A prática docente na educação de jovens e adultos : construindo novas possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230931 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a possibilidade de novas práticas na Educação de Jovens e Adultos, apontando para novos horizontes para esta modalidade de ensino. Esta reflexão teve como ponto de partida a prática de Estágio, no curso de Licenciatura em Pedagogia a Distancia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A realidade da EJA no país nos mostra que, embora seja uma modalidade diferente da educação regular, as práticas ali estabelecidas refletem velhas práxis docentes centradas no conteúdo, sem considerar os sujeitos, sua história, sua realidade e necessidades. Neste sentido, a partir do trabalho desenvolvido com a metodologia dos Projetos de Aprendizagem (PA), considerando os sujeitos como foco central da prática docente, buscou-se transformar o espaço da sala de aula em um ambiente dinâmico, de interação, de práticas colaborativas e aprendizagem, explorando os espaços escolares e as tecnologias da informação e de comunicação. |
id |
UFRGS-2_14697e20f03ab719247fc0de20855ba9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230931 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lutz, DiegoHernandez, Aline Reis Calvo2021-10-20T04:22:25Z20201983-3857http://hdl.handle.net/10183/230931001132231O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a possibilidade de novas práticas na Educação de Jovens e Adultos, apontando para novos horizontes para esta modalidade de ensino. Esta reflexão teve como ponto de partida a prática de Estágio, no curso de Licenciatura em Pedagogia a Distancia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A realidade da EJA no país nos mostra que, embora seja uma modalidade diferente da educação regular, as práticas ali estabelecidas refletem velhas práxis docentes centradas no conteúdo, sem considerar os sujeitos, sua história, sua realidade e necessidades. Neste sentido, a partir do trabalho desenvolvido com a metodologia dos Projetos de Aprendizagem (PA), considerando os sujeitos como foco central da prática docente, buscou-se transformar o espaço da sala de aula em um ambiente dinâmico, de interação, de práticas colaborativas e aprendizagem, explorando os espaços escolares e as tecnologias da informação e de comunicação.This article aims to reflect on the possibility of new practices in Youth and Adult Education, pointing to new horizons for this type of teaching. This reflection had as its starting point the practice of Internship, in the Distance Education Degree course at theFederal University of Rio Grande do Sul. The reality of EJA in the country shows us that, although it is a different modality from regular education, the practices established there reflect old teaching praxis centered on the content, without considering the subjects, their history, their reality and needs. In this sense, based on the work developed with the Learning Projects (PA) methodology, considering the subjects as the central focus of teaching practice, we sought to transform the classroom space into a dynamic environment, of interaction, of collaborative practices and learning, exploring school spaces and information and communication technologies.application/pdfporOlhares & trilhas. Uberlândia, MG. Vol. 22, n. 2 (maio/ago. 2020), p. [203]-220Educação de jovens e adultosPráticas pedagógicasEmpoderamentoLearnA prática docente na educação de jovens e adultos : construindo novas possibilidadesThe teaching practice in Young and Adult Education : building new possibilitiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132231.pdf.txt001132231.pdf.txtExtracted Texttext/plain49689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230931/2/001132231.pdf.txt8bea43ad1beac7cc2119cad26714379eMD52ORIGINAL001132231.pdfTexto completoapplication/pdf226539http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230931/1/001132231.pdfef7744751b14ea8e24c6c1c30a5cc456MD5110183/2309312021-11-20 05:49:30.901186oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230931Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:49:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A prática docente na educação de jovens e adultos : construindo novas possibilidades |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The teaching practice in Young and Adult Education : building new possibilities |
title |
A prática docente na educação de jovens e adultos : construindo novas possibilidades |
spellingShingle |
A prática docente na educação de jovens e adultos : construindo novas possibilidades Lutz, Diego Educação de jovens e adultos Práticas pedagógicas Empoderamento Learn |
title_short |
A prática docente na educação de jovens e adultos : construindo novas possibilidades |
title_full |
A prática docente na educação de jovens e adultos : construindo novas possibilidades |
title_fullStr |
A prática docente na educação de jovens e adultos : construindo novas possibilidades |
title_full_unstemmed |
A prática docente na educação de jovens e adultos : construindo novas possibilidades |
title_sort |
A prática docente na educação de jovens e adultos : construindo novas possibilidades |
author |
Lutz, Diego |
author_facet |
Lutz, Diego Hernandez, Aline Reis Calvo |
author_role |
author |
author2 |
Hernandez, Aline Reis Calvo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lutz, Diego Hernandez, Aline Reis Calvo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Práticas pedagógicas Empoderamento |
topic |
Educação de jovens e adultos Práticas pedagógicas Empoderamento Learn |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learn |
description |
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a possibilidade de novas práticas na Educação de Jovens e Adultos, apontando para novos horizontes para esta modalidade de ensino. Esta reflexão teve como ponto de partida a prática de Estágio, no curso de Licenciatura em Pedagogia a Distancia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A realidade da EJA no país nos mostra que, embora seja uma modalidade diferente da educação regular, as práticas ali estabelecidas refletem velhas práxis docentes centradas no conteúdo, sem considerar os sujeitos, sua história, sua realidade e necessidades. Neste sentido, a partir do trabalho desenvolvido com a metodologia dos Projetos de Aprendizagem (PA), considerando os sujeitos como foco central da prática docente, buscou-se transformar o espaço da sala de aula em um ambiente dinâmico, de interação, de práticas colaborativas e aprendizagem, explorando os espaços escolares e as tecnologias da informação e de comunicação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-20T04:22:25Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/230931 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1983-3857 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001132231 |
identifier_str_mv |
1983-3857 001132231 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/230931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Olhares & trilhas. Uberlândia, MG. Vol. 22, n. 2 (maio/ago. 2020), p. [203]-220 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230931/2/001132231.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230931/1/001132231.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8bea43ad1beac7cc2119cad26714379e ef7744751b14ea8e24c6c1c30a5cc456 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225039451783168 |