O estado da arte das questões sociocientíficas no período de 2014-2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/243449 |
Resumo: | O presente artigo se propõe a fazer um levantamento das publicações sobre a temática Questões Sociocientíficas (QSC), produzidas entre 2014 até 2018, para a elaboração de um Estado da Arte sobre o tema, utilizando seis bases de dados distintas para subsidiar a busca destas informações. Os descritores considerados para a análise foram QSC, e o seu cruzamento com outros três unitermos: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), Formação de Professores de Ciências e Educação em Ciências. A metodologia utilizada para a escolha dos trabalhos selecionados foi a análise por meio da leitura de todos os títulos e palavras-chave, verificando se havia relevância para a pesquisa, após como segunda forma de classificação passou-se a leitura dos resumos e em terceira etapa, houve então, a leitura do trabalho completo. Concluímos que não foram encontrados trabalhos que trouxessem o cruzamento dos quatros unitermos (QSC, CTSA, Formação de Professores de Ciências e Educação em Ciências), houve no máximo trabalhos que traziam apontamentos sobre duas ou três das temáticas articuladas, mas alguma publicação que incorporasse as quatro não foi encontrado, o que torna ainda mais instigante e oportuna a proposta de pesquisa da qual este artigo é parte integrante, que é o de reconhecer e compreender se a formação docente dos professores de Ciências da Natureza permite aos mesmos que proponham suas aulas utilizando as QSC com enfoque na Educação CTSA, para a melhoria da capacidade de mobilização de conteúdos e da formação de cidadãos críticos e responsáveis pela sociedade da qual são parte integrante. |
id |
UFRGS-2_bcaeca9d9b6b1d74fa5517b686b3ee89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243449 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbosa, Renan de AlmeidaRobaina, Jose Vicente Lima2022-07-21T04:57:51Z20212238-8079http://hdl.handle.net/10183/243449001145850O presente artigo se propõe a fazer um levantamento das publicações sobre a temática Questões Sociocientíficas (QSC), produzidas entre 2014 até 2018, para a elaboração de um Estado da Arte sobre o tema, utilizando seis bases de dados distintas para subsidiar a busca destas informações. Os descritores considerados para a análise foram QSC, e o seu cruzamento com outros três unitermos: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), Formação de Professores de Ciências e Educação em Ciências. A metodologia utilizada para a escolha dos trabalhos selecionados foi a análise por meio da leitura de todos os títulos e palavras-chave, verificando se havia relevância para a pesquisa, após como segunda forma de classificação passou-se a leitura dos resumos e em terceira etapa, houve então, a leitura do trabalho completo. Concluímos que não foram encontrados trabalhos que trouxessem o cruzamento dos quatros unitermos (QSC, CTSA, Formação de Professores de Ciências e Educação em Ciências), houve no máximo trabalhos que traziam apontamentos sobre duas ou três das temáticas articuladas, mas alguma publicação que incorporasse as quatro não foi encontrado, o que torna ainda mais instigante e oportuna a proposta de pesquisa da qual este artigo é parte integrante, que é o de reconhecer e compreender se a formação docente dos professores de Ciências da Natureza permite aos mesmos que proponham suas aulas utilizando as QSC com enfoque na Educação CTSA, para a melhoria da capacidade de mobilização de conteúdos e da formação de cidadãos críticos e responsáveis pela sociedade da qual são parte integrante.This article intends to investigate publications on Socio-scientific Issues (SSI), produced between 2014 to 2018, for the elaboration of a State of the Art on the theme, using six different databases to support the search for this information. The descriptors considered for the analysis were SSI, and their crossing with three other terms: Science, Technology, Society and Environment (STSE), Science Teacher Education and Science Education. The methodology used to choose the selected academic papers was the analysis by reading all the titles and keywords, checking if there was relevance to the research, after reading the abstracts as a second form of classification and in a third step , then, there was the reading of the complete academic work. We concluded that no studies were found that brought the crossing of the four terms (SSI, STSE, Science Teacher Education and Science Education), there were among most of the works that brought notes on two or three of the articulated themes, however some publication that incorporated the four was not found, which makes the research proposal of which this article is an integral part even more instigating and opportune, that is to recognize and understand if the teacher education of Natural Sciences teachers allows them to propose their classes using SSI with a focus on STSE Education, to improve the ability to mobilize content and form critical citizens and those responsible for the society of which they are an integral part.application/pdfporTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS, 2020. Vol. 9, n.1 (2020), p. 1-18Ensino-aprendizagemProfessorSocio-scientific issuesSTSScience Teacher TrainingScience EducationO estado da arte das questões sociocientíficas no período de 2014-2018The State of Art of Social Scientific Issues in the Period 2014 – 2018 info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145850.pdf.txt001145850.pdf.txtExtracted Texttext/plain52263http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243449/2/001145850.pdf.txtd87951f98d93e33382ab25e35d261151MD52ORIGINAL001145850.pdfTexto completoapplication/pdf480327http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243449/1/001145850.pdff04edd79d2e7382cf128a23a62728000MD5110183/2434492022-07-22 04:55:30.395289oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243449Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:55:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O estado da arte das questões sociocientíficas no período de 2014-2018 |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The State of Art of Social Scientific Issues in the Period 2014 – 2018 |
title |
O estado da arte das questões sociocientíficas no período de 2014-2018 |
spellingShingle |
O estado da arte das questões sociocientíficas no período de 2014-2018 Barbosa, Renan de Almeida Ensino-aprendizagem Professor Socio-scientific issues STS Science Teacher Training Science Education |
title_short |
O estado da arte das questões sociocientíficas no período de 2014-2018 |
title_full |
O estado da arte das questões sociocientíficas no período de 2014-2018 |
title_fullStr |
O estado da arte das questões sociocientíficas no período de 2014-2018 |
title_full_unstemmed |
O estado da arte das questões sociocientíficas no período de 2014-2018 |
title_sort |
O estado da arte das questões sociocientíficas no período de 2014-2018 |
author |
Barbosa, Renan de Almeida |
author_facet |
Barbosa, Renan de Almeida Robaina, Jose Vicente Lima |
author_role |
author |
author2 |
Robaina, Jose Vicente Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Renan de Almeida Robaina, Jose Vicente Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Professor |
topic |
Ensino-aprendizagem Professor Socio-scientific issues STS Science Teacher Training Science Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Socio-scientific issues STS Science Teacher Training Science Education |
description |
O presente artigo se propõe a fazer um levantamento das publicações sobre a temática Questões Sociocientíficas (QSC), produzidas entre 2014 até 2018, para a elaboração de um Estado da Arte sobre o tema, utilizando seis bases de dados distintas para subsidiar a busca destas informações. Os descritores considerados para a análise foram QSC, e o seu cruzamento com outros três unitermos: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), Formação de Professores de Ciências e Educação em Ciências. A metodologia utilizada para a escolha dos trabalhos selecionados foi a análise por meio da leitura de todos os títulos e palavras-chave, verificando se havia relevância para a pesquisa, após como segunda forma de classificação passou-se a leitura dos resumos e em terceira etapa, houve então, a leitura do trabalho completo. Concluímos que não foram encontrados trabalhos que trouxessem o cruzamento dos quatros unitermos (QSC, CTSA, Formação de Professores de Ciências e Educação em Ciências), houve no máximo trabalhos que traziam apontamentos sobre duas ou três das temáticas articuladas, mas alguma publicação que incorporasse as quatro não foi encontrado, o que torna ainda mais instigante e oportuna a proposta de pesquisa da qual este artigo é parte integrante, que é o de reconhecer e compreender se a formação docente dos professores de Ciências da Natureza permite aos mesmos que proponham suas aulas utilizando as QSC com enfoque na Educação CTSA, para a melhoria da capacidade de mobilização de conteúdos e da formação de cidadãos críticos e responsáveis pela sociedade da qual são parte integrante. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-21T04:57:51Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/243449 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-8079 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145850 |
identifier_str_mv |
2238-8079 001145850 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/243449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS, 2020. Vol. 9, n.1 (2020), p. 1-18 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243449/2/001145850.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243449/1/001145850.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d87951f98d93e33382ab25e35d261151 f04edd79d2e7382cf128a23a62728000 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447799261560832 |