Análise de acidentes em interseções em nível de rodovia de pista simples : comparação entre dispositivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/63209 |
Resumo: | Dispositivos de interseção são fatores de grande importância na Engenharia Viária, tanto em termos de segurança, como de capacidade de tráfego. Interseções em nível geram resultados muito satisfatórios, em termos de segurança, em vias com pouco tráfego. Com o aumento do volume de tráfego, faz-se necessário a aplicação de limites de utilização destes dispositivos, que são discutidos em inúmeros artigos e normas. Análises estatísticas e modelos de previsão de acidentes, baseados em características da via, tentam melhor definir estes limites, visando uma maior segurança viária. Deve-se, também, analisar situações nas quais são necessários tipos de interseção acima do mínimo estabelecido por norma. O presente estudo pretende comparar dados estatísticos de acidentes com limites aceitáveis determinados por norma, buscando definir faixas de aplicação dos diferentes tipos de interseção em nível, bem como analisar causas e medidas mitigadoras de acidentes rodoviários. Os resultados mostram divergências nos valores de fluxo, provavelmente por falha amostral. Também comprovaram que a canalização de tráfego diminui a aleatoriedade dos acidentes, que, normalmente, é função das decisões dos usuários. Por último, os resultados mostraram que os valores de acidentes estimados por norma diferem dos obtidos na prática, sendo necessária uma análise da situação a ser projetada, além do que é estabelecido em norma. |
id |
UFRGS-2_3c6ff606d11d5d35260ccd4276007407 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/63209 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Eduardo KramerGarcía, Daniel Sergio Presta2013-01-25T01:45:59Z2012http://hdl.handle.net/10183/63209000861995Dispositivos de interseção são fatores de grande importância na Engenharia Viária, tanto em termos de segurança, como de capacidade de tráfego. Interseções em nível geram resultados muito satisfatórios, em termos de segurança, em vias com pouco tráfego. Com o aumento do volume de tráfego, faz-se necessário a aplicação de limites de utilização destes dispositivos, que são discutidos em inúmeros artigos e normas. Análises estatísticas e modelos de previsão de acidentes, baseados em características da via, tentam melhor definir estes limites, visando uma maior segurança viária. Deve-se, também, analisar situações nas quais são necessários tipos de interseção acima do mínimo estabelecido por norma. O presente estudo pretende comparar dados estatísticos de acidentes com limites aceitáveis determinados por norma, buscando definir faixas de aplicação dos diferentes tipos de interseção em nível, bem como analisar causas e medidas mitigadoras de acidentes rodoviários. Os resultados mostram divergências nos valores de fluxo, provavelmente por falha amostral. Também comprovaram que a canalização de tráfego diminui a aleatoriedade dos acidentes, que, normalmente, é função das decisões dos usuários. Por último, os resultados mostraram que os valores de acidentes estimados por norma diferem dos obtidos na prática, sendo necessária uma análise da situação a ser projetada, além do que é estabelecido em norma.application/pdfporEngenharia civilAnálise de acidentes em interseções em nível de rodovia de pista simples : comparação entre dispositivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2012Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000861995.pdf000861995.pdfTexto completoapplication/pdf1437234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/63209/1/000861995.pdf60020739ebd6491f7312ef6958bf787eMD51TEXT000861995.pdf.txt000861995.pdf.txtExtracted Texttext/plain106771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/63209/2/000861995.pdf.txt1dce82ec566dbb3cb7f0d052d70925a1MD52THUMBNAIL000861995.pdf.jpg000861995.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/63209/3/000861995.pdf.jpge6f8cce6693da7159fbcbf96a35043bcMD5310183/632092018-10-15 09:34:36.666oai:www.lume.ufrgs.br:10183/63209Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-15T12:34:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de acidentes em interseções em nível de rodovia de pista simples : comparação entre dispositivos |
title |
Análise de acidentes em interseções em nível de rodovia de pista simples : comparação entre dispositivos |
spellingShingle |
Análise de acidentes em interseções em nível de rodovia de pista simples : comparação entre dispositivos Pereira, Eduardo Kramer Engenharia civil |
title_short |
Análise de acidentes em interseções em nível de rodovia de pista simples : comparação entre dispositivos |
title_full |
Análise de acidentes em interseções em nível de rodovia de pista simples : comparação entre dispositivos |
title_fullStr |
Análise de acidentes em interseções em nível de rodovia de pista simples : comparação entre dispositivos |
title_full_unstemmed |
Análise de acidentes em interseções em nível de rodovia de pista simples : comparação entre dispositivos |
title_sort |
Análise de acidentes em interseções em nível de rodovia de pista simples : comparação entre dispositivos |
author |
Pereira, Eduardo Kramer |
author_facet |
Pereira, Eduardo Kramer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Eduardo Kramer |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
García, Daniel Sergio Presta |
contributor_str_mv |
García, Daniel Sergio Presta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia civil |
topic |
Engenharia civil |
description |
Dispositivos de interseção são fatores de grande importância na Engenharia Viária, tanto em termos de segurança, como de capacidade de tráfego. Interseções em nível geram resultados muito satisfatórios, em termos de segurança, em vias com pouco tráfego. Com o aumento do volume de tráfego, faz-se necessário a aplicação de limites de utilização destes dispositivos, que são discutidos em inúmeros artigos e normas. Análises estatísticas e modelos de previsão de acidentes, baseados em características da via, tentam melhor definir estes limites, visando uma maior segurança viária. Deve-se, também, analisar situações nas quais são necessários tipos de interseção acima do mínimo estabelecido por norma. O presente estudo pretende comparar dados estatísticos de acidentes com limites aceitáveis determinados por norma, buscando definir faixas de aplicação dos diferentes tipos de interseção em nível, bem como analisar causas e medidas mitigadoras de acidentes rodoviários. Os resultados mostram divergências nos valores de fluxo, provavelmente por falha amostral. Também comprovaram que a canalização de tráfego diminui a aleatoriedade dos acidentes, que, normalmente, é função das decisões dos usuários. Por último, os resultados mostraram que os valores de acidentes estimados por norma diferem dos obtidos na prática, sendo necessária uma análise da situação a ser projetada, além do que é estabelecido em norma. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-01-25T01:45:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/63209 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000861995 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/63209 |
identifier_str_mv |
000861995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/63209/1/000861995.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/63209/2/000861995.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/63209/3/000861995.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
60020739ebd6491f7312ef6958bf787e 1dce82ec566dbb3cb7f0d052d70925a1 e6f8cce6693da7159fbcbf96a35043bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724534529196032 |