Ensino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúcho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruna Rodrigues da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31921
Resumo: Este trabalho integra a pesquisa PADRÕES DO PORTUGUÊS POPULAR ESCRITO: O VOCABULÁRIO DO JORNAL DIÁRIO GAÚCHO - FASE 1 e pretende demonstrar como, partindo de um corpus, podem ser geradas atividades de ensino de vocabulário para alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), mesmo que estes nem sempre tenham acesso a computadores nas escolas. Visa-se apresentar uma proposta de ensino de léxico pautada na observação do uso real das palavras, oriunda da Lingüística de Corpus (LC), partindo de um tipo de texto jornalístico que, embora popular entre os estudantes, é pouco explorado como material didático: o jornal popular porto-alegrense Diário Gaúcho. Primeiramente, caracterizam-se a pesquisa, o jornal e o corpus reunido, em parte disponível gratuitamente na internet. Depois, apresentam-se atividades já realizadas com alunos da graduação em Letras da UFRGS, buscando adaptação para o público do EJA. Na sua versão adaptada, vê-se que o primeiro elemento para que o professor do EJA consiga aproveitar o material é que conheça noções sobre LC, corpora e diferentes padrões de freqüência de palavras. Em seguida, explica-se como é possível desenhar uma unidade de ensino de vocabulário aproveitando o jornal popular e a visão de corpus. Por fim, avalia-se como o professor poderá, tratando de vocabulário e produzindo atividades de sala de aula associadas à manipulação do jornal impresso, estimular os alunos a terem contato com a internet, realizando atividades on-line com o corpus DG, por meio das ferramentas de exploração deste disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem PorPopular.
id UFRGS-2_14ccaae5c7bf22a4a1a9d4b086532045
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31921
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Bruna Rodrigues daFlores, Valdir do NascimentoFinatto, Maria José Bocorny2011-09-22T06:01:38Z2011http://hdl.handle.net/10183/31921000785025Este trabalho integra a pesquisa PADRÕES DO PORTUGUÊS POPULAR ESCRITO: O VOCABULÁRIO DO JORNAL DIÁRIO GAÚCHO - FASE 1 e pretende demonstrar como, partindo de um corpus, podem ser geradas atividades de ensino de vocabulário para alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), mesmo que estes nem sempre tenham acesso a computadores nas escolas. Visa-se apresentar uma proposta de ensino de léxico pautada na observação do uso real das palavras, oriunda da Lingüística de Corpus (LC), partindo de um tipo de texto jornalístico que, embora popular entre os estudantes, é pouco explorado como material didático: o jornal popular porto-alegrense Diário Gaúcho. Primeiramente, caracterizam-se a pesquisa, o jornal e o corpus reunido, em parte disponível gratuitamente na internet. Depois, apresentam-se atividades já realizadas com alunos da graduação em Letras da UFRGS, buscando adaptação para o público do EJA. Na sua versão adaptada, vê-se que o primeiro elemento para que o professor do EJA consiga aproveitar o material é que conheça noções sobre LC, corpora e diferentes padrões de freqüência de palavras. Em seguida, explica-se como é possível desenhar uma unidade de ensino de vocabulário aproveitando o jornal popular e a visão de corpus. Por fim, avalia-se como o professor poderá, tratando de vocabulário e produzindo atividades de sala de aula associadas à manipulação do jornal impresso, estimular os alunos a terem contato com a internet, realizando atividades on-line com o corpus DG, por meio das ferramentas de exploração deste disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem PorPopular.This paper integrates the research THE PATTERNS OF POPULAR WRITTEN PORTUGUESE LANGUAGE: THE VOCABULARY OF DIÁRIO GAÚCHO NEWSPAPER - Phase 1 and intends to demonstrate how we can create vocabulary activities to students of the Youngs and Adults Teaching system starting from a corpus even though they are not used to access computers at school. It aims to show a learning proposal of the lexicon based on the observation of the real usage of the words, which comes from the Corpus Linguistics, starting from a kind of journalistic text that is unexplored as a didactic material, but very common among the students, the popular newspaper: Diário Gaúcho (DG). Firstly, the research presents the newspaper and the organized corpus, which is available in part for free on the internet. After that, it shows the activities that have already been performed with the students from UFRGS Language graduation course, seeking for an adaptation to Youngs and Adults Teaching system students. In its adapted version, we can see that the first element to Youngs and Adults Teaching system teachers take advantage of this material is to know some notions about Corpus Linguistics, corpora and different patterns of the frequency of words. Then it explains how it is possible to draw a unit of vocabulary learning taking advantage of the popular newspaper and the vision of corpus. At the end it estimates how teachers, dealing with vocabulary and producing activities associated with the manipulation of the printed newspaper in the classroom, can stimulate students to keep in touch with internet executing online exercises with corpus DG, through its exploration tools available in the virtual environment of PorPopular learning.application/pdfporEducação de jovens e adultosVocabulárioLingüística de corpusJornal popularTexto jornalísticoYoungs and adults teaching systemVocabularyPopular newspaperCorpus linguisticsCorpus/CorporaEnsino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúchoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2011Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000785025.pdf.txt000785025.pdf.txtExtracted Texttext/plain131935http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31921/2/000785025.pdf.txt20ad907a7244fef949f7d900e037d4caMD52ORIGINAL000785025.pdf000785025.pdfTexto completoapplication/pdf2027465http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31921/1/000785025.pdf96a02b2c397d67156f631f530f98f59cMD51THUMBNAIL000785025.pdf.jpg000785025.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31921/3/000785025.pdf.jpga8760f29b0a212472020348279576eedMD5310183/319212022-08-06 04:46:35.152165oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31921Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúcho
title Ensino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúcho
spellingShingle Ensino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúcho
Silva, Bruna Rodrigues da
Educação de jovens e adultos
Vocabulário
Lingüística de corpus
Jornal popular
Texto jornalístico
Youngs and adults teaching system
Vocabulary
Popular newspaper
Corpus linguistics
Corpus/Corpora
title_short Ensino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúcho
title_full Ensino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúcho
title_fullStr Ensino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúcho
title_full_unstemmed Ensino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúcho
title_sort Ensino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúcho
author Silva, Bruna Rodrigues da
author_facet Silva, Bruna Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruna Rodrigues da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flores, Valdir do Nascimento
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Finatto, Maria José Bocorny
contributor_str_mv Flores, Valdir do Nascimento
Finatto, Maria José Bocorny
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Vocabulário
Lingüística de corpus
Jornal popular
Texto jornalístico
topic Educação de jovens e adultos
Vocabulário
Lingüística de corpus
Jornal popular
Texto jornalístico
Youngs and adults teaching system
Vocabulary
Popular newspaper
Corpus linguistics
Corpus/Corpora
dc.subject.eng.fl_str_mv Youngs and adults teaching system
Vocabulary
Popular newspaper
Corpus linguistics
Corpus/Corpora
description Este trabalho integra a pesquisa PADRÕES DO PORTUGUÊS POPULAR ESCRITO: O VOCABULÁRIO DO JORNAL DIÁRIO GAÚCHO - FASE 1 e pretende demonstrar como, partindo de um corpus, podem ser geradas atividades de ensino de vocabulário para alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), mesmo que estes nem sempre tenham acesso a computadores nas escolas. Visa-se apresentar uma proposta de ensino de léxico pautada na observação do uso real das palavras, oriunda da Lingüística de Corpus (LC), partindo de um tipo de texto jornalístico que, embora popular entre os estudantes, é pouco explorado como material didático: o jornal popular porto-alegrense Diário Gaúcho. Primeiramente, caracterizam-se a pesquisa, o jornal e o corpus reunido, em parte disponível gratuitamente na internet. Depois, apresentam-se atividades já realizadas com alunos da graduação em Letras da UFRGS, buscando adaptação para o público do EJA. Na sua versão adaptada, vê-se que o primeiro elemento para que o professor do EJA consiga aproveitar o material é que conheça noções sobre LC, corpora e diferentes padrões de freqüência de palavras. Em seguida, explica-se como é possível desenhar uma unidade de ensino de vocabulário aproveitando o jornal popular e a visão de corpus. Por fim, avalia-se como o professor poderá, tratando de vocabulário e produzindo atividades de sala de aula associadas à manipulação do jornal impresso, estimular os alunos a terem contato com a internet, realizando atividades on-line com o corpus DG, por meio das ferramentas de exploração deste disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem PorPopular.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-22T06:01:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31921
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000785025
url http://hdl.handle.net/10183/31921
identifier_str_mv 000785025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31921/2/000785025.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31921/1/000785025.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31921/3/000785025.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 20ad907a7244fef949f7d900e037d4ca
96a02b2c397d67156f631f530f98f59c
a8760f29b0a212472020348279576eed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413233807360