Educação de surdos adultos : análise de uma experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/69866 |
Resumo: | Esta Monografia apresenta uma análise sobre o trabalho pedagógico com alunos surdos adultos em processo de aprendizado da Libras – Língua Brasileira de Sinais e, secundariamente, da Língua Portuguesa, suas implicações e seus desafios. Para realizar este trabalho, foi necessário buscar leituras que proporcionassem reflexões quanto à educação dos surdos e sobre como lidar com as diferenças em um contexto educativo que comporta variados tipos de sujeitos. Entre os autores abordados, destaco estudiosos da educação de surdos como Karin Strobel, Cristina Lacerda e Mirlene Damázio. Ao refletir sobre a inclusão do ponto de vista da acessibilidade, da cultura e da convivência entre as diferenças, buscou-se, no trabalho com um grupo de adultos surdos, compreender como o processo de inclusão deve levar em conta a complexidade do ensino e da aprendizagem. Tratava-se de sujeitos que, em grande parte, nunca haviam frequentado escola. A metodologia de pesquisa contemplou um trabalho educativo com um grupo com os sujeitos surdos que frequentam a associação de surdos de um município do Estado do Rio Grande do Sul. O trabalho de pesquisa se baseia na análise da produção acadêmica sobre educação de surdos e na discussão sobre essa experiência de educação com jovens e adultos. A análise procura problematizar a complexidade da comunicação e a importância da Libras no processo de aprendizagem dos surdos. O grupo de sujeitos focalizados no estudo era constituído por adultos que não eram alfabetizados nem mesmo na língua de sinais, demonstrando sérias dificuldades por não terem desenvolvido a Libras, sua comunicação se dava por gestos e mímicas. Ao concluir esta pesquisa, reconhece-se o universo de desafios que constitui a vida dos sujeitos investigados, os quais devem integrar as reflexões de qualquer proposta educacional, sendo que a presente investigação foi uma oportunidade de aprender sobre os processos de inclusão de adultos surdos. |
id |
UFRGS-2_142fc9936919a82f8812104aa9a5adc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69866 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Scangarelli, ValeriaBaptista, Cláudio Roberto2013-03-29T01:44:29Z2012http://hdl.handle.net/10183/69866000875117Esta Monografia apresenta uma análise sobre o trabalho pedagógico com alunos surdos adultos em processo de aprendizado da Libras – Língua Brasileira de Sinais e, secundariamente, da Língua Portuguesa, suas implicações e seus desafios. Para realizar este trabalho, foi necessário buscar leituras que proporcionassem reflexões quanto à educação dos surdos e sobre como lidar com as diferenças em um contexto educativo que comporta variados tipos de sujeitos. Entre os autores abordados, destaco estudiosos da educação de surdos como Karin Strobel, Cristina Lacerda e Mirlene Damázio. Ao refletir sobre a inclusão do ponto de vista da acessibilidade, da cultura e da convivência entre as diferenças, buscou-se, no trabalho com um grupo de adultos surdos, compreender como o processo de inclusão deve levar em conta a complexidade do ensino e da aprendizagem. Tratava-se de sujeitos que, em grande parte, nunca haviam frequentado escola. A metodologia de pesquisa contemplou um trabalho educativo com um grupo com os sujeitos surdos que frequentam a associação de surdos de um município do Estado do Rio Grande do Sul. O trabalho de pesquisa se baseia na análise da produção acadêmica sobre educação de surdos e na discussão sobre essa experiência de educação com jovens e adultos. A análise procura problematizar a complexidade da comunicação e a importância da Libras no processo de aprendizagem dos surdos. O grupo de sujeitos focalizados no estudo era constituído por adultos que não eram alfabetizados nem mesmo na língua de sinais, demonstrando sérias dificuldades por não terem desenvolvido a Libras, sua comunicação se dava por gestos e mímicas. Ao concluir esta pesquisa, reconhece-se o universo de desafios que constitui a vida dos sujeitos investigados, os quais devem integrar as reflexões de qualquer proposta educacional, sendo que a presente investigação foi uma oportunidade de aprender sobre os processos de inclusão de adultos surdos.application/pdfporInclusão escolarSurdoEducação de surdos adultos : análise de uma experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização educação especial: processos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875117.pdf000875117.pdfTexto completoapplication/pdf177582http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69866/1/000875117.pdff514679fe3ffbfcc1aee0f0bf98ad0e7MD51TEXT000875117.pdf.txt000875117.pdf.txtExtracted Texttext/plain73469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69866/2/000875117.pdf.txt19048f7d8706e06651ea8373a68f3b6dMD52THUMBNAIL000875117.pdf.jpg000875117.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1281http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69866/3/000875117.pdf.jpg5a9c60f87456145f7e98e876b314987fMD5310183/698662018-10-15 08:05:34.889oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69866Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:05:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação de surdos adultos : análise de uma experiência |
title |
Educação de surdos adultos : análise de uma experiência |
spellingShingle |
Educação de surdos adultos : análise de uma experiência Scangarelli, Valeria Inclusão escolar Surdo |
title_short |
Educação de surdos adultos : análise de uma experiência |
title_full |
Educação de surdos adultos : análise de uma experiência |
title_fullStr |
Educação de surdos adultos : análise de uma experiência |
title_full_unstemmed |
Educação de surdos adultos : análise de uma experiência |
title_sort |
Educação de surdos adultos : análise de uma experiência |
author |
Scangarelli, Valeria |
author_facet |
Scangarelli, Valeria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scangarelli, Valeria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baptista, Cláudio Roberto |
contributor_str_mv |
Baptista, Cláudio Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Surdo |
topic |
Inclusão escolar Surdo |
description |
Esta Monografia apresenta uma análise sobre o trabalho pedagógico com alunos surdos adultos em processo de aprendizado da Libras – Língua Brasileira de Sinais e, secundariamente, da Língua Portuguesa, suas implicações e seus desafios. Para realizar este trabalho, foi necessário buscar leituras que proporcionassem reflexões quanto à educação dos surdos e sobre como lidar com as diferenças em um contexto educativo que comporta variados tipos de sujeitos. Entre os autores abordados, destaco estudiosos da educação de surdos como Karin Strobel, Cristina Lacerda e Mirlene Damázio. Ao refletir sobre a inclusão do ponto de vista da acessibilidade, da cultura e da convivência entre as diferenças, buscou-se, no trabalho com um grupo de adultos surdos, compreender como o processo de inclusão deve levar em conta a complexidade do ensino e da aprendizagem. Tratava-se de sujeitos que, em grande parte, nunca haviam frequentado escola. A metodologia de pesquisa contemplou um trabalho educativo com um grupo com os sujeitos surdos que frequentam a associação de surdos de um município do Estado do Rio Grande do Sul. O trabalho de pesquisa se baseia na análise da produção acadêmica sobre educação de surdos e na discussão sobre essa experiência de educação com jovens e adultos. A análise procura problematizar a complexidade da comunicação e a importância da Libras no processo de aprendizagem dos surdos. O grupo de sujeitos focalizados no estudo era constituído por adultos que não eram alfabetizados nem mesmo na língua de sinais, demonstrando sérias dificuldades por não terem desenvolvido a Libras, sua comunicação se dava por gestos e mímicas. Ao concluir esta pesquisa, reconhece-se o universo de desafios que constitui a vida dos sujeitos investigados, os quais devem integrar as reflexões de qualquer proposta educacional, sendo que a presente investigação foi uma oportunidade de aprender sobre os processos de inclusão de adultos surdos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-29T01:44:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/69866 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000875117 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/69866 |
identifier_str_mv |
000875117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69866/1/000875117.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69866/2/000875117.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69866/3/000875117.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f514679fe3ffbfcc1aee0f0bf98ad0e7 19048f7d8706e06651ea8373a68f3b6d 5a9c60f87456145f7e98e876b314987f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224442946256896 |