., 2020), p. 85-100 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243415/2/001145824.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243415/1/001145824.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
32613c663fec4064149c0eb02f103379 3bc38091a54696a5b4418d3f17002ee9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487523302834176 |