Pedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174298 |
Resumo: | Com base nas contribuições da pedagogia da infância, discutem-se indicativos que possam estruturar a reflexão sobre a formação de professores para a educação infantil, tendo em vista a invenção e a operacionalização de uma pedagogia do cotidiano. Para tanto, metodologicamente, analisa-se um conjunto de relatórios de estágios curriculares, por meio dos quais se evidencia a maneira como as professoras em formação inicial consideram o cotidiano enquanto catalizador das experiências das crianças no que diz respeito à construção do currículo. Segundo as análises realizadas, conclui-se que a formação inicial de professores pode ser um potente modo de promover a construção de uma pedagogia do cotidiano que acolha as crianças com seus peculiares jeitos de ser, de viver e de habitar o mundo. |
id |
UFRGS-2_1433ebd5beeaa6069e15a4a9eff17082 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174298 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Rodrigo Saballa deFochi, Paulo Sergio2018-04-03T02:26:05Z20170104-1037http://hdl.handle.net/10183/174298001057549Com base nas contribuições da pedagogia da infância, discutem-se indicativos que possam estruturar a reflexão sobre a formação de professores para a educação infantil, tendo em vista a invenção e a operacionalização de uma pedagogia do cotidiano. Para tanto, metodologicamente, analisa-se um conjunto de relatórios de estágios curriculares, por meio dos quais se evidencia a maneira como as professoras em formação inicial consideram o cotidiano enquanto catalizador das experiências das crianças no que diz respeito à construção do currículo. Segundo as análises realizadas, conclui-se que a formação inicial de professores pode ser um potente modo de promover a construção de uma pedagogia do cotidiano que acolha as crianças com seus peculiares jeitos de ser, de viver e de habitar o mundo.Based on contributions in the field of early childhood pedagogy, this paper aims to discuss markers capable of structuring thoughts about the teacher training for early childhood education, in view of the creation and operationalization of an everyday life pedagogy. To do so, methodologically, a set of compulsory internship reports is analyzed, disclosing the trainee teachers’ view on the everyday life working as catalyst for children’s experiences concerning the development of a curriculum. Thus, according to the analysis carried out, findings indicate that teacher training can be a powerful instrument to promote the development of an everyday life pedagogy that embraces all children in their particular ways of being, living and inhabiting the world.application/pdfporEm aberto. Vol. 30, n.100 (set./dez. 2017), p. 23-42.Formação de professoresCurrículoEarly childhood educationEveryday lifeCurriculumTeacher trainingSupervised internshipPedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professoresPedagogy of everyday life : demands of the curriculum for teacher traininginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001057549.pdf001057549.pdfTexto completoapplication/pdf1696407http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174298/1/001057549.pdf09feb6e57635b4b3e6c44e03f7134e03MD51TEXT001057549.pdf.txt001057549.pdf.txtExtracted Texttext/plain58802http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174298/2/001057549.pdf.txt8a9a8a670e1ba629d95df0e3488e60fbMD52THUMBNAIL001057549.pdf.jpg001057549.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1296http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174298/3/001057549.pdf.jpgfe3689b83873f30af78aab9b502203c1MD5310183/1742982021-05-07 04:58:31.593366oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174298Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:58:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professores |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Pedagogy of everyday life : demands of the curriculum for teacher training |
title |
Pedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professores |
spellingShingle |
Pedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professores Carvalho, Rodrigo Saballa de Formação de professores Currículo Early childhood education Everyday life Curriculum Teacher training Supervised internship |
title_short |
Pedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professores |
title_full |
Pedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professores |
title_fullStr |
Pedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professores |
title_full_unstemmed |
Pedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professores |
title_sort |
Pedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professores |
author |
Carvalho, Rodrigo Saballa de |
author_facet |
Carvalho, Rodrigo Saballa de Fochi, Paulo Sergio |
author_role |
author |
author2 |
Fochi, Paulo Sergio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Rodrigo Saballa de Fochi, Paulo Sergio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Currículo |
topic |
Formação de professores Currículo Early childhood education Everyday life Curriculum Teacher training Supervised internship |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Early childhood education Everyday life Curriculum Teacher training Supervised internship |
description |
Com base nas contribuições da pedagogia da infância, discutem-se indicativos que possam estruturar a reflexão sobre a formação de professores para a educação infantil, tendo em vista a invenção e a operacionalização de uma pedagogia do cotidiano. Para tanto, metodologicamente, analisa-se um conjunto de relatórios de estágios curriculares, por meio dos quais se evidencia a maneira como as professoras em formação inicial consideram o cotidiano enquanto catalizador das experiências das crianças no que diz respeito à construção do currículo. Segundo as análises realizadas, conclui-se que a formação inicial de professores pode ser um potente modo de promover a construção de uma pedagogia do cotidiano que acolha as crianças com seus peculiares jeitos de ser, de viver e de habitar o mundo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-03T02:26:05Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174298 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-1037 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001057549 |
identifier_str_mv |
0104-1037 001057549 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Em aberto. Vol. 30, n.100 (set./dez. 2017), p. 23-42. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174298/1/001057549.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174298/2/001057549.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174298/3/001057549.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
09feb6e57635b4b3e6c44e03f7134e03 8a9a8a670e1ba629d95df0e3488e60fb fe3689b83873f30af78aab9b502203c1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224941833551872 |