Percepções acerca de um projeto de brincadeiras de Hatha Yoga na educação infantil : um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187240 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo identificar as percepções acerca de brincadeiras de yoga de crianças de turmas do jardim A e B, participantes do Projeto de Extensão Brincando de Yoga na Educação Infantil. Os objetivos específicos foram analisar as manifestações em formato de desenhos das crianças e entrevistas individuais sobre as atividades desenvolvidas no Projeto; analisar o conteúdo dos relatos escritos sobre cada encontro do Projeto; e comparar as percepções identificadas das crianças com as expectativas da pesquisadora. Os conceitos sobre educação infantil, brincadeiras e yoga na educação infantil levados em consideração para embasar a pesquisa foram apresentados no referencial teórico. O local de pesquisa foi a Escola de Educação Infantil Amigo Germano no município de Porto Alegre (RS). O estudo se caracterizou como um estudo de caso de natureza qualitativa. Portanto, a metodologia utilizada contou com a coleta de informações através de análise de desenhos, relatos descritivos dos encontros e entrevistas individuais semiestruturadas. Os resultados identificados mostraram que as percepções das crianças se direcionaram a brincadeiras específicas e sentimentos de felicidade e bem-estar. Houve indícios de aproximação e afastamento entre as percepções das crianças e as percepções e expectativas da pesquisadora, apresentados na análise e discussão de informações, apontando, dessa forma, caminhos para melhorar a prática pedagógica. |
id |
UFRGS-2_13da40a7331ae1a82c0f45d3f57cc295 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187240 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Laura FrancesFonseca, Denise Grosso da2018-12-19T04:07:45Z2018http://hdl.handle.net/10183/187240001082565O presente estudo teve por objetivo identificar as percepções acerca de brincadeiras de yoga de crianças de turmas do jardim A e B, participantes do Projeto de Extensão Brincando de Yoga na Educação Infantil. Os objetivos específicos foram analisar as manifestações em formato de desenhos das crianças e entrevistas individuais sobre as atividades desenvolvidas no Projeto; analisar o conteúdo dos relatos escritos sobre cada encontro do Projeto; e comparar as percepções identificadas das crianças com as expectativas da pesquisadora. Os conceitos sobre educação infantil, brincadeiras e yoga na educação infantil levados em consideração para embasar a pesquisa foram apresentados no referencial teórico. O local de pesquisa foi a Escola de Educação Infantil Amigo Germano no município de Porto Alegre (RS). O estudo se caracterizou como um estudo de caso de natureza qualitativa. Portanto, a metodologia utilizada contou com a coleta de informações através de análise de desenhos, relatos descritivos dos encontros e entrevistas individuais semiestruturadas. Os resultados identificados mostraram que as percepções das crianças se direcionaram a brincadeiras específicas e sentimentos de felicidade e bem-estar. Houve indícios de aproximação e afastamento entre as percepções das crianças e as percepções e expectativas da pesquisadora, apresentados na análise e discussão de informações, apontando, dessa forma, caminhos para melhorar a prática pedagógica.The present study aimed to identify the perceptions about yoga plays of children from classes of garden A and B, participants of the Extension Project Playing with Yoga. The specific objectives were to analyze the manifestations in the form of drawings made by the children and individual interviews about the activities developed in the Project; analyze the content of the written reports on each meeting of the Project; and to compare the identified perceptions of the children with the researcher's expectations. The concepts of early childhood education, movement, and yoga in childhood education taken into account to support the research were presented in the theoretical framework. The research site was Chilhood Education School Amigo Germano in the city of Porto Alegre (RS). The study was characterized as a qualitative case study. Therefore, the methodology used included the collection of information through analysis of drawings, descriptive reports of the meetings and individual semi-structured interviews. The identified results showed that the children's perceptions were directed to specific games and feelings of happiness and well-being. There was evidence of approximation and distancing between the children's perceptions and the researcher's perceptions and expectations, presented in the analysis and discussion of information, thus pointing out ways to improve pedagogical practice.application/pdfporEducação infantilYogaBrincadeiras infantisPercepçãoChilhood EducationYoga playsPerceptionsPercepções acerca de um projeto de brincadeiras de Hatha Yoga na educação infantil : um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082565.pdf.txt001082565.pdf.txtExtracted Texttext/plain93411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187240/2/001082565.pdf.txt6f29b3b37cd27d51a4e1f55080f72c8fMD52ORIGINAL001082565.pdfTexto completoapplication/pdf820890http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187240/1/001082565.pdf601eefef07d795a3eb5ea8cd661335c8MD5110183/1872402019-10-18 03:54:09.066157oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187240Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-18T06:54:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepções acerca de um projeto de brincadeiras de Hatha Yoga na educação infantil : um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS |
title |
Percepções acerca de um projeto de brincadeiras de Hatha Yoga na educação infantil : um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS |
spellingShingle |
Percepções acerca de um projeto de brincadeiras de Hatha Yoga na educação infantil : um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS Pereira, Laura Frances Educação infantil Yoga Brincadeiras infantis Percepção Chilhood Education Yoga plays Perceptions |
title_short |
Percepções acerca de um projeto de brincadeiras de Hatha Yoga na educação infantil : um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS |
title_full |
Percepções acerca de um projeto de brincadeiras de Hatha Yoga na educação infantil : um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS |
title_fullStr |
Percepções acerca de um projeto de brincadeiras de Hatha Yoga na educação infantil : um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS |
title_full_unstemmed |
Percepções acerca de um projeto de brincadeiras de Hatha Yoga na educação infantil : um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS |
title_sort |
Percepções acerca de um projeto de brincadeiras de Hatha Yoga na educação infantil : um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS |
author |
Pereira, Laura Frances |
author_facet |
Pereira, Laura Frances |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Laura Frances |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Denise Grosso da |
contributor_str_mv |
Fonseca, Denise Grosso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Yoga Brincadeiras infantis Percepção |
topic |
Educação infantil Yoga Brincadeiras infantis Percepção Chilhood Education Yoga plays Perceptions |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Chilhood Education Yoga plays Perceptions |
description |
O presente estudo teve por objetivo identificar as percepções acerca de brincadeiras de yoga de crianças de turmas do jardim A e B, participantes do Projeto de Extensão Brincando de Yoga na Educação Infantil. Os objetivos específicos foram analisar as manifestações em formato de desenhos das crianças e entrevistas individuais sobre as atividades desenvolvidas no Projeto; analisar o conteúdo dos relatos escritos sobre cada encontro do Projeto; e comparar as percepções identificadas das crianças com as expectativas da pesquisadora. Os conceitos sobre educação infantil, brincadeiras e yoga na educação infantil levados em consideração para embasar a pesquisa foram apresentados no referencial teórico. O local de pesquisa foi a Escola de Educação Infantil Amigo Germano no município de Porto Alegre (RS). O estudo se caracterizou como um estudo de caso de natureza qualitativa. Portanto, a metodologia utilizada contou com a coleta de informações através de análise de desenhos, relatos descritivos dos encontros e entrevistas individuais semiestruturadas. Os resultados identificados mostraram que as percepções das crianças se direcionaram a brincadeiras específicas e sentimentos de felicidade e bem-estar. Houve indícios de aproximação e afastamento entre as percepções das crianças e as percepções e expectativas da pesquisadora, apresentados na análise e discussão de informações, apontando, dessa forma, caminhos para melhorar a prática pedagógica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-19T04:07:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/187240 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001082565 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/187240 |
identifier_str_mv |
001082565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187240/2/001082565.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187240/1/001082565.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6f29b3b37cd27d51a4e1f55080f72c8f 601eefef07d795a3eb5ea8cd661335c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224565007843328 |