O antropocentrismo no ensino de ciências naturais : é possível problematizar esta visão?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldanha, Ana Paula Brum Sena
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133610
Resumo: Este trabalho tem como objetivo problematizar a visão antropocêntrica presente nos anos iniciais do ensino fundamental e contribuir para a valorização do ensino de Ciências Naturais nesta etapa escolar. O principal conceito do estudo- Antropocentrismo- está ancorado nos seguintes autores: Mauro Grün, Eunice Kindel, Heloisa Junqueira e Daisy Lara de Oliveira. Trata-se de uma pesquisa em educação com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso em que analiso as falas e respostas dos alunos de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual. Inicio a proposta dando voz aos alunos a fim de conhecer o que sabiam a respeito das temáticas água, animais de estimação e do papel das abelhas. Após ouvi-los, realizei intervenções em forma de argumentação, painéis de leitura de imagens e debates, a fim de ajudar os alunos a enxergarem as situações e temáticas de outro ponto de vista que não somente o antropocêntrico para o qual a natureza é compreendida como a serviço do humano, como se ele não fizesse parte dela. As respostas dos alunos foram diversas e pode-se notar algumas mudanças em suas formas de pensar após vivenciarem as intervenções. Neste sentido, considero importante salientar que não tive a pretensão de modificar a visão dos alunos ou torná-los menos antropocêntricos, mas sim mostrar-lhes novas possibilidades de pensar a respeito das vidas que dividem espaço conosco, humanos.
id UFRGS-2_158e9394cbfc0e5be74c013057f090d4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133610
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Saldanha, Ana Paula Brum SenaKindel, Eunice Aita Isaia2016-03-10T02:05:03Z2015http://hdl.handle.net/10183/133610000985095Este trabalho tem como objetivo problematizar a visão antropocêntrica presente nos anos iniciais do ensino fundamental e contribuir para a valorização do ensino de Ciências Naturais nesta etapa escolar. O principal conceito do estudo- Antropocentrismo- está ancorado nos seguintes autores: Mauro Grün, Eunice Kindel, Heloisa Junqueira e Daisy Lara de Oliveira. Trata-se de uma pesquisa em educação com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso em que analiso as falas e respostas dos alunos de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual. Inicio a proposta dando voz aos alunos a fim de conhecer o que sabiam a respeito das temáticas água, animais de estimação e do papel das abelhas. Após ouvi-los, realizei intervenções em forma de argumentação, painéis de leitura de imagens e debates, a fim de ajudar os alunos a enxergarem as situações e temáticas de outro ponto de vista que não somente o antropocêntrico para o qual a natureza é compreendida como a serviço do humano, como se ele não fizesse parte dela. As respostas dos alunos foram diversas e pode-se notar algumas mudanças em suas formas de pensar após vivenciarem as intervenções. Neste sentido, considero importante salientar que não tive a pretensão de modificar a visão dos alunos ou torná-los menos antropocêntricos, mas sim mostrar-lhes novas possibilidades de pensar a respeito das vidas que dividem espaço conosco, humanos.application/pdfporEducação infantilCiências naturaisProfessorO antropocentrismo no ensino de ciências naturais : é possível problematizar esta visão?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985095.pdf000985095.pdfTexto completoapplication/pdf1346770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133610/1/000985095.pdfcc84535cf34a7fcbeaf7f1d95cccd5cdMD51TEXT000985095.pdf.txt000985095.pdf.txtExtracted Texttext/plain67901http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133610/2/000985095.pdf.txtb5e718a3a80ec6f8818987e7b172e959MD52THUMBNAIL000985095.pdf.jpg000985095.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1345http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133610/3/000985095.pdf.jpg88d37db90f141a67603611f3dbad4111MD5310183/1336102018-10-26 10:09:31.359oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133610Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:09:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O antropocentrismo no ensino de ciências naturais : é possível problematizar esta visão?
title O antropocentrismo no ensino de ciências naturais : é possível problematizar esta visão?
spellingShingle O antropocentrismo no ensino de ciências naturais : é possível problematizar esta visão?
Saldanha, Ana Paula Brum Sena
Educação infantil
Ciências naturais
Professor
title_short O antropocentrismo no ensino de ciências naturais : é possível problematizar esta visão?
title_full O antropocentrismo no ensino de ciências naturais : é possível problematizar esta visão?
title_fullStr O antropocentrismo no ensino de ciências naturais : é possível problematizar esta visão?
title_full_unstemmed O antropocentrismo no ensino de ciências naturais : é possível problematizar esta visão?
title_sort O antropocentrismo no ensino de ciências naturais : é possível problematizar esta visão?
author Saldanha, Ana Paula Brum Sena
author_facet Saldanha, Ana Paula Brum Sena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saldanha, Ana Paula Brum Sena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kindel, Eunice Aita Isaia
contributor_str_mv Kindel, Eunice Aita Isaia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Ciências naturais
Professor
topic Educação infantil
Ciências naturais
Professor
description Este trabalho tem como objetivo problematizar a visão antropocêntrica presente nos anos iniciais do ensino fundamental e contribuir para a valorização do ensino de Ciências Naturais nesta etapa escolar. O principal conceito do estudo- Antropocentrismo- está ancorado nos seguintes autores: Mauro Grün, Eunice Kindel, Heloisa Junqueira e Daisy Lara de Oliveira. Trata-se de uma pesquisa em educação com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso em que analiso as falas e respostas dos alunos de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual. Inicio a proposta dando voz aos alunos a fim de conhecer o que sabiam a respeito das temáticas água, animais de estimação e do papel das abelhas. Após ouvi-los, realizei intervenções em forma de argumentação, painéis de leitura de imagens e debates, a fim de ajudar os alunos a enxergarem as situações e temáticas de outro ponto de vista que não somente o antropocêntrico para o qual a natureza é compreendida como a serviço do humano, como se ele não fizesse parte dela. As respostas dos alunos foram diversas e pode-se notar algumas mudanças em suas formas de pensar após vivenciarem as intervenções. Neste sentido, considero importante salientar que não tive a pretensão de modificar a visão dos alunos ou torná-los menos antropocêntricos, mas sim mostrar-lhes novas possibilidades de pensar a respeito das vidas que dividem espaço conosco, humanos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-10T02:05:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133610
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000985095
url http://hdl.handle.net/10183/133610
identifier_str_mv 000985095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133610/1/000985095.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133610/2/000985095.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133610/3/000985095.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cc84535cf34a7fcbeaf7f1d95cccd5cd
b5e718a3a80ec6f8818987e7b172e959
88d37db90f141a67603611f3dbad4111
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224499972014080