Os bebês e os espaços na creche: explorações, investigações e descobertas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/279640 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão tem como objetivo geral: investigar como são organizados os espaços e os materiais em creches tendo em vista o acolhimento das crianças, bem como a promoção de relações sociais e aprendizagens. Em tal direção, foram definidos os seguintes objetivos específicos: 1) abordar as especificidades da organização dos espaços e dos materiais na creche; 2) explicitar o conceito de espaço e materiais, bem como os modos de organização dos espaços e de seleção dos materiais; 3) discutir a importância do planejamento dos espaços e oferta de materiais na creche enquanto parte do projeto educativo na Educação Infantil. Metodologicamente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro docentes de creche que trabalham com bebês em escolas públicas municipais da região sul. A leitura das entrevistas foi realizada a partir da análise do conteúdo. A partir dessas análises, foram definidas as seguintes unidades: a) o papel do espaço e os desafios da docência na creche; b) as relações entre espaços, tempos e materiais na promoção do currículo na creche; c) a seleção e a oferta dos materiais pelos docentes nos espaços da creche e a promoção das interações e brincadeiras dos bebês; d) a organização dos espaços da sala referência e o seus usos pelos bebês; e) os usos dos espaços externos pelos bebês na creche; f) a vivência espacial e o desenvolvimento motor dos bebês nos espaços da creche; g) recomendações docentes sobre o uso dos espaços internos e externos, seleção e oferta de materiais no exercício da docência na creche. Por meio da análise das narrativas dos(as) docentes entrevistados(as) foi possível inferir que o planejamento e a organização dos espaços na creche se configura como uma das mais importantes dimensões da docência na creche. Além disso, foi possível perceber a importância do(a) docente adensar seus estudos nas especificidades da docência da creche bem como pesquisar sobre as materialidades para selecionar os materiais, objetos e mobiliários mais adequados para disponibilizar aos seus bebês na creche. Por fim, é possível dizer que o diálogo com os(as) docentes de creche mediante a realização das entrevistas se configurou em um espaço profícuo de reflexão sobre a ação pedagógica com bebês, bem como contribuiu para a discussão sobre a organização dos espaços na creche. |
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