A prática docente na educação de jovens e adultos : construindo novas possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lutz, Diego
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Hernandez, Aline Reis Calvo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230931
Resumo: O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a possibilidade de novas práticas na Educação de Jovens e Adultos, apontando para novos horizontes para esta modalidade de ensino. Esta reflexão teve como ponto de partida a prática de Estágio, no curso de Licenciatura em Pedagogia a Distancia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A realidade da EJA no país nos mostra que, embora seja uma modalidade diferente da educação regular, as práticas ali estabelecidas refletem velhas práxis docentes centradas no conteúdo, sem considerar os sujeitos, sua história, sua realidade e necessidades. Neste sentido, a partir do trabalho desenvolvido com a metodologia dos Projetos de Aprendizagem (PA), considerando os sujeitos como foco central da prática docente, buscou-se transformar o espaço da sala de aula em um ambiente dinâmico, de interação, de práticas colaborativas e aprendizagem, explorando os espaços escolares e as tecnologias da informação e de comunicação.
id UFRGS-2_14697e20f03ab719247fc0de20855ba9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230931
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lutz, DiegoHernandez, Aline Reis Calvo2021-10-20T04:22:25Z20201983-3857http://hdl.handle.net/10183/230931001132231O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a possibilidade de novas práticas na Educação de Jovens e Adultos, apontando para novos horizontes para esta modalidade de ensino. Esta reflexão teve como ponto de partida a prática de Estágio, no curso de Licenciatura em Pedagogia a Distancia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A realidade da EJA no país nos mostra que, embora seja uma modalidade diferente da educação regular, as práticas ali estabelecidas refletem velhas práxis docentes centradas no conteúdo, sem considerar os sujeitos, sua história, sua realidade e necessidades. Neste sentido, a partir do trabalho desenvolvido com a metodologia dos Projetos de Aprendizagem (PA), considerando os sujeitos como foco central da prática docente, buscou-se transformar o espaço da sala de aula em um ambiente dinâmico, de interação, de práticas colaborativas e aprendizagem, explorando os espaços escolares e as tecnologias da informação e de comunicação.This article aims to reflect on the possibility of new practices in Youth and Adult Education, pointing to new horizons for this type of teaching. This reflection had as its starting point the practice of Internship, in the Distance Education Degree course at theFederal University of Rio Grande do Sul. The reality of EJA in the country shows us that, although it is a different modality from regular education, the practices established there reflect old teaching praxis centered on the content, without considering the subjects, their history, their reality and needs. In this sense, based on the work developed with the Learning Projects (PA) methodology, considering the subjects as the central focus of teaching practice, we sought to transform the classroom space into a dynamic environment, of interaction, of collaborative practices and learning, exploring school spaces and information and communication technologies.application/pdfporOlhares & trilhas. Uberlândia, MG. Vol. 22, n. 2 (maio/ago. 2020), p. [203]-220Educação de jovens e adultosPráticas pedagógicasEmpoderamentoLearnA prática docente na educação de jovens e adultos : construindo novas possibilidadesThe teaching practice in Young and Adult Education : building new possibilitiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132231.pdf.txt001132231.pdf.txtExtracted Texttext/plain49689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230931/2/001132231.pdf.txt8bea43ad1beac7cc2119cad26714379eMD52ORIGINAL001132231.pdfTexto completoapplication/pdf226539http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230931/1/001132231.pdfef7744751b14ea8e24c6c1c30a5cc456MD5110183/2309312021-11-20 05:49:30.901186oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230931Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:49:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A prática docente na educação de jovens e adultos : construindo novas possibilidades
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The teaching practice in Young and Adult Education : building new possibilities
title A prática docente na educação de jovens e adultos : construindo novas possibilidades
spellingShingle A prática docente na educação de jovens e adultos : construindo novas possibilidades
Lutz, Diego
Educação de jovens e adultos
Práticas pedagógicas
Empoderamento
Learn
title_short A prática docente na educação de jovens e adultos : construindo novas possibilidades
title_full A prática docente na educação de jovens e adultos : construindo novas possibilidades
title_fullStr A prática docente na educação de jovens e adultos : construindo novas possibilidades
title_full_unstemmed A prática docente na educação de jovens e adultos : construindo novas possibilidades
title_sort A prática docente na educação de jovens e adultos : construindo novas possibilidades
author Lutz, Diego
author_facet Lutz, Diego
Hernandez, Aline Reis Calvo
author_role author
author2 Hernandez, Aline Reis Calvo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lutz, Diego
Hernandez, Aline Reis Calvo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Práticas pedagógicas
Empoderamento
topic Educação de jovens e adultos
Práticas pedagógicas
Empoderamento
Learn
dc.subject.eng.fl_str_mv Learn
description O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a possibilidade de novas práticas na Educação de Jovens e Adultos, apontando para novos horizontes para esta modalidade de ensino. Esta reflexão teve como ponto de partida a prática de Estágio, no curso de Licenciatura em Pedagogia a Distancia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A realidade da EJA no país nos mostra que, embora seja uma modalidade diferente da educação regular, as práticas ali estabelecidas refletem velhas práxis docentes centradas no conteúdo, sem considerar os sujeitos, sua história, sua realidade e necessidades. Neste sentido, a partir do trabalho desenvolvido com a metodologia dos Projetos de Aprendizagem (PA), considerando os sujeitos como foco central da prática docente, buscou-se transformar o espaço da sala de aula em um ambiente dinâmico, de interação, de práticas colaborativas e aprendizagem, explorando os espaços escolares e as tecnologias da informação e de comunicação.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-20T04:22:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230931
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-3857
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132231
identifier_str_mv 1983-3857
001132231
url http://hdl.handle.net/10183/230931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Olhares & trilhas. Uberlândia, MG. Vol. 22, n. 2 (maio/ago. 2020), p. [203]-220
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230931/2/001132231.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230931/1/001132231.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8bea43ad1beac7cc2119cad26714379e
ef7744751b14ea8e24c6c1c30a5cc456
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225039451783168