Práticas avaliativas e progressão continuada na rede municipal de Eldorado do Sul/RS : a ênfase está nas aprendizagens dos alunos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massena, Juliana Hass
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77312
Resumo: Este trabalho dá foco à progressão continuada da Rede Municipal de Eldorado do Sul/RS, em especial aos seus efeitos sobre as aprendizagens dos alunos. Trata-se de estudo investigativo que teve como objetivo central problematizar práticas de avaliação adotadas por professores da Rede, analisando suas concepções sobre as finalidades dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental [EF] e o significado do processo de aprendizagem de seus alunos. As seguintes questões orientaram a investigação: Existem práticas sistematizadas de avaliação nos Anos Iniciais do EF nas escolas municipais de Eldorado do Sul? Como se caracterizam? Quais as relações entre progressão continuada e aproveitamento dos alunos? Como ocorrem as orientações aos professores quanto à progressão continuada? As posições sobre práticas avaliativas, progressão continuada e avaliação emancipatória baseiam-se nos autores Celso Vasconcellos, Philippe Perrenoud e Jussara Hoffmann. Os procedimentos investigativos consistiram em análise de registros de observações realizadas ao longo de quatro anos, entrevistas semiestruturadas com professoras e análise de documentos normativos. As analises indicam que a Rede adota oficialmente um modelo de progressão continuada no ciclo de alfabetização em que as tramas do seu cotidiano estão envoltas na organização anual, com defesa da homogeneização das turmas e no processo de avaliação centrado em notas.
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