Educação de surdos adultos : análise de uma experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scangarelli, Valeria
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69866
Resumo: Esta Monografia apresenta uma análise sobre o trabalho pedagógico com alunos surdos adultos em processo de aprendizado da Libras – Língua Brasileira de Sinais e, secundariamente, da Língua Portuguesa, suas implicações e seus desafios. Para realizar este trabalho, foi necessário buscar leituras que proporcionassem reflexões quanto à educação dos surdos e sobre como lidar com as diferenças em um contexto educativo que comporta variados tipos de sujeitos. Entre os autores abordados, destaco estudiosos da educação de surdos como Karin Strobel, Cristina Lacerda e Mirlene Damázio. Ao refletir sobre a inclusão do ponto de vista da acessibilidade, da cultura e da convivência entre as diferenças, buscou-se, no trabalho com um grupo de adultos surdos, compreender como o processo de inclusão deve levar em conta a complexidade do ensino e da aprendizagem. Tratava-se de sujeitos que, em grande parte, nunca haviam frequentado escola. A metodologia de pesquisa contemplou um trabalho educativo com um grupo com os sujeitos surdos que frequentam a associação de surdos de um município do Estado do Rio Grande do Sul. O trabalho de pesquisa se baseia na análise da produção acadêmica sobre educação de surdos e na discussão sobre essa experiência de educação com jovens e adultos. A análise procura problematizar a complexidade da comunicação e a importância da Libras no processo de aprendizagem dos surdos. O grupo de sujeitos focalizados no estudo era constituído por adultos que não eram alfabetizados nem mesmo na língua de sinais, demonstrando sérias dificuldades por não terem desenvolvido a Libras, sua comunicação se dava por gestos e mímicas. Ao concluir esta pesquisa, reconhece-se o universo de desafios que constitui a vida dos sujeitos investigados, os quais devem integrar as reflexões de qualquer proposta educacional, sendo que a presente investigação foi uma oportunidade de aprender sobre os processos de inclusão de adultos surdos.
id UFRGS-2_142fc9936919a82f8812104aa9a5adc9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69866
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Scangarelli, ValeriaBaptista, Cláudio Roberto2013-03-29T01:44:29Z2012http://hdl.handle.net/10183/69866000875117Esta Monografia apresenta uma análise sobre o trabalho pedagógico com alunos surdos adultos em processo de aprendizado da Libras – Língua Brasileira de Sinais e, secundariamente, da Língua Portuguesa, suas implicações e seus desafios. Para realizar este trabalho, foi necessário buscar leituras que proporcionassem reflexões quanto à educação dos surdos e sobre como lidar com as diferenças em um contexto educativo que comporta variados tipos de sujeitos. Entre os autores abordados, destaco estudiosos da educação de surdos como Karin Strobel, Cristina Lacerda e Mirlene Damázio. Ao refletir sobre a inclusão do ponto de vista da acessibilidade, da cultura e da convivência entre as diferenças, buscou-se, no trabalho com um grupo de adultos surdos, compreender como o processo de inclusão deve levar em conta a complexidade do ensino e da aprendizagem. Tratava-se de sujeitos que, em grande parte, nunca haviam frequentado escola. A metodologia de pesquisa contemplou um trabalho educativo com um grupo com os sujeitos surdos que frequentam a associação de surdos de um município do Estado do Rio Grande do Sul. O trabalho de pesquisa se baseia na análise da produção acadêmica sobre educação de surdos e na discussão sobre essa experiência de educação com jovens e adultos. A análise procura problematizar a complexidade da comunicação e a importância da Libras no processo de aprendizagem dos surdos. O grupo de sujeitos focalizados no estudo era constituído por adultos que não eram alfabetizados nem mesmo na língua de sinais, demonstrando sérias dificuldades por não terem desenvolvido a Libras, sua comunicação se dava por gestos e mímicas. Ao concluir esta pesquisa, reconhece-se o universo de desafios que constitui a vida dos sujeitos investigados, os quais devem integrar as reflexões de qualquer proposta educacional, sendo que a presente investigação foi uma oportunidade de aprender sobre os processos de inclusão de adultos surdos.application/pdfporInclusão escolarSurdoEducação de surdos adultos : análise de uma experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização educação especial: processos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875117.pdf000875117.pdfTexto completoapplication/pdf177582http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69866/1/000875117.pdff514679fe3ffbfcc1aee0f0bf98ad0e7MD51TEXT000875117.pdf.txt000875117.pdf.txtExtracted Texttext/plain73469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69866/2/000875117.pdf.txt19048f7d8706e06651ea8373a68f3b6dMD52THUMBNAIL000875117.pdf.jpg000875117.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1281http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69866/3/000875117.pdf.jpg5a9c60f87456145f7e98e876b314987fMD5310183/698662018-10-15 08:05:34.889oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69866Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:05:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação de surdos adultos : análise de uma experiência
title Educação de surdos adultos : análise de uma experiência
spellingShingle Educação de surdos adultos : análise de uma experiência
Scangarelli, Valeria
Inclusão escolar
Surdo
title_short Educação de surdos adultos : análise de uma experiência
title_full Educação de surdos adultos : análise de uma experiência
title_fullStr Educação de surdos adultos : análise de uma experiência
title_full_unstemmed Educação de surdos adultos : análise de uma experiência
title_sort Educação de surdos adultos : análise de uma experiência
author Scangarelli, Valeria
author_facet Scangarelli, Valeria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scangarelli, Valeria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baptista, Cláudio Roberto
contributor_str_mv Baptista, Cláudio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Surdo
topic Inclusão escolar
Surdo
description Esta Monografia apresenta uma análise sobre o trabalho pedagógico com alunos surdos adultos em processo de aprendizado da Libras – Língua Brasileira de Sinais e, secundariamente, da Língua Portuguesa, suas implicações e seus desafios. Para realizar este trabalho, foi necessário buscar leituras que proporcionassem reflexões quanto à educação dos surdos e sobre como lidar com as diferenças em um contexto educativo que comporta variados tipos de sujeitos. Entre os autores abordados, destaco estudiosos da educação de surdos como Karin Strobel, Cristina Lacerda e Mirlene Damázio. Ao refletir sobre a inclusão do ponto de vista da acessibilidade, da cultura e da convivência entre as diferenças, buscou-se, no trabalho com um grupo de adultos surdos, compreender como o processo de inclusão deve levar em conta a complexidade do ensino e da aprendizagem. Tratava-se de sujeitos que, em grande parte, nunca haviam frequentado escola. A metodologia de pesquisa contemplou um trabalho educativo com um grupo com os sujeitos surdos que frequentam a associação de surdos de um município do Estado do Rio Grande do Sul. O trabalho de pesquisa se baseia na análise da produção acadêmica sobre educação de surdos e na discussão sobre essa experiência de educação com jovens e adultos. A análise procura problematizar a complexidade da comunicação e a importância da Libras no processo de aprendizagem dos surdos. O grupo de sujeitos focalizados no estudo era constituído por adultos que não eram alfabetizados nem mesmo na língua de sinais, demonstrando sérias dificuldades por não terem desenvolvido a Libras, sua comunicação se dava por gestos e mímicas. Ao concluir esta pesquisa, reconhece-se o universo de desafios que constitui a vida dos sujeitos investigados, os quais devem integrar as reflexões de qualquer proposta educacional, sendo que a presente investigação foi uma oportunidade de aprender sobre os processos de inclusão de adultos surdos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-29T01:44:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69866
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000875117
url http://hdl.handle.net/10183/69866
identifier_str_mv 000875117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69866/1/000875117.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69866/2/000875117.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69866/3/000875117.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f514679fe3ffbfcc1aee0f0bf98ad0e7
19048f7d8706e06651ea8373a68f3b6d
5a9c60f87456145f7e98e876b314987f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224442946256896