O "lápis cor-de-pele" : a construção de identidades raciais nas práticas escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boucinha, Camila Oliveira Alves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102976
Resumo: No presente Trabalho de Conclusão de Curso tenho como objetivo analisar o processo pelo qual as crianças constroem o conceito de identidade racial partindo da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação. Para tanto, discuto como as relações raciais são vivenciadas na escola e como elas se articulam com as identidades culturais produzidas na sociedade globalizada. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, utilizando-se a técnica de grupo focal para a produção de dados para análise. Desse modo, foram selecionados 08 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual da cidade de Porto Alegre e foram elaboradas duas oficinas de trabalho para que se tornasse possível a sensibilização dos participantes acerca da temática, e uma apreciação de suas produções orais e gráficas. A primeira oficina consistiu em uma contação de história e posterior produção gráfica com proposta definida e a segunda tratou-se da produção de um autorretrato e posterior momento de discussão em grupo. As análises apontam que a identidade racial das crianças se constrói através das práticas escolares e não-escolares e que, em ambas, o papel das representações culturais, em especial da mídia impressa e dos livros literários, é destacado, contribuindo para a construção da inferiorização do negro e dos mestiços.
id UFRGS-2_14637b4ff54945e09b8551bc36feb901
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102976
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Boucinha, Camila Oliveira AlvesKaercher, Gládis Elise Pereira da Silva2014-09-12T02:10:33Z2014http://hdl.handle.net/10183/102976000935787No presente Trabalho de Conclusão de Curso tenho como objetivo analisar o processo pelo qual as crianças constroem o conceito de identidade racial partindo da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação. Para tanto, discuto como as relações raciais são vivenciadas na escola e como elas se articulam com as identidades culturais produzidas na sociedade globalizada. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, utilizando-se a técnica de grupo focal para a produção de dados para análise. Desse modo, foram selecionados 08 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual da cidade de Porto Alegre e foram elaboradas duas oficinas de trabalho para que se tornasse possível a sensibilização dos participantes acerca da temática, e uma apreciação de suas produções orais e gráficas. A primeira oficina consistiu em uma contação de história e posterior produção gráfica com proposta definida e a segunda tratou-se da produção de um autorretrato e posterior momento de discussão em grupo. As análises apontam que a identidade racial das crianças se constrói através das práticas escolares e não-escolares e que, em ambas, o papel das representações culturais, em especial da mídia impressa e dos livros literários, é destacado, contribuindo para a construção da inferiorização do negro e dos mestiços.application/pdfporInfânciaIdentidadeDiferençaRaçaPrática pedagógicaO "lápis cor-de-pele" : a construção de identidades raciais nas práticas escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000935787.pdf000935787.pdfTexto completoapplication/pdf1274740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102976/1/000935787.pdf1702fa76ec36ec0e776e7c802c847916MD51TEXT000935787.pdf.txt000935787.pdf.txtExtracted Texttext/plain72067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102976/2/000935787.pdf.txt0d1f3fabd6bd1ac54d27e0ae98df7027MD52THUMBNAIL000935787.pdf.jpg000935787.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102976/3/000935787.pdf.jpgea166589492b7f4249335a26ee2b95d3MD5310183/1029762018-10-23 09:25:02.044oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102976Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:25:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O "lápis cor-de-pele" : a construção de identidades raciais nas práticas escolares
title O "lápis cor-de-pele" : a construção de identidades raciais nas práticas escolares
spellingShingle O "lápis cor-de-pele" : a construção de identidades raciais nas práticas escolares
Boucinha, Camila Oliveira Alves
Infância
Identidade
Diferença
Raça
Prática pedagógica
title_short O "lápis cor-de-pele" : a construção de identidades raciais nas práticas escolares
title_full O "lápis cor-de-pele" : a construção de identidades raciais nas práticas escolares
title_fullStr O "lápis cor-de-pele" : a construção de identidades raciais nas práticas escolares
title_full_unstemmed O "lápis cor-de-pele" : a construção de identidades raciais nas práticas escolares
title_sort O "lápis cor-de-pele" : a construção de identidades raciais nas práticas escolares
author Boucinha, Camila Oliveira Alves
author_facet Boucinha, Camila Oliveira Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boucinha, Camila Oliveira Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva
contributor_str_mv Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Identidade
Diferença
Raça
Prática pedagógica
topic Infância
Identidade
Diferença
Raça
Prática pedagógica
description No presente Trabalho de Conclusão de Curso tenho como objetivo analisar o processo pelo qual as crianças constroem o conceito de identidade racial partindo da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação. Para tanto, discuto como as relações raciais são vivenciadas na escola e como elas se articulam com as identidades culturais produzidas na sociedade globalizada. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, utilizando-se a técnica de grupo focal para a produção de dados para análise. Desse modo, foram selecionados 08 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual da cidade de Porto Alegre e foram elaboradas duas oficinas de trabalho para que se tornasse possível a sensibilização dos participantes acerca da temática, e uma apreciação de suas produções orais e gráficas. A primeira oficina consistiu em uma contação de história e posterior produção gráfica com proposta definida e a segunda tratou-se da produção de um autorretrato e posterior momento de discussão em grupo. As análises apontam que a identidade racial das crianças se constrói através das práticas escolares e não-escolares e que, em ambas, o papel das representações culturais, em especial da mídia impressa e dos livros literários, é destacado, contribuindo para a construção da inferiorização do negro e dos mestiços.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-12T02:10:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102976
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000935787
url http://hdl.handle.net/10183/102976
identifier_str_mv 000935787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102976/1/000935787.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102976/2/000935787.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102976/3/000935787.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1702fa76ec36ec0e776e7c802c847916
0d1f3fabd6bd1ac54d27e0ae98df7027
ea166589492b7f4249335a26ee2b95d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447132918775808