As implicações do bullying na auto-estima de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Cláudia de Moraes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Hutz, Claudio Simon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/108136
Resumo: O objetivo do presente estudo foi investigar possíveis diferenças na autoestima de adolescentes envolvidos em bullying, enquanto agressores, vítimas, vítimas/agressores ou testemunhas, por sexo. Participaram 465 adolescentes, sendo 52,7% do sexo masculino. Os instrumentos utilizados foram um questionário sobre bullying e a Escala de Autoestima de Rosenberg. Os resultados apontaram para uma interação entre sexo e papéis de bullying em relação à autoestima. Testes Post Hoc demonstraram que, no grupo de vítimas/agressores, os meninos apresentaram média superior de autoestima em relação às meninas. Verificou-se que, em relação aos meninos, o grupo de testemunhas apresentou maior média de autoestima que o grupo de vítimas. Em relação às meninas, o grupo de agressoras apresentou média mais alta que o grupo de vítimas/ agressoras. Concluiu-se que o bullying apresenta diferentes implicações na autoestima de meninas e meninos envolvidos em diferentes papéis. Novos estudos para esclarecer algumas dessas questões são propostos.
id UFRGS-2_134daf7e28ff09cd2202c5e4d372d3a1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108136
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bandeira, Cláudia de MoraesHutz, Claudio Simon2014-12-12T02:15:42Z20101413-8557http://hdl.handle.net/10183/108136000763821O objetivo do presente estudo foi investigar possíveis diferenças na autoestima de adolescentes envolvidos em bullying, enquanto agressores, vítimas, vítimas/agressores ou testemunhas, por sexo. Participaram 465 adolescentes, sendo 52,7% do sexo masculino. Os instrumentos utilizados foram um questionário sobre bullying e a Escala de Autoestima de Rosenberg. Os resultados apontaram para uma interação entre sexo e papéis de bullying em relação à autoestima. Testes Post Hoc demonstraram que, no grupo de vítimas/agressores, os meninos apresentaram média superior de autoestima em relação às meninas. Verificou-se que, em relação aos meninos, o grupo de testemunhas apresentou maior média de autoestima que o grupo de vítimas. Em relação às meninas, o grupo de agressoras apresentou média mais alta que o grupo de vítimas/ agressoras. Concluiu-se que o bullying apresenta diferentes implicações na autoestima de meninas e meninos envolvidos em diferentes papéis. Novos estudos para esclarecer algumas dessas questões são propostos.In this study we aim at investigating adolescents involved in bullying as victims, aggressor or victim/aggressor or even witness. We are interested in identifying the differences in their self-esteem according to gender. The participants, 465 adolescents (52.7% males), completed the Rosenberg Self-Esteem Scale and a bullying questionnaire. Results showed an interaction between gender and the participants’ roles in bullying in relation to self-esteem. Post-hoc analyses showed that in the victims/aggressors group, boys revealed higher self-esteem than the girls. Male witnesses presented higher self-esteem than victims. Female aggressors presented higher self-esteem than the victims/aggressors group. The results also show that bullying is a very common phenomenon which bring about different implications for girls and boys self-esteem. We propose new studies to clarify some of these issues.El objetivo del presente estudio fue investigar posibles diferencias por sexo en la auto-estima de adolescentes involucrados en bullying como agresores, víctimas, víctimas/agresores o testigos. Participaron 465 adolescentes, siendo 52,7% del sexo masculino. Los instrumentos utilizados fueron un cuestionario sobre bullying y la Escala de Auto-Estima de Rosenberg. Los resultados señalaron una interacción entre sexo y papeles de bullying en relación a la auto-estima. Tests Post Hoc demostraron que en el grupo de víctimas/agresores los chicos presentaron media superior de auto-estima en relación a las chicas. Se verificó que en relación a los chicos el grupo de testigos presentó media mayor de auto-estima que el grupo de víctimas. En relación a las chicas el grupo de agresoras presentó media más alta que el grupo de víctimas/agresoras. Se concluye que el bullying presenta diferentes consecuencias en la auto-estima de chicas y chicos involucrados en diferentes papeles. Se proponen nuevos estudios para aclarar algunos de eses aspectos.application/pdfporPsicologia escolar e educacional. Campinas, SP. Vol. 14, n.1 (2010), p. 131-138.BullyingAutoestimaAdolescenteGêneroBullyingSelf esteemGenderGéneroAs implicações do bullying na auto-estima de adolescentesImplications of bullying in adolescents’ self-esteem Las consecuencias del bullying en la auto-estima de adolescentes info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000763821.pdf000763821.pdfTexto completoapplication/pdf417556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108136/1/000763821.pdf1a278e02a8d93d06e8b63b966bb6fea5MD51TEXT000763821.pdf.txt000763821.pdf.txtExtracted Texttext/plain40236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108136/2/000763821.pdf.txt6298d4e61d8a376b5d683dd16b5478bbMD52THUMBNAIL000763821.pdf.jpg000763821.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1911http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108136/3/000763821.pdf.jpgffec17c979eacfd989236adcb161c8d3MD5310183/1081362024-01-18 04:22:54.042103oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108136Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-18T06:22:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As implicações do bullying na auto-estima de adolescentes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Implications of bullying in adolescents’ self-esteem
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Las consecuencias del bullying en la auto-estima de adolescentes
title As implicações do bullying na auto-estima de adolescentes
spellingShingle As implicações do bullying na auto-estima de adolescentes
Bandeira, Cláudia de Moraes
Bullying
Autoestima
Adolescente
Gênero
Bullying
Self esteem
Gender
Género
title_short As implicações do bullying na auto-estima de adolescentes
title_full As implicações do bullying na auto-estima de adolescentes
title_fullStr As implicações do bullying na auto-estima de adolescentes
title_full_unstemmed As implicações do bullying na auto-estima de adolescentes
title_sort As implicações do bullying na auto-estima de adolescentes
author Bandeira, Cláudia de Moraes
author_facet Bandeira, Cláudia de Moraes
Hutz, Claudio Simon
author_role author
author2 Hutz, Claudio Simon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Cláudia de Moraes
Hutz, Claudio Simon
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Autoestima
Adolescente
Gênero
topic Bullying
Autoestima
Adolescente
Gênero
Bullying
Self esteem
Gender
Género
dc.subject.eng.fl_str_mv Bullying
Self esteem
Gender
dc.subject.spa.fl_str_mv Género
description O objetivo do presente estudo foi investigar possíveis diferenças na autoestima de adolescentes envolvidos em bullying, enquanto agressores, vítimas, vítimas/agressores ou testemunhas, por sexo. Participaram 465 adolescentes, sendo 52,7% do sexo masculino. Os instrumentos utilizados foram um questionário sobre bullying e a Escala de Autoestima de Rosenberg. Os resultados apontaram para uma interação entre sexo e papéis de bullying em relação à autoestima. Testes Post Hoc demonstraram que, no grupo de vítimas/agressores, os meninos apresentaram média superior de autoestima em relação às meninas. Verificou-se que, em relação aos meninos, o grupo de testemunhas apresentou maior média de autoestima que o grupo de vítimas. Em relação às meninas, o grupo de agressoras apresentou média mais alta que o grupo de vítimas/ agressoras. Concluiu-se que o bullying apresenta diferentes implicações na autoestima de meninas e meninos envolvidos em diferentes papéis. Novos estudos para esclarecer algumas dessas questões são propostos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-12T02:15:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/108136
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-8557
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000763821
identifier_str_mv 1413-8557
000763821
url http://hdl.handle.net/10183/108136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia escolar e educacional. Campinas, SP. Vol. 14, n.1 (2010), p. 131-138.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108136/1/000763821.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108136/2/000763821.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108136/3/000763821.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a278e02a8d93d06e8b63b966bb6fea5
6298d4e61d8a376b5d683dd16b5478bb
ffec17c979eacfd989236adcb161c8d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447569339252736