Geometria dinâmica e Método Clínico de Piaget : visando o pensamento geométrico das transformações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monzon, Larissa Weyh
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223809
Resumo: Nesse artigo analisa-se o papel do uso de recursos digitais de Geometria Dinâmica em entrevista baseada no Método Clínico de Jean Piaget considerando o estudo do pensamento geométrico em relação a transformações no plano. Para esta análise desenvolveu-se uma sequência de atividades que contempla transformações geométricas utilizando o software GeoGebra em uma entrevista clínica com dez estudantes do Ensino Básico. O uso desse recurso proporcionou aos sujeitos da entrevista uma forma de interação e manipulação para construir conceitos, como também, para o pesquisador entender o pensamento dos entrevistados. Os dados apontam para a possibilidade de integração do Método Clínico e uso de mídias digitais possibilitando a ação do sujeito sobre objetos de geometria.
id UFRGS-2_1471d9296a9bd9aa124bc5fe83ef5eba
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223809
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Monzon, Larissa WeyhBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-07-14T04:29:46Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/223809001094490Nesse artigo analisa-se o papel do uso de recursos digitais de Geometria Dinâmica em entrevista baseada no Método Clínico de Jean Piaget considerando o estudo do pensamento geométrico em relação a transformações no plano. Para esta análise desenvolveu-se uma sequência de atividades que contempla transformações geométricas utilizando o software GeoGebra em uma entrevista clínica com dez estudantes do Ensino Básico. O uso desse recurso proporcionou aos sujeitos da entrevista uma forma de interação e manipulação para construir conceitos, como também, para o pesquisador entender o pensamento dos entrevistados. Os dados apontam para a possibilidade de integração do Método Clínico e uso de mídias digitais possibilitando a ação do sujeito sobre objetos de geometria.This article analyses the role of the use of digital resources of Dynamic Geometry in interview based on Jean Piaget Clinical Method, considering the study of geometrical thought related to transformations of the plan. For this analysis was developed a sequence of activities who includes geometrical transformations using the software GeoGebra in a clinical interview with ten students of basic education. The use of this resource provided the subjects of the interview with a form of interaction and manipulation to construct concepts, as well as for the researcher to understand the thoughts of the interviewees. The data point to the possibility of integration of the Clinical Method and the use of digital medias making possible the action of the subject on geometry objects.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 10 p.Geometria dinâmicaMétodo clínico piagetianoTransformações geométricasDynamic geometryClinical MethodGeometric transformationsGeometria dinâmica e Método Clínico de Piaget : visando o pensamento geométrico das transformaçõesDynamic geometry and Clinical Method of Piaget : aiming at the geometric thinking of transformationsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094490.pdf.txt001094490.pdf.txtExtracted Texttext/plain25259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223809/2/001094490.pdf.txtf7038d2b684a9272004c093cc5e00a5eMD52ORIGINAL001094490.pdfTexto completoapplication/pdf274433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223809/1/001094490.pdf26df19e6267d745055f2bda86da1b3b4MD5110183/2238092021-08-18 04:27:18.50298oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223809Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:27:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geometria dinâmica e Método Clínico de Piaget : visando o pensamento geométrico das transformações
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Dynamic geometry and Clinical Method of Piaget : aiming at the geometric thinking of transformations
title Geometria dinâmica e Método Clínico de Piaget : visando o pensamento geométrico das transformações
spellingShingle Geometria dinâmica e Método Clínico de Piaget : visando o pensamento geométrico das transformações
Monzon, Larissa Weyh
Geometria dinâmica
Método clínico piagetiano
Transformações geométricas
Dynamic geometry
Clinical Method
Geometric transformations
title_short Geometria dinâmica e Método Clínico de Piaget : visando o pensamento geométrico das transformações
title_full Geometria dinâmica e Método Clínico de Piaget : visando o pensamento geométrico das transformações
title_fullStr Geometria dinâmica e Método Clínico de Piaget : visando o pensamento geométrico das transformações
title_full_unstemmed Geometria dinâmica e Método Clínico de Piaget : visando o pensamento geométrico das transformações
title_sort Geometria dinâmica e Método Clínico de Piaget : visando o pensamento geométrico das transformações
author Monzon, Larissa Weyh
author_facet Monzon, Larissa Weyh
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author_role author
author2 Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monzon, Larissa Weyh
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria dinâmica
Método clínico piagetiano
Transformações geométricas
topic Geometria dinâmica
Método clínico piagetiano
Transformações geométricas
Dynamic geometry
Clinical Method
Geometric transformations
dc.subject.eng.fl_str_mv Dynamic geometry
Clinical Method
Geometric transformations
description Nesse artigo analisa-se o papel do uso de recursos digitais de Geometria Dinâmica em entrevista baseada no Método Clínico de Jean Piaget considerando o estudo do pensamento geométrico em relação a transformações no plano. Para esta análise desenvolveu-se uma sequência de atividades que contempla transformações geométricas utilizando o software GeoGebra em uma entrevista clínica com dez estudantes do Ensino Básico. O uso desse recurso proporcionou aos sujeitos da entrevista uma forma de interação e manipulação para construir conceitos, como também, para o pesquisador entender o pensamento dos entrevistados. Os dados apontam para a possibilidade de integração do Método Clínico e uso de mídias digitais possibilitando a ação do sujeito sobre objetos de geometria.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-14T04:29:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223809
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001094490
identifier_str_mv 1679-1916
001094490
url http://hdl.handle.net/10183/223809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 10 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223809/2/001094490.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223809/1/001094490.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f7038d2b684a9272004c093cc5e00a5e
26df19e6267d745055f2bda86da1b3b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447750984073216