Percepções do consumidor sobre a automação de e-mail marketing para recuperação de compras on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocco, Giovani Falk
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255996
Resumo: Este estudo possui natureza exploratória e teve como objetivo explorar a percepção dos consumidores sobre o uso de automações de e-mail marketing para recuperação de compras em ambientes on-line. As 20 Entrevistas de Profundidade realizadas proporcionaram resultados relevantes sobre a estratégia que estão elencados a seguir. A percepção dos consumidores indica que o momento ideal para a tentativa de recuperação por e-mail varia entre um dia e uma semana após a desistência da compra. Sobre a linguagem, temos que a informalidade e a simplicidade são características valorizadas pela maioria. De modo geral, os consumidores consideram que não há invasão de privacidade durante o uso da estratégia e se mostram favoráveis à tentativa de recuperação de compras através de automações de e-mail. Foi citado que oferecer benefícios ou vantagens no momento da tentativa de recuperação da compra pode aumentar as chances de conversão. A personalização foi trazida como um fator positivo em diferentes passagens. Por fim, destacou-se a percepção de que exageros em relação à linguagem e à frequência dos e-mails podem tornar a experiência negativa, sendo este o principal cuidado que as empresas devem tomar para garantir a efetividade da estratégia.
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