Ensino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúcho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31921 |
Resumo: | Este trabalho integra a pesquisa PADRÕES DO PORTUGUÊS POPULAR ESCRITO: O VOCABULÁRIO DO JORNAL DIÁRIO GAÚCHO - FASE 1 e pretende demonstrar como, partindo de um corpus, podem ser geradas atividades de ensino de vocabulário para alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), mesmo que estes nem sempre tenham acesso a computadores nas escolas. Visa-se apresentar uma proposta de ensino de léxico pautada na observação do uso real das palavras, oriunda da Lingüística de Corpus (LC), partindo de um tipo de texto jornalístico que, embora popular entre os estudantes, é pouco explorado como material didático: o jornal popular porto-alegrense Diário Gaúcho. Primeiramente, caracterizam-se a pesquisa, o jornal e o corpus reunido, em parte disponível gratuitamente na internet. Depois, apresentam-se atividades já realizadas com alunos da graduação em Letras da UFRGS, buscando adaptação para o público do EJA. Na sua versão adaptada, vê-se que o primeiro elemento para que o professor do EJA consiga aproveitar o material é que conheça noções sobre LC, corpora e diferentes padrões de freqüência de palavras. Em seguida, explica-se como é possível desenhar uma unidade de ensino de vocabulário aproveitando o jornal popular e a visão de corpus. Por fim, avalia-se como o professor poderá, tratando de vocabulário e produzindo atividades de sala de aula associadas à manipulação do jornal impresso, estimular os alunos a terem contato com a internet, realizando atividades on-line com o corpus DG, por meio das ferramentas de exploração deste disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem PorPopular. |
id |
UFRGS-2_14ccaae5c7bf22a4a1a9d4b086532045 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31921 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Bruna Rodrigues daFlores, Valdir do NascimentoFinatto, Maria José Bocorny2011-09-22T06:01:38Z2011http://hdl.handle.net/10183/31921000785025Este trabalho integra a pesquisa PADRÕES DO PORTUGUÊS POPULAR ESCRITO: O VOCABULÁRIO DO JORNAL DIÁRIO GAÚCHO - FASE 1 e pretende demonstrar como, partindo de um corpus, podem ser geradas atividades de ensino de vocabulário para alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), mesmo que estes nem sempre tenham acesso a computadores nas escolas. Visa-se apresentar uma proposta de ensino de léxico pautada na observação do uso real das palavras, oriunda da Lingüística de Corpus (LC), partindo de um tipo de texto jornalístico que, embora popular entre os estudantes, é pouco explorado como material didático: o jornal popular porto-alegrense Diário Gaúcho. Primeiramente, caracterizam-se a pesquisa, o jornal e o corpus reunido, em parte disponível gratuitamente na internet. Depois, apresentam-se atividades já realizadas com alunos da graduação em Letras da UFRGS, buscando adaptação para o público do EJA. Na sua versão adaptada, vê-se que o primeiro elemento para que o professor do EJA consiga aproveitar o material é que conheça noções sobre LC, corpora e diferentes padrões de freqüência de palavras. Em seguida, explica-se como é possível desenhar uma unidade de ensino de vocabulário aproveitando o jornal popular e a visão de corpus. Por fim, avalia-se como o professor poderá, tratando de vocabulário e produzindo atividades de sala de aula associadas à manipulação do jornal impresso, estimular os alunos a terem contato com a internet, realizando atividades on-line com o corpus DG, por meio das ferramentas de exploração deste disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem PorPopular.This paper integrates the research THE PATTERNS OF POPULAR WRITTEN PORTUGUESE LANGUAGE: THE VOCABULARY OF DIÁRIO GAÚCHO NEWSPAPER - Phase 1 and intends to demonstrate how we can create vocabulary activities to students of the Youngs and Adults Teaching system starting from a corpus even though they are not used to access computers at school. It aims to show a learning proposal of the lexicon based on the observation of the real usage of the words, which comes from the Corpus Linguistics, starting from a kind of journalistic text that is unexplored as a didactic material, but very common among the students, the popular newspaper: Diário Gaúcho (DG). Firstly, the research presents the newspaper and the organized corpus, which is available in part for free on the internet. After that, it shows the activities that have already been performed with the students from UFRGS Language graduation course, seeking for an adaptation to Youngs and Adults Teaching system students. In its adapted version, we can see that the first element to Youngs and Adults Teaching system teachers take advantage of this material is to know some notions about Corpus Linguistics, corpora and different patterns of the frequency of words. Then it explains how it is possible to draw a unit of vocabulary learning taking advantage of the popular newspaper and the vision of corpus. At the end it estimates how teachers, dealing with vocabulary and producing activities associated with the manipulation of the printed newspaper in the classroom, can stimulate students to keep in touch with internet executing online exercises with corpus DG, through its exploration tools available in the virtual environment of PorPopular learning.application/pdfporEducação de jovens e adultosVocabulárioLingüística de corpusJornal popularTexto jornalísticoYoungs and adults teaching systemVocabularyPopular newspaperCorpus linguisticsCorpus/CorporaEnsino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúchoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2011Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000785025.pdf.txt000785025.pdf.txtExtracted Texttext/plain131935http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31921/2/000785025.pdf.txt20ad907a7244fef949f7d900e037d4caMD52ORIGINAL000785025.pdf000785025.pdfTexto completoapplication/pdf2027465http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31921/1/000785025.pdf96a02b2c397d67156f631f530f98f59cMD51THUMBNAIL000785025.pdf.jpg000785025.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31921/3/000785025.pdf.jpga8760f29b0a212472020348279576eedMD5310183/319212022-08-06 04:46:35.152165oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31921Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúcho |
title |
Ensino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúcho |
spellingShingle |
Ensino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúcho Silva, Bruna Rodrigues da Educação de jovens e adultos Vocabulário Lingüística de corpus Jornal popular Texto jornalístico Youngs and adults teaching system Vocabulary Popular newspaper Corpus linguistics Corpus/Corpora |
title_short |
Ensino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúcho |
title_full |
Ensino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúcho |
title_fullStr |
Ensino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúcho |
title_full_unstemmed |
Ensino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúcho |
title_sort |
Ensino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúcho |
author |
Silva, Bruna Rodrigues da |
author_facet |
Silva, Bruna Rodrigues da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bruna Rodrigues da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Flores, Valdir do Nascimento |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Finatto, Maria José Bocorny |
contributor_str_mv |
Flores, Valdir do Nascimento Finatto, Maria José Bocorny |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Vocabulário Lingüística de corpus Jornal popular Texto jornalístico |
topic |
Educação de jovens e adultos Vocabulário Lingüística de corpus Jornal popular Texto jornalístico Youngs and adults teaching system Vocabulary Popular newspaper Corpus linguistics Corpus/Corpora |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Youngs and adults teaching system Vocabulary Popular newspaper Corpus linguistics Corpus/Corpora |
description |
Este trabalho integra a pesquisa PADRÕES DO PORTUGUÊS POPULAR ESCRITO: O VOCABULÁRIO DO JORNAL DIÁRIO GAÚCHO - FASE 1 e pretende demonstrar como, partindo de um corpus, podem ser geradas atividades de ensino de vocabulário para alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), mesmo que estes nem sempre tenham acesso a computadores nas escolas. Visa-se apresentar uma proposta de ensino de léxico pautada na observação do uso real das palavras, oriunda da Lingüística de Corpus (LC), partindo de um tipo de texto jornalístico que, embora popular entre os estudantes, é pouco explorado como material didático: o jornal popular porto-alegrense Diário Gaúcho. Primeiramente, caracterizam-se a pesquisa, o jornal e o corpus reunido, em parte disponível gratuitamente na internet. Depois, apresentam-se atividades já realizadas com alunos da graduação em Letras da UFRGS, buscando adaptação para o público do EJA. Na sua versão adaptada, vê-se que o primeiro elemento para que o professor do EJA consiga aproveitar o material é que conheça noções sobre LC, corpora e diferentes padrões de freqüência de palavras. Em seguida, explica-se como é possível desenhar uma unidade de ensino de vocabulário aproveitando o jornal popular e a visão de corpus. Por fim, avalia-se como o professor poderá, tratando de vocabulário e produzindo atividades de sala de aula associadas à manipulação do jornal impresso, estimular os alunos a terem contato com a internet, realizando atividades on-line com o corpus DG, por meio das ferramentas de exploração deste disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem PorPopular. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-22T06:01:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31921 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000785025 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31921 |
identifier_str_mv |
000785025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31921/2/000785025.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31921/1/000785025.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31921/3/000785025.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
20ad907a7244fef949f7d900e037d4ca 96a02b2c397d67156f631f530f98f59c a8760f29b0a212472020348279576eed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224413233807360 |