Geometria dinâmica e Método Clínico de Piaget : visando o pensamento geométrico das transformações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223809 |
Resumo: | Nesse artigo analisa-se o papel do uso de recursos digitais de Geometria Dinâmica em entrevista baseada no Método Clínico de Jean Piaget considerando o estudo do pensamento geométrico em relação a transformações no plano. Para esta análise desenvolveu-se uma sequência de atividades que contempla transformações geométricas utilizando o software GeoGebra em uma entrevista clínica com dez estudantes do Ensino Básico. O uso desse recurso proporcionou aos sujeitos da entrevista uma forma de interação e manipulação para construir conceitos, como também, para o pesquisador entender o pensamento dos entrevistados. Os dados apontam para a possibilidade de integração do Método Clínico e uso de mídias digitais possibilitando a ação do sujeito sobre objetos de geometria. |
id |
UFRGS-2_1471d9296a9bd9aa124bc5fe83ef5eba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223809 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Monzon, Larissa WeyhBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-07-14T04:29:46Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/223809001094490Nesse artigo analisa-se o papel do uso de recursos digitais de Geometria Dinâmica em entrevista baseada no Método Clínico de Jean Piaget considerando o estudo do pensamento geométrico em relação a transformações no plano. Para esta análise desenvolveu-se uma sequência de atividades que contempla transformações geométricas utilizando o software GeoGebra em uma entrevista clínica com dez estudantes do Ensino Básico. O uso desse recurso proporcionou aos sujeitos da entrevista uma forma de interação e manipulação para construir conceitos, como também, para o pesquisador entender o pensamento dos entrevistados. Os dados apontam para a possibilidade de integração do Método Clínico e uso de mídias digitais possibilitando a ação do sujeito sobre objetos de geometria.This article analyses the role of the use of digital resources of Dynamic Geometry in interview based on Jean Piaget Clinical Method, considering the study of geometrical thought related to transformations of the plan. For this analysis was developed a sequence of activities who includes geometrical transformations using the software GeoGebra in a clinical interview with ten students of basic education. The use of this resource provided the subjects of the interview with a form of interaction and manipulation to construct concepts, as well as for the researcher to understand the thoughts of the interviewees. The data point to the possibility of integration of the Clinical Method and the use of digital medias making possible the action of the subject on geometry objects.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 10 p.Geometria dinâmicaMétodo clínico piagetianoTransformações geométricasDynamic geometryClinical MethodGeometric transformationsGeometria dinâmica e Método Clínico de Piaget : visando o pensamento geométrico das transformaçõesDynamic geometry and Clinical Method of Piaget : aiming at the geometric thinking of transformationsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094490.pdf.txt001094490.pdf.txtExtracted Texttext/plain25259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223809/2/001094490.pdf.txtf7038d2b684a9272004c093cc5e00a5eMD52ORIGINAL001094490.pdfTexto completoapplication/pdf274433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223809/1/001094490.pdf26df19e6267d745055f2bda86da1b3b4MD5110183/2238092021-08-18 04:27:18.50298oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223809Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:27:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Geometria dinâmica e Método Clínico de Piaget : visando o pensamento geométrico das transformações |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Dynamic geometry and Clinical Method of Piaget : aiming at the geometric thinking of transformations |
title |
Geometria dinâmica e Método Clínico de Piaget : visando o pensamento geométrico das transformações |
spellingShingle |
Geometria dinâmica e Método Clínico de Piaget : visando o pensamento geométrico das transformações Monzon, Larissa Weyh Geometria dinâmica Método clínico piagetiano Transformações geométricas Dynamic geometry Clinical Method Geometric transformations |
title_short |
Geometria dinâmica e Método Clínico de Piaget : visando o pensamento geométrico das transformações |
title_full |
Geometria dinâmica e Método Clínico de Piaget : visando o pensamento geométrico das transformações |
title_fullStr |
Geometria dinâmica e Método Clínico de Piaget : visando o pensamento geométrico das transformações |
title_full_unstemmed |
Geometria dinâmica e Método Clínico de Piaget : visando o pensamento geométrico das transformações |
title_sort |
Geometria dinâmica e Método Clínico de Piaget : visando o pensamento geométrico das transformações |
author |
Monzon, Larissa Weyh |
author_facet |
Monzon, Larissa Weyh Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monzon, Larissa Weyh Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria dinâmica Método clínico piagetiano Transformações geométricas |
topic |
Geometria dinâmica Método clínico piagetiano Transformações geométricas Dynamic geometry Clinical Method Geometric transformations |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dynamic geometry Clinical Method Geometric transformations |
description |
Nesse artigo analisa-se o papel do uso de recursos digitais de Geometria Dinâmica em entrevista baseada no Método Clínico de Jean Piaget considerando o estudo do pensamento geométrico em relação a transformações no plano. Para esta análise desenvolveu-se uma sequência de atividades que contempla transformações geométricas utilizando o software GeoGebra em uma entrevista clínica com dez estudantes do Ensino Básico. O uso desse recurso proporcionou aos sujeitos da entrevista uma forma de interação e manipulação para construir conceitos, como também, para o pesquisador entender o pensamento dos entrevistados. Os dados apontam para a possibilidade de integração do Método Clínico e uso de mídias digitais possibilitando a ação do sujeito sobre objetos de geometria. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-14T04:29:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223809 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001094490 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001094490 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 10 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223809/2/001094490.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223809/1/001094490.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f7038d2b684a9272004c093cc5e00a5e 26df19e6267d745055f2bda86da1b3b4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447750984073216 |