O "lápis cor-de-pele" : a construção de identidades raciais nas práticas escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102976 |
Resumo: | No presente Trabalho de Conclusão de Curso tenho como objetivo analisar o processo pelo qual as crianças constroem o conceito de identidade racial partindo da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação. Para tanto, discuto como as relações raciais são vivenciadas na escola e como elas se articulam com as identidades culturais produzidas na sociedade globalizada. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, utilizando-se a técnica de grupo focal para a produção de dados para análise. Desse modo, foram selecionados 08 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual da cidade de Porto Alegre e foram elaboradas duas oficinas de trabalho para que se tornasse possível a sensibilização dos participantes acerca da temática, e uma apreciação de suas produções orais e gráficas. A primeira oficina consistiu em uma contação de história e posterior produção gráfica com proposta definida e a segunda tratou-se da produção de um autorretrato e posterior momento de discussão em grupo. As análises apontam que a identidade racial das crianças se constrói através das práticas escolares e não-escolares e que, em ambas, o papel das representações culturais, em especial da mídia impressa e dos livros literários, é destacado, contribuindo para a construção da inferiorização do negro e dos mestiços. |
id |
UFRGS-2_14637b4ff54945e09b8551bc36feb901 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102976 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Boucinha, Camila Oliveira AlvesKaercher, Gládis Elise Pereira da Silva2014-09-12T02:10:33Z2014http://hdl.handle.net/10183/102976000935787No presente Trabalho de Conclusão de Curso tenho como objetivo analisar o processo pelo qual as crianças constroem o conceito de identidade racial partindo da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação. Para tanto, discuto como as relações raciais são vivenciadas na escola e como elas se articulam com as identidades culturais produzidas na sociedade globalizada. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, utilizando-se a técnica de grupo focal para a produção de dados para análise. Desse modo, foram selecionados 08 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual da cidade de Porto Alegre e foram elaboradas duas oficinas de trabalho para que se tornasse possível a sensibilização dos participantes acerca da temática, e uma apreciação de suas produções orais e gráficas. A primeira oficina consistiu em uma contação de história e posterior produção gráfica com proposta definida e a segunda tratou-se da produção de um autorretrato e posterior momento de discussão em grupo. As análises apontam que a identidade racial das crianças se constrói através das práticas escolares e não-escolares e que, em ambas, o papel das representações culturais, em especial da mídia impressa e dos livros literários, é destacado, contribuindo para a construção da inferiorização do negro e dos mestiços.application/pdfporInfânciaIdentidadeDiferençaRaçaPrática pedagógicaO "lápis cor-de-pele" : a construção de identidades raciais nas práticas escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000935787.pdf000935787.pdfTexto completoapplication/pdf1274740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102976/1/000935787.pdf1702fa76ec36ec0e776e7c802c847916MD51TEXT000935787.pdf.txt000935787.pdf.txtExtracted Texttext/plain72067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102976/2/000935787.pdf.txt0d1f3fabd6bd1ac54d27e0ae98df7027MD52THUMBNAIL000935787.pdf.jpg000935787.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102976/3/000935787.pdf.jpgea166589492b7f4249335a26ee2b95d3MD5310183/1029762018-10-23 09:25:02.044oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102976Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:25:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O "lápis cor-de-pele" : a construção de identidades raciais nas práticas escolares |
title |
O "lápis cor-de-pele" : a construção de identidades raciais nas práticas escolares |
spellingShingle |
O "lápis cor-de-pele" : a construção de identidades raciais nas práticas escolares Boucinha, Camila Oliveira Alves Infância Identidade Diferença Raça Prática pedagógica |
title_short |
O "lápis cor-de-pele" : a construção de identidades raciais nas práticas escolares |
title_full |
O "lápis cor-de-pele" : a construção de identidades raciais nas práticas escolares |
title_fullStr |
O "lápis cor-de-pele" : a construção de identidades raciais nas práticas escolares |
title_full_unstemmed |
O "lápis cor-de-pele" : a construção de identidades raciais nas práticas escolares |
title_sort |
O "lápis cor-de-pele" : a construção de identidades raciais nas práticas escolares |
author |
Boucinha, Camila Oliveira Alves |
author_facet |
Boucinha, Camila Oliveira Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boucinha, Camila Oliveira Alves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva |
contributor_str_mv |
Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Identidade Diferença Raça Prática pedagógica |
topic |
Infância Identidade Diferença Raça Prática pedagógica |
description |
No presente Trabalho de Conclusão de Curso tenho como objetivo analisar o processo pelo qual as crianças constroem o conceito de identidade racial partindo da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação. Para tanto, discuto como as relações raciais são vivenciadas na escola e como elas se articulam com as identidades culturais produzidas na sociedade globalizada. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, utilizando-se a técnica de grupo focal para a produção de dados para análise. Desse modo, foram selecionados 08 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual da cidade de Porto Alegre e foram elaboradas duas oficinas de trabalho para que se tornasse possível a sensibilização dos participantes acerca da temática, e uma apreciação de suas produções orais e gráficas. A primeira oficina consistiu em uma contação de história e posterior produção gráfica com proposta definida e a segunda tratou-se da produção de um autorretrato e posterior momento de discussão em grupo. As análises apontam que a identidade racial das crianças se constrói através das práticas escolares e não-escolares e que, em ambas, o papel das representações culturais, em especial da mídia impressa e dos livros literários, é destacado, contribuindo para a construção da inferiorização do negro e dos mestiços. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-12T02:10:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102976 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000935787 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102976 |
identifier_str_mv |
000935787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102976/1/000935787.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102976/2/000935787.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102976/3/000935787.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1702fa76ec36ec0e776e7c802c847916 0d1f3fabd6bd1ac54d27e0ae98df7027 ea166589492b7f4249335a26ee2b95d3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132918775808 |