Análise da frequência e severidade de acidentes viários em curvas de rodovias de pista simples : o caso da BR 116
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/184684 |
Resumo: | Os acidentes de trânsito são responsáveis por 47 mil mortes nas estradas brasileiras por ano, resultando em um prejuízo de 40 bilhões de reais, levando em conta a perda de produção causada pela morte. Este trabalho busca identificar o impacto que os parâmetros geométricos Ângulo Central, Declividade, Desenvolvimento, Raio e Superelevação causam na frequência e severidade de acidentes em curvas de rodovias de pista simples. Além dessas variáveis, a estimação de um modelo de severidade de acidentes permitiu adicionar na análise variáveis ambientais e humanas existentes na base de dados da Polícia Rodoviária Federal. As variáveis utilizadas no presente trabalho se mostraram significativas em diferentes modelos, a diferentes níveis. Para a realização das análises, foi necessária a construção de uma base de dados contendo os parâmetros geométricos e a informação sobre acidentes para cada uma das curvas dos trechos estudados. A obtenção dos parâmetros geométricos foi realizada através da reconstituição geométrica da rodovia, realizada a partir de coordenadas georreferenciadas. A partir da construção da base de dados foram estimados dois tipos de modelos de regressão: o modelo Binomial Negativo para a análise da frequência de acidentes e o modelo Logit Ordenado para a análise da severidade de acidentes. O resultado mais importante encontrado foi o efeito do aumento da declividade e da superelevação no sentido de aumentar a frequência e de reduzir a severidade dos acidentes. Esse e outros resultados foram discutidos e interpretados a partir de resultados da literatura. |
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