Aprendizagem significativa em Ciências Sociais : música como instrumento de aprendizagem com significado no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Aline Viganigo de Moraes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262054
Resumo: A Sociologia é um instrumento necessário para compreender nossa sociedade plural e seu ensino deve fazer com que os alunos tenham condições de analisar fenômenos sociais, estranhando-os, desnaturalizando-os e transformando sua realidade. Este trabalho parte de um olhar sobre as dificuldades do ensino de Sociologia no Ensino Médio, considerando o comportamento dos alunos do segundo ano do E.M. do Inst. de Educação Isabel de Espanha, em Viamão/RS, onde cursei as disciplinas de Estágio I e II. A falta de interesse dos discentes pelas temáticas abordadas e a dificuldade de compreensão sobre os temas afetos à disciplina, em contraposição à relevância da matéria, mostraram que é necessário que se repense a forma de ensinar Ciências Sociais, observando metodologias que permitam que o estudante realmente aprenda. Muito embora tenha feito referência a esta escola, a problemática da dificuldade dos alunos de compreender os temas da Sociologia e o pensar formas de reverter essa situação, é objeto de reflexão em outras instituições e tem sido alvo de questionamento por pesquisadores, que também se dedicam a pensar formas de melhorar a aprendizagem em Ciências Sociais. Frente a este cenário, tendo como base a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, busco investigar em que medida a utilização da música nas aulas de Ciências Sociais pode facilitar ou contribuir para uma aprendizagem com significado no Ensino Médio. Para a realização do trabalho foi feita revisão bibliográfica, especialmente, a leitura dos periódicos da Abecs1, livros e artigos disponíveis na web. Na parte final, que chamo de prática, realizei a análise da biografia de Elza Soares e da música “A Carne”, buscando demonstrar que a utilização de referencial sobre a vida e obra do intérprete e letras de canções, podem contribuir para um aprofundamento dos conteúdos ensinados na sala de aula, conduzindo os alunos à uma formação baseada no diálogo, não arbitrária e com significado.
id UFRGS-2_16096060ac33d6689d6e6b0f821a8386
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262054
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves, Aline Viganigo de MoraesDal Forno, Marlise Amália ReinehrAranda, Yara Paulina Cerpa2023-07-12T03:35:14Z2023http://hdl.handle.net/10183/262054001172467A Sociologia é um instrumento necessário para compreender nossa sociedade plural e seu ensino deve fazer com que os alunos tenham condições de analisar fenômenos sociais, estranhando-os, desnaturalizando-os e transformando sua realidade. Este trabalho parte de um olhar sobre as dificuldades do ensino de Sociologia no Ensino Médio, considerando o comportamento dos alunos do segundo ano do E.M. do Inst. de Educação Isabel de Espanha, em Viamão/RS, onde cursei as disciplinas de Estágio I e II. A falta de interesse dos discentes pelas temáticas abordadas e a dificuldade de compreensão sobre os temas afetos à disciplina, em contraposição à relevância da matéria, mostraram que é necessário que se repense a forma de ensinar Ciências Sociais, observando metodologias que permitam que o estudante realmente aprenda. Muito embora tenha feito referência a esta escola, a problemática da dificuldade dos alunos de compreender os temas da Sociologia e o pensar formas de reverter essa situação, é objeto de reflexão em outras instituições e tem sido alvo de questionamento por pesquisadores, que também se dedicam a pensar formas de melhorar a aprendizagem em Ciências Sociais. Frente a este cenário, tendo como base a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, busco investigar em que medida a utilização da música nas aulas de Ciências Sociais pode facilitar ou contribuir para uma aprendizagem com significado no Ensino Médio. Para a realização do trabalho foi feita revisão bibliográfica, especialmente, a leitura dos periódicos da Abecs1, livros e artigos disponíveis na web. Na parte final, que chamo de prática, realizei a análise da biografia de Elza Soares e da música “A Carne”, buscando demonstrar que a utilização de referencial sobre a vida e obra do intérprete e letras de canções, podem contribuir para um aprofundamento dos conteúdos ensinados na sala de aula, conduzindo os alunos à uma formação baseada no diálogo, não arbitrária e com significado.Sociology is a necessary tool to understand our plural society and its teaching should make students able to analyze social phenomena, finding them strange, denaturalizing them and transforming their reality. This work starts from a look at the difficulties of teaching sociology in high school, considering the behavior of secondyear students of the E.M. from Instituto de Educação Isabel de Espanha, in Viamão/RS, where I took the Internship I course. that it is necessary to rethink the way of teaching Social Sciences, observing methodologies that allow the student to really learn. Although he made reference to this school, the problem of the students' difficulty in understanding sociology themes and thinking about ways to reverse this situation, is the object of reflection in other institutions and has been the target of questioning by researchers, who are also dedicated to thinking about ways to improve learning in Social Sciences. Faced with this scenario, in this text, based on David Ausubel's theory of meaningful learning, I seek to investigate to what extent the use of music in Social Sciences classes can facilitate or contribute to meaningful learning of sociology in High School. To carry out the work, a bibliographic review was carried out, especially the reading of the Abecs journals, books and articles available on the web. In the final part, which I call practice, I analyzed the biography of Elza Soraes and the song A Carne., seeking to demonstrate that the use of a reference on the life and work of the interpreter and the lyrics of the songs, can contribute to a deepening of the contents taught in the classroom, leading students to a formation based on dialogue, not arbitrary and with meaning.application/pdfporCiências sociais : EnsinoAprendizagem significativaMúsicaEnsino médioRecursos didáticosTeaching of social sciencesMeaningful learningSongHigh schoolDidactic resourcesAprendizagem significativa em Ciências Sociais : música como instrumento de aprendizagem com significado no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172467.pdf.txt001172467.pdf.txtExtracted Texttext/plain84839http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262054/2/001172467.pdf.txt7c095e5da0f5ee8e8db23098ebbe2fa8MD52ORIGINAL001172467.pdfTexto completoapplication/pdf888324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262054/1/001172467.pdfac1788a3b353fa4b80edd4f1f724d05fMD5110183/2620542023-07-13 03:35:53.090052oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262054Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-13T06:35:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem significativa em Ciências Sociais : música como instrumento de aprendizagem com significado no ensino médio
title Aprendizagem significativa em Ciências Sociais : música como instrumento de aprendizagem com significado no ensino médio
spellingShingle Aprendizagem significativa em Ciências Sociais : música como instrumento de aprendizagem com significado no ensino médio
Alves, Aline Viganigo de Moraes
Ciências sociais : Ensino
Aprendizagem significativa
Música
Ensino médio
Recursos didáticos
Teaching of social sciences
Meaningful learning
Song
High school
Didactic resources
title_short Aprendizagem significativa em Ciências Sociais : música como instrumento de aprendizagem com significado no ensino médio
title_full Aprendizagem significativa em Ciências Sociais : música como instrumento de aprendizagem com significado no ensino médio
title_fullStr Aprendizagem significativa em Ciências Sociais : música como instrumento de aprendizagem com significado no ensino médio
title_full_unstemmed Aprendizagem significativa em Ciências Sociais : música como instrumento de aprendizagem com significado no ensino médio
title_sort Aprendizagem significativa em Ciências Sociais : música como instrumento de aprendizagem com significado no ensino médio
author Alves, Aline Viganigo de Moraes
author_facet Alves, Aline Viganigo de Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Aline Viganigo de Moraes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dal Forno, Marlise Amália Reinehr
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Aranda, Yara Paulina Cerpa
contributor_str_mv Dal Forno, Marlise Amália Reinehr
Aranda, Yara Paulina Cerpa
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais : Ensino
Aprendizagem significativa
Música
Ensino médio
Recursos didáticos
topic Ciências sociais : Ensino
Aprendizagem significativa
Música
Ensino médio
Recursos didáticos
Teaching of social sciences
Meaningful learning
Song
High school
Didactic resources
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching of social sciences
Meaningful learning
Song
High school
Didactic resources
description A Sociologia é um instrumento necessário para compreender nossa sociedade plural e seu ensino deve fazer com que os alunos tenham condições de analisar fenômenos sociais, estranhando-os, desnaturalizando-os e transformando sua realidade. Este trabalho parte de um olhar sobre as dificuldades do ensino de Sociologia no Ensino Médio, considerando o comportamento dos alunos do segundo ano do E.M. do Inst. de Educação Isabel de Espanha, em Viamão/RS, onde cursei as disciplinas de Estágio I e II. A falta de interesse dos discentes pelas temáticas abordadas e a dificuldade de compreensão sobre os temas afetos à disciplina, em contraposição à relevância da matéria, mostraram que é necessário que se repense a forma de ensinar Ciências Sociais, observando metodologias que permitam que o estudante realmente aprenda. Muito embora tenha feito referência a esta escola, a problemática da dificuldade dos alunos de compreender os temas da Sociologia e o pensar formas de reverter essa situação, é objeto de reflexão em outras instituições e tem sido alvo de questionamento por pesquisadores, que também se dedicam a pensar formas de melhorar a aprendizagem em Ciências Sociais. Frente a este cenário, tendo como base a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, busco investigar em que medida a utilização da música nas aulas de Ciências Sociais pode facilitar ou contribuir para uma aprendizagem com significado no Ensino Médio. Para a realização do trabalho foi feita revisão bibliográfica, especialmente, a leitura dos periódicos da Abecs1, livros e artigos disponíveis na web. Na parte final, que chamo de prática, realizei a análise da biografia de Elza Soares e da música “A Carne”, buscando demonstrar que a utilização de referencial sobre a vida e obra do intérprete e letras de canções, podem contribuir para um aprofundamento dos conteúdos ensinados na sala de aula, conduzindo os alunos à uma formação baseada no diálogo, não arbitrária e com significado.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-12T03:35:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262054
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172467
url http://hdl.handle.net/10183/262054
identifier_str_mv 001172467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262054/2/001172467.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262054/1/001172467.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c095e5da0f5ee8e8db23098ebbe2fa8
ac1788a3b353fa4b80edd4f1f724d05f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224664536580096