Análise de acidentes em interseções em nível de rodovia de pista simples : comparação entre dispositivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Eduardo Kramer
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/63209
Resumo: Dispositivos de interseção são fatores de grande importância na Engenharia Viária, tanto em termos de segurança, como de capacidade de tráfego. Interseções em nível geram resultados muito satisfatórios, em termos de segurança, em vias com pouco tráfego. Com o aumento do volume de tráfego, faz-se necessário a aplicação de limites de utilização destes dispositivos, que são discutidos em inúmeros artigos e normas. Análises estatísticas e modelos de previsão de acidentes, baseados em características da via, tentam melhor definir estes limites, visando uma maior segurança viária. Deve-se, também, analisar situações nas quais são necessários tipos de interseção acima do mínimo estabelecido por norma. O presente estudo pretende comparar dados estatísticos de acidentes com limites aceitáveis determinados por norma, buscando definir faixas de aplicação dos diferentes tipos de interseção em nível, bem como analisar causas e medidas mitigadoras de acidentes rodoviários. Os resultados mostram divergências nos valores de fluxo, provavelmente por falha amostral. Também comprovaram que a canalização de tráfego diminui a aleatoriedade dos acidentes, que, normalmente, é função das decisões dos usuários. Por último, os resultados mostraram que os valores de acidentes estimados por norma diferem dos obtidos na prática, sendo necessária uma análise da situação a ser projetada, além do que é estabelecido em norma.
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