WebQuest : possibilitando espaços de autoria em pesquisa interativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95755 |
Resumo: | O presente trabalho destina-se a investigar a viabilização da autoria em pesquisa interativa, a partir do uso da WebQuest – WQ, abordando o conteúdo Frequência Cardíaca pertencente à grade curricular da disciplina de Educação Física. Para tal, foi criada uma WQ, tematizando o referido conteúdo, composta por 5 tarefas, que possibilitaram espaços de pesquisa interativa e produção autoral em sites indicados, com recursos textuais e multimídia. Os sujeitos de pesquisa são alunos de uma turma da oitava série do ensino fundamental de escola pública do município de Esteio, Rio Grande do Sul. A abordagem metodológica foi pesquisa qualitativa com o foco em estudo de caso. Os resultados da investigação responderam para além da indagação desta pesquisa. A pesquisa interativa e a constituição da autoria foram validadas e o impulsionador deste processo foi a motivação para aprender. Outro resultado apontado pela pesquisa foi que as inovações tecnológicas não subsituem o professor, visto que os alunos precisam de uma referência real para lidar com as questões emocionais que permeiam o processo de construção do conhecimento. Portanto, as políticas públicas voltadas para a educação brasileira precisam potencializar seus professores para que invistam na formatação de um ambiente de aprendizagem contextualizado, interativo, divertido e producente. |
id |
UFRGS-2_163cde26794405bff68a9e607697fef0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95755 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Teixeira, JucianeBernardi, Maira2014-05-30T02:06:02Z2012http://hdl.handle.net/10183/95755000914787O presente trabalho destina-se a investigar a viabilização da autoria em pesquisa interativa, a partir do uso da WebQuest – WQ, abordando o conteúdo Frequência Cardíaca pertencente à grade curricular da disciplina de Educação Física. Para tal, foi criada uma WQ, tematizando o referido conteúdo, composta por 5 tarefas, que possibilitaram espaços de pesquisa interativa e produção autoral em sites indicados, com recursos textuais e multimídia. Os sujeitos de pesquisa são alunos de uma turma da oitava série do ensino fundamental de escola pública do município de Esteio, Rio Grande do Sul. A abordagem metodológica foi pesquisa qualitativa com o foco em estudo de caso. Os resultados da investigação responderam para além da indagação desta pesquisa. A pesquisa interativa e a constituição da autoria foram validadas e o impulsionador deste processo foi a motivação para aprender. Outro resultado apontado pela pesquisa foi que as inovações tecnológicas não subsituem o professor, visto que os alunos precisam de uma referência real para lidar com as questões emocionais que permeiam o processo de construção do conhecimento. Portanto, as políticas públicas voltadas para a educação brasileira precisam potencializar seus professores para que invistam na formatação de um ambiente de aprendizagem contextualizado, interativo, divertido e producente.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação físicaEnsinoInformática na educaçãoWebQuest : possibilitando espaços de autoria em pesquisa interativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914787.pdf000914787.pdfTexto completoapplication/pdf1911399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95755/1/000914787.pdfa15b2b0ff74c1a5bb0ed613b38ec48c0MD51TEXT000914787.pdf.txt000914787.pdf.txtExtracted Texttext/plain64083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95755/2/000914787.pdf.txt82f42bf20e64f87d9548234e9d90c58fMD52THUMBNAIL000914787.pdf.jpg000914787.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95755/3/000914787.pdf.jpg92ae6b908afe1af70b4e8bda2c8b5417MD5310183/957552018-10-25 09:02:50.869oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95755Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:02:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
WebQuest : possibilitando espaços de autoria em pesquisa interativa |
title |
WebQuest : possibilitando espaços de autoria em pesquisa interativa |
spellingShingle |
WebQuest : possibilitando espaços de autoria em pesquisa interativa Teixeira, Juciane Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação física Ensino Informática na educação |
title_short |
WebQuest : possibilitando espaços de autoria em pesquisa interativa |
title_full |
WebQuest : possibilitando espaços de autoria em pesquisa interativa |
title_fullStr |
WebQuest : possibilitando espaços de autoria em pesquisa interativa |
title_full_unstemmed |
WebQuest : possibilitando espaços de autoria em pesquisa interativa |
title_sort |
WebQuest : possibilitando espaços de autoria em pesquisa interativa |
author |
Teixeira, Juciane |
author_facet |
Teixeira, Juciane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Juciane |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bernardi, Maira |
contributor_str_mv |
Bernardi, Maira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação física Ensino Informática na educação |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação física Ensino Informática na educação |
description |
O presente trabalho destina-se a investigar a viabilização da autoria em pesquisa interativa, a partir do uso da WebQuest – WQ, abordando o conteúdo Frequência Cardíaca pertencente à grade curricular da disciplina de Educação Física. Para tal, foi criada uma WQ, tematizando o referido conteúdo, composta por 5 tarefas, que possibilitaram espaços de pesquisa interativa e produção autoral em sites indicados, com recursos textuais e multimídia. Os sujeitos de pesquisa são alunos de uma turma da oitava série do ensino fundamental de escola pública do município de Esteio, Rio Grande do Sul. A abordagem metodológica foi pesquisa qualitativa com o foco em estudo de caso. Os resultados da investigação responderam para além da indagação desta pesquisa. A pesquisa interativa e a constituição da autoria foram validadas e o impulsionador deste processo foi a motivação para aprender. Outro resultado apontado pela pesquisa foi que as inovações tecnológicas não subsituem o professor, visto que os alunos precisam de uma referência real para lidar com as questões emocionais que permeiam o processo de construção do conhecimento. Portanto, as políticas públicas voltadas para a educação brasileira precisam potencializar seus professores para que invistam na formatação de um ambiente de aprendizagem contextualizado, interativo, divertido e producente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-30T02:06:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95755 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000914787 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95755 |
identifier_str_mv |
000914787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95755/1/000914787.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95755/2/000914787.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95755/3/000914787.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a15b2b0ff74c1a5bb0ed613b38ec48c0 82f42bf20e64f87d9548234e9d90c58f 92ae6b908afe1af70b4e8bda2c8b5417 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224465230594048 |