Pedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rodrigo Saballa de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fochi, Paulo Sergio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174298
Resumo: Com base nas contribuições da pedagogia da infância, discutem-se indicativos que possam estruturar a reflexão sobre a formação de professores para a educação infantil, tendo em vista a invenção e a operacionalização de uma pedagogia do cotidiano. Para tanto, metodologicamente, analisa-se um conjunto de relatórios de estágios curriculares, por meio dos quais se evidencia a maneira como as professoras em formação inicial consideram o cotidiano enquanto catalizador das experiências das crianças no que diz respeito à construção do currículo. Segundo as análises realizadas, conclui-se que a formação inicial de professores pode ser um potente modo de promover a construção de uma pedagogia do cotidiano que acolha as crianças com seus peculiares jeitos de ser, de viver e de habitar o mundo.
id UFRGS-2_1433ebd5beeaa6069e15a4a9eff17082
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174298
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carvalho, Rodrigo Saballa deFochi, Paulo Sergio2018-04-03T02:26:05Z20170104-1037http://hdl.handle.net/10183/174298001057549Com base nas contribuições da pedagogia da infância, discutem-se indicativos que possam estruturar a reflexão sobre a formação de professores para a educação infantil, tendo em vista a invenção e a operacionalização de uma pedagogia do cotidiano. Para tanto, metodologicamente, analisa-se um conjunto de relatórios de estágios curriculares, por meio dos quais se evidencia a maneira como as professoras em formação inicial consideram o cotidiano enquanto catalizador das experiências das crianças no que diz respeito à construção do currículo. Segundo as análises realizadas, conclui-se que a formação inicial de professores pode ser um potente modo de promover a construção de uma pedagogia do cotidiano que acolha as crianças com seus peculiares jeitos de ser, de viver e de habitar o mundo.Based on contributions in the field of early childhood pedagogy, this paper aims to discuss markers capable of structuring thoughts about the teacher training for early childhood education, in view of the creation and operationalization of an everyday life pedagogy. To do so, methodologically, a set of compulsory internship reports is analyzed, disclosing the trainee teachers’ view on the everyday life working as catalyst for children’s experiences concerning the development of a curriculum. Thus, according to the analysis carried out, findings indicate that teacher training can be a powerful instrument to promote the development of an everyday life pedagogy that embraces all children in their particular ways of being, living and inhabiting the world.application/pdfporEm aberto. Vol. 30, n.100 (set./dez. 2017), p. 23-42.Formação de professoresCurrículoEarly childhood educationEveryday lifeCurriculumTeacher trainingSupervised internshipPedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professoresPedagogy of everyday life : demands of the curriculum for teacher traininginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001057549.pdf001057549.pdfTexto completoapplication/pdf1696407http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174298/1/001057549.pdf09feb6e57635b4b3e6c44e03f7134e03MD51TEXT001057549.pdf.txt001057549.pdf.txtExtracted Texttext/plain58802http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174298/2/001057549.pdf.txt8a9a8a670e1ba629d95df0e3488e60fbMD52THUMBNAIL001057549.pdf.jpg001057549.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1296http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174298/3/001057549.pdf.jpgfe3689b83873f30af78aab9b502203c1MD5310183/1742982021-05-07 04:58:31.593366oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174298Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:58:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedagogy of everyday life : demands of the curriculum for teacher training
title Pedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professores
spellingShingle Pedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professores
Carvalho, Rodrigo Saballa de
Formação de professores
Currículo
Early childhood education
Everyday life
Curriculum
Teacher training
Supervised internship
title_short Pedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professores
title_full Pedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professores
title_fullStr Pedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professores
title_full_unstemmed Pedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professores
title_sort Pedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professores
author Carvalho, Rodrigo Saballa de
author_facet Carvalho, Rodrigo Saballa de
Fochi, Paulo Sergio
author_role author
author2 Fochi, Paulo Sergio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
Fochi, Paulo Sergio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Currículo
topic Formação de professores
Currículo
Early childhood education
Everyday life
Curriculum
Teacher training
Supervised internship
dc.subject.eng.fl_str_mv Early childhood education
Everyday life
Curriculum
Teacher training
Supervised internship
description Com base nas contribuições da pedagogia da infância, discutem-se indicativos que possam estruturar a reflexão sobre a formação de professores para a educação infantil, tendo em vista a invenção e a operacionalização de uma pedagogia do cotidiano. Para tanto, metodologicamente, analisa-se um conjunto de relatórios de estágios curriculares, por meio dos quais se evidencia a maneira como as professoras em formação inicial consideram o cotidiano enquanto catalizador das experiências das crianças no que diz respeito à construção do currículo. Segundo as análises realizadas, conclui-se que a formação inicial de professores pode ser um potente modo de promover a construção de uma pedagogia do cotidiano que acolha as crianças com seus peculiares jeitos de ser, de viver e de habitar o mundo.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-03T02:26:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174298
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-1037
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001057549
identifier_str_mv 0104-1037
001057549
url http://hdl.handle.net/10183/174298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Em aberto. Vol. 30, n.100 (set./dez. 2017), p. 23-42.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174298/1/001057549.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174298/2/001057549.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174298/3/001057549.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 09feb6e57635b4b3e6c44e03f7134e03
8a9a8a670e1ba629d95df0e3488e60fb
fe3689b83873f30af78aab9b502203c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224941833551872