A influenciadora artificial : um estudo sobre as modulações imagéticas do Instagram e os Avatar Influencers através do perfil de Lil Miquela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herrmann, Bernardo Frota
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200579
Resumo: Neste trabalho, nos propomos a examinar a rede social Instagram enquanto um meio virtual de produção de identidades e sistemas estéticos através da comunicação imagética, situado em um complexo sistema algorítmico e mercadológico de modulações, conforme inicialmente explorado pelas ideias de Gilles Deleuze (1992). Em seguida, buscamos conceitualizar a atualmente popular noção de influenciador digital, em oposição às celebridades tradicionais. A partir dessas análises iniciais, partimos para a análise do perfil da influenciadora Lil Miquela, uma personagem fictícia, autointitulada robô, que tem feito sucesso e polêmica na internet. Para compreender o processo comunicacional e a formação da identidade da personagem, optamos por usar a obra de Donna Haraway (1992), O Manifesto Ciborgue, como uma lente interpretativa, tornando o fenômeno Lil Miquela uma oportunidade de pensar questões de corporalidade e representação nas redes sociais. A partir dessas considerações, traçamos uma análise crítica de Miquela nas esferas da representação, da estética e da política.
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