O vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Patrícia de Vargas Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201749
Resumo: O trabalho descreve a utilização do vídeo no processo de ensino aprendizagem no ambiente escolar e aborda seus benefícios nas metodologias pedagógicas, bem como suas contribuições às aprendizagens mediante os estímulos visuais. O trabalho sobrevém dessas reflexões que originou a uma pesquisa com o tema “O Vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem”, com o objetivo de demonstrar o papel do vídeo no espaço pedagógico e como esse recurso midiático pode estimular os educandos no seu desenvolvimento didático. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como sujeitos os educadores, educandos e equipe diretiva, por meio de instrumentos de observação participante, entrevista não estruturada, registros institucionais e questionário. Os resultados obtidos indicam que o vídeo, de forma planejada, beneficia a aprendizagem tornando-a significativa, criativa e enriquecedora. De modo geral, o vídeo, como recurso pedagógico, estimula o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.
id UFRGS-2_12c9ee6f34f554b1db1f05583c773a40
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201749
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Paiva, Patrícia de Vargas CostaBos, Andréia Solange2019-11-14T03:54:46Z2018http://hdl.handle.net/10183/201749001106523O trabalho descreve a utilização do vídeo no processo de ensino aprendizagem no ambiente escolar e aborda seus benefícios nas metodologias pedagógicas, bem como suas contribuições às aprendizagens mediante os estímulos visuais. O trabalho sobrevém dessas reflexões que originou a uma pesquisa com o tema “O Vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem”, com o objetivo de demonstrar o papel do vídeo no espaço pedagógico e como esse recurso midiático pode estimular os educandos no seu desenvolvimento didático. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como sujeitos os educadores, educandos e equipe diretiva, por meio de instrumentos de observação participante, entrevista não estruturada, registros institucionais e questionário. Os resultados obtidos indicam que o vídeo, de forma planejada, beneficia a aprendizagem tornando-a significativa, criativa e enriquecedora. De modo geral, o vídeo, como recurso pedagógico, estimula o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.The paper describes the use of video in the process of teaching learning in the school environment and discusses its benefits in pedagogical methodologies, as well as its contributions to learning through visual stimuli. The assignment comes from these reflections that originated a research with the theme "Video in the classroom: audiovisual stimuli as support to teaching-learning", with the purpose of demonstrating the role of video in pedagogical surroundings and how this media resource can stimulate the learners in their didactic development. It is a qualitative research, having as subjects the educators, learners and management team, through participant observation instruments, unstructured interview, institutional records and questionnaire. The results obtained indicate that the video, in a planned way, benefits the learning making it meaningful, creative and enriching. In general, video as a pedagogical resource stimulates cognitive, affective and social development.application/pdfporVídeoEnsino e aprendizagemVideoPedagogical ResourceTeaching-LearningO vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagemThe importance of integrate digital media to foreign language classes info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106523.pdf.txt001106523.pdf.txtExtracted Texttext/plain72418http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201749/2/001106523.pdf.txt41f71bdcdfa8f7de607a887bf1e916bdMD52ORIGINAL001106523.pdfTexto completoapplication/pdf442549http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201749/1/001106523.pdfc03bc6b500ad05a0800a5a8a7bf7a10dMD5110183/2017492019-11-15 04:51:53.551157oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201749Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:51:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The importance of integrate digital media to foreign language classes
title O vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem
spellingShingle O vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem
Paiva, Patrícia de Vargas Costa
Vídeo
Ensino e aprendizagem
Video
Pedagogical Resource
Teaching-Learning
title_short O vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem
title_full O vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem
title_fullStr O vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed O vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem
title_sort O vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem
author Paiva, Patrícia de Vargas Costa
author_facet Paiva, Patrícia de Vargas Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Patrícia de Vargas Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bos, Andréia Solange
contributor_str_mv Bos, Andréia Solange
dc.subject.por.fl_str_mv Vídeo
Ensino e aprendizagem
topic Vídeo
Ensino e aprendizagem
Video
Pedagogical Resource
Teaching-Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Video
Pedagogical Resource
Teaching-Learning
description O trabalho descreve a utilização do vídeo no processo de ensino aprendizagem no ambiente escolar e aborda seus benefícios nas metodologias pedagógicas, bem como suas contribuições às aprendizagens mediante os estímulos visuais. O trabalho sobrevém dessas reflexões que originou a uma pesquisa com o tema “O Vídeo em sala de aula: estímulos audiovisuais como apoio ao ensino-aprendizagem”, com o objetivo de demonstrar o papel do vídeo no espaço pedagógico e como esse recurso midiático pode estimular os educandos no seu desenvolvimento didático. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como sujeitos os educadores, educandos e equipe diretiva, por meio de instrumentos de observação participante, entrevista não estruturada, registros institucionais e questionário. Os resultados obtidos indicam que o vídeo, de forma planejada, beneficia a aprendizagem tornando-a significativa, criativa e enriquecedora. De modo geral, o vídeo, como recurso pedagógico, estimula o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-14T03:54:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/201749
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001106523
url http://hdl.handle.net/10183/201749
identifier_str_mv 001106523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201749/2/001106523.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201749/1/001106523.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 41f71bdcdfa8f7de607a887bf1e916bd
c03bc6b500ad05a0800a5a8a7bf7a10d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224586407182336