O estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre CTSA no período de 2014 até 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristine Roman Cardoso de Araujo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Robaina, Jose Vicente Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243415
Resumo: O presente artigo se propôs a analisar as publicações sobre a temática Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS/CTSA), produzidas entre 2014 até 2018, utilizando seis bases de dados distintas para o levantamento destas informações, com a finalidade de trazer referências do que já consta publicado sobre este assunto. Os descritores considerados para a análise foram CTS/CTSA de forma individualizada, e o cruzamento deste unitermo com outros três (QSC - Questões Sociocientíficas, Formação de Professores em Ciências e Educação em Ciências), ressaltando que a coleta aqui realizada será utilizada posteriormente como aporte teórico em Tese de Doutorado. O número de trabalhos localizados sobre o tema encontra-se detalhadamente descrito no artigo, sendo que nenhum dos trabalhos pesquisados trouxe o cruzamento das quatro temáticas propostas.
id UFRGS-2_12bd3b4f78faa12eeab5451ca8d90979
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243415
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Cristine Roman Cardoso de AraujoRobaina, Jose Vicente Lima2022-07-21T04:57:16Z20202595-4520http://hdl.handle.net/10183/243415001145824O presente artigo se propôs a analisar as publicações sobre a temática Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS/CTSA), produzidas entre 2014 até 2018, utilizando seis bases de dados distintas para o levantamento destas informações, com a finalidade de trazer referências do que já consta publicado sobre este assunto. Os descritores considerados para a análise foram CTS/CTSA de forma individualizada, e o cruzamento deste unitermo com outros três (QSC - Questões Sociocientíficas, Formação de Professores em Ciências e Educação em Ciências), ressaltando que a coleta aqui realizada será utilizada posteriormente como aporte teórico em Tese de Doutorado. O número de trabalhos localizados sobre o tema encontra-se detalhadamente descrito no artigo, sendo que nenhum dos trabalhos pesquisados trouxe o cruzamento das quatro temáticas propostas.This article aims to analyze publications on the theme Science, Technology, Society and Environment (STS / STSE), produced between 2014 to 2018, using six different databases to collect some information, in order to bring references from the already published on this subject. The descriptors considered for the analysis were STS / STSE individually, and the crossing of this uniterm with three others (SSI - Socio-scientific Issues, Science Teacher Education and Science Education), emphasizing that the collection performed here will be used later as theoretical input in Doctoral Thesis. The number of works located on the topic is described in detail in the article, and none of the researched works brought together the four proposed themes.application/pdfporRevista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2020. Vol. 3, n. 2 (maio/ago., 2020), p. 85-100Formação de professoresSTSSocio-scientific issuesScience teacher trainingScience educationO estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre CTSA no período de 2014 até 2018The state of the art of academic research on CTSA in the period from 2014 to 2018 info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145824.pdf.txt001145824.pdf.txtExtracted Texttext/plain43325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243415/2/001145824.pdf.txt32613c663fec4064149c0eb02f103379MD52ORIGINAL001145824.pdfTexto completoapplication/pdf607648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243415/1/001145824.pdf3bc38091a54696a5b4418d3f17002ee9MD5110183/2434152022-07-22 04:54:51.222417oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243415Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:54:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre CTSA no período de 2014 até 2018
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The state of the art of academic research on CTSA in the period from 2014 to 2018
title O estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre CTSA no período de 2014 até 2018
spellingShingle O estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre CTSA no período de 2014 até 2018
Silva, Cristine Roman Cardoso de Araujo
Formação de professores
STS
Socio-scientific issues
Science teacher training
Science education
title_short O estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre CTSA no período de 2014 até 2018
title_full O estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre CTSA no período de 2014 até 2018
title_fullStr O estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre CTSA no período de 2014 até 2018
title_full_unstemmed O estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre CTSA no período de 2014 até 2018
title_sort O estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre CTSA no período de 2014 até 2018
author Silva, Cristine Roman Cardoso de Araujo
author_facet Silva, Cristine Roman Cardoso de Araujo
Robaina, Jose Vicente Lima
author_role author
author2 Robaina, Jose Vicente Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cristine Roman Cardoso de Araujo
Robaina, Jose Vicente Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
topic Formação de professores
STS
Socio-scientific issues
Science teacher training
Science education
dc.subject.eng.fl_str_mv STS
Socio-scientific issues
Science teacher training
Science education
description O presente artigo se propôs a analisar as publicações sobre a temática Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS/CTSA), produzidas entre 2014 até 2018, utilizando seis bases de dados distintas para o levantamento destas informações, com a finalidade de trazer referências do que já consta publicado sobre este assunto. Os descritores considerados para a análise foram CTS/CTSA de forma individualizada, e o cruzamento deste unitermo com outros três (QSC - Questões Sociocientíficas, Formação de Professores em Ciências e Educação em Ciências), ressaltando que a coleta aqui realizada será utilizada posteriormente como aporte teórico em Tese de Doutorado. O número de trabalhos localizados sobre o tema encontra-se detalhadamente descrito no artigo, sendo que nenhum dos trabalhos pesquisados trouxe o cruzamento das quatro temáticas propostas.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-21T04:57:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/243415
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2595-4520
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145824
identifier_str_mv 2595-4520
001145824
url http://hdl.handle.net/10183/243415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2020. Vol. 3, n. 2 (maio/ago., 2020), p. 85-100
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243415/2/001145824.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243415/1/001145824.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 32613c663fec4064149c0eb02f103379
3bc38091a54696a5b4418d3f17002ee9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487523302834176