Percepções acerca de um projeto de brincadeiras de Hatha Yoga na educação infantil : um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Laura Frances
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187240
Resumo: O presente estudo teve por objetivo identificar as percepções acerca de brincadeiras de yoga de crianças de turmas do jardim A e B, participantes do Projeto de Extensão Brincando de Yoga na Educação Infantil. Os objetivos específicos foram analisar as manifestações em formato de desenhos das crianças e entrevistas individuais sobre as atividades desenvolvidas no Projeto; analisar o conteúdo dos relatos escritos sobre cada encontro do Projeto; e comparar as percepções identificadas das crianças com as expectativas da pesquisadora. Os conceitos sobre educação infantil, brincadeiras e yoga na educação infantil levados em consideração para embasar a pesquisa foram apresentados no referencial teórico. O local de pesquisa foi a Escola de Educação Infantil Amigo Germano no município de Porto Alegre (RS). O estudo se caracterizou como um estudo de caso de natureza qualitativa. Portanto, a metodologia utilizada contou com a coleta de informações através de análise de desenhos, relatos descritivos dos encontros e entrevistas individuais semiestruturadas. Os resultados identificados mostraram que as percepções das crianças se direcionaram a brincadeiras específicas e sentimentos de felicidade e bem-estar. Houve indícios de aproximação e afastamento entre as percepções das crianças e as percepções e expectativas da pesquisadora, apresentados na análise e discussão de informações, apontando, dessa forma, caminhos para melhorar a prática pedagógica.
id UFRGS-2_13da40a7331ae1a82c0f45d3f57cc295
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187240
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Laura FrancesFonseca, Denise Grosso da2018-12-19T04:07:45Z2018http://hdl.handle.net/10183/187240001082565O presente estudo teve por objetivo identificar as percepções acerca de brincadeiras de yoga de crianças de turmas do jardim A e B, participantes do Projeto de Extensão Brincando de Yoga na Educação Infantil. Os objetivos específicos foram analisar as manifestações em formato de desenhos das crianças e entrevistas individuais sobre as atividades desenvolvidas no Projeto; analisar o conteúdo dos relatos escritos sobre cada encontro do Projeto; e comparar as percepções identificadas das crianças com as expectativas da pesquisadora. Os conceitos sobre educação infantil, brincadeiras e yoga na educação infantil levados em consideração para embasar a pesquisa foram apresentados no referencial teórico. O local de pesquisa foi a Escola de Educação Infantil Amigo Germano no município de Porto Alegre (RS). O estudo se caracterizou como um estudo de caso de natureza qualitativa. Portanto, a metodologia utilizada contou com a coleta de informações através de análise de desenhos, relatos descritivos dos encontros e entrevistas individuais semiestruturadas. Os resultados identificados mostraram que as percepções das crianças se direcionaram a brincadeiras específicas e sentimentos de felicidade e bem-estar. Houve indícios de aproximação e afastamento entre as percepções das crianças e as percepções e expectativas da pesquisadora, apresentados na análise e discussão de informações, apontando, dessa forma, caminhos para melhorar a prática pedagógica.The present study aimed to identify the perceptions about yoga plays of children from classes of garden A and B, participants of the Extension Project Playing with Yoga. The specific objectives were to analyze the manifestations in the form of drawings made by the children and individual interviews about the activities developed in the Project; analyze the content of the written reports on each meeting of the Project; and to compare the identified perceptions of the children with the researcher's expectations. The concepts of early childhood education, movement, and yoga in childhood education taken into account to support the research were presented in the theoretical framework. The research site was Chilhood Education School Amigo Germano in the city of Porto Alegre (RS). The study was characterized as a qualitative case study. Therefore, the methodology used included the collection of information through analysis of drawings, descriptive reports of the meetings and individual semi-structured interviews. The identified results showed that the children's perceptions were directed to specific games and feelings of happiness and well-being. There was evidence of approximation and distancing between the children's perceptions and the researcher's perceptions and expectations, presented in the analysis and discussion of information, thus pointing out ways to improve pedagogical practice.application/pdfporEducação infantilYogaBrincadeiras infantisPercepçãoChilhood EducationYoga playsPerceptionsPercepções acerca de um projeto de brincadeiras de Hatha Yoga na educação infantil : um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082565.pdf.txt001082565.pdf.txtExtracted Texttext/plain93411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187240/2/001082565.pdf.txt6f29b3b37cd27d51a4e1f55080f72c8fMD52ORIGINAL001082565.pdfTexto completoapplication/pdf820890http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187240/1/001082565.pdf601eefef07d795a3eb5ea8cd661335c8MD5110183/1872402019-10-18 03:54:09.066157oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187240Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-18T06:54:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções acerca de um projeto de brincadeiras de Hatha Yoga na educação infantil : um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS
title Percepções acerca de um projeto de brincadeiras de Hatha Yoga na educação infantil : um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS
spellingShingle Percepções acerca de um projeto de brincadeiras de Hatha Yoga na educação infantil : um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS
Pereira, Laura Frances
Educação infantil
Yoga
Brincadeiras infantis
Percepção
Chilhood Education
Yoga plays
Perceptions
title_short Percepções acerca de um projeto de brincadeiras de Hatha Yoga na educação infantil : um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS
title_full Percepções acerca de um projeto de brincadeiras de Hatha Yoga na educação infantil : um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS
title_fullStr Percepções acerca de um projeto de brincadeiras de Hatha Yoga na educação infantil : um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS
title_full_unstemmed Percepções acerca de um projeto de brincadeiras de Hatha Yoga na educação infantil : um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS
title_sort Percepções acerca de um projeto de brincadeiras de Hatha Yoga na educação infantil : um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS
author Pereira, Laura Frances
author_facet Pereira, Laura Frances
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Laura Frances
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
contributor_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Yoga
Brincadeiras infantis
Percepção
topic Educação infantil
Yoga
Brincadeiras infantis
Percepção
Chilhood Education
Yoga plays
Perceptions
dc.subject.eng.fl_str_mv Chilhood Education
Yoga plays
Perceptions
description O presente estudo teve por objetivo identificar as percepções acerca de brincadeiras de yoga de crianças de turmas do jardim A e B, participantes do Projeto de Extensão Brincando de Yoga na Educação Infantil. Os objetivos específicos foram analisar as manifestações em formato de desenhos das crianças e entrevistas individuais sobre as atividades desenvolvidas no Projeto; analisar o conteúdo dos relatos escritos sobre cada encontro do Projeto; e comparar as percepções identificadas das crianças com as expectativas da pesquisadora. Os conceitos sobre educação infantil, brincadeiras e yoga na educação infantil levados em consideração para embasar a pesquisa foram apresentados no referencial teórico. O local de pesquisa foi a Escola de Educação Infantil Amigo Germano no município de Porto Alegre (RS). O estudo se caracterizou como um estudo de caso de natureza qualitativa. Portanto, a metodologia utilizada contou com a coleta de informações através de análise de desenhos, relatos descritivos dos encontros e entrevistas individuais semiestruturadas. Os resultados identificados mostraram que as percepções das crianças se direcionaram a brincadeiras específicas e sentimentos de felicidade e bem-estar. Houve indícios de aproximação e afastamento entre as percepções das crianças e as percepções e expectativas da pesquisadora, apresentados na análise e discussão de informações, apontando, dessa forma, caminhos para melhorar a prática pedagógica.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-19T04:07:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/187240
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001082565
url http://hdl.handle.net/10183/187240
identifier_str_mv 001082565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187240/2/001082565.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187240/1/001082565.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f29b3b37cd27d51a4e1f55080f72c8f
601eefef07d795a3eb5ea8cd661335c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224565007843328