Tri-Logic : auxílio ao ensino e à aprendizagem de lógica de programação para alunos ouvintes, surdos e ensurdecidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sandro José Ribeiro da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Kulpa, Cínthia Costa, Perry, Gabriela Trindade
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210519
Resumo: O desenvolvimento de habilidades de programação para a construção de sistemas computacionais é uma necessidade crescente. Algumas das dificuldades encontradas no ensino e na aprendizagem destas habilidades são a diversidade de ritmos dos alunos e a falta de motivação destes. Uma das alternativas para enfrentar este problema é a utilização da gamificação como estratégia, utilizando dinâmicas e mecânicas de jogos para motivar ações que não são, necessariamente, relacionadas a jogos. Este trabalho propõe um ambiente gamificado, nomeado Tri-Logic, desenvolvido com o objetivo de servir de apoio ao ensino e à aprendizagem na disciplina de Lógica de Programação, associado à utilização de recursos tecnológicos para a inclusão de ouvintes, surdos e ensurdecidos. O ambiente desenvolvido, que vem sendo testado com os alunos do primeiro ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, permitiu identificar resultados promissores, nos quais se observa que a gamificação está diretamente ligada ao aumento da motivação dos alunos nas mais diversas condições destes.
id UFRGS-2_16a1c219f238d41c96694fb19735ea56
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210519
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Sandro José Ribeiro daKulpa, Cínthia CostaPerry, Gabriela Trindade2020-06-24T03:39:32Z2019http://hdl.handle.net/10183/210519001115240O desenvolvimento de habilidades de programação para a construção de sistemas computacionais é uma necessidade crescente. Algumas das dificuldades encontradas no ensino e na aprendizagem destas habilidades são a diversidade de ritmos dos alunos e a falta de motivação destes. Uma das alternativas para enfrentar este problema é a utilização da gamificação como estratégia, utilizando dinâmicas e mecânicas de jogos para motivar ações que não são, necessariamente, relacionadas a jogos. Este trabalho propõe um ambiente gamificado, nomeado Tri-Logic, desenvolvido com o objetivo de servir de apoio ao ensino e à aprendizagem na disciplina de Lógica de Programação, associado à utilização de recursos tecnológicos para a inclusão de ouvintes, surdos e ensurdecidos. O ambiente desenvolvido, que vem sendo testado com os alunos do primeiro ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, permitiu identificar resultados promissores, nos quais se observa que a gamificação está diretamente ligada ao aumento da motivação dos alunos nas mais diversas condições destes.The development of programming ability for building computer systems is a growing need. Some of the difficulties encountered in teaching and learning these ability are the diversity of student rhythms and their lack of motivation. One of the alternatives to deal this problem is the use of gamification as strategy, using dynamics and game mechanics to motivate actions that are not necessarily related to games. This paper proposes a gamification environment, named Tri-Logic, developed with the objective of supporting teaching and learning in the discipline of Programming Logic, associated with the use of technological resources for the inclusion of hearing, deaf and deaf people. The developed environment, which has been tested with the students of the first year of the professional course, allowed to identify promising results, in which it is observed that the gamification is directly linked to the increase of motivation of the students in the most diverse conditions of these.application/pdfporPerry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 217-236AcessibilidadeAmbiente virtual de aprendizagemGamificationVirtual learning environmentsTeaching of programming logicTri-Logic : auxílio ao ensino e à aprendizagem de lógica de programação para alunos ouvintes, surdos e ensurdecidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115240.pdf.txt001115240.pdf.txtExtracted Texttext/plain27979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210519/2/001115240.pdf.txt9e68e5a3343ab8d216051af9a0df34f8MD52ORIGINAL001115240.pdfCapítuloapplication/pdf615600http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210519/1/001115240.pdfa4f99d94315cfe137116a429688830a1MD5110183/2105192023-01-05 05:59:30.509837oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210519Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T07:59:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tri-Logic : auxílio ao ensino e à aprendizagem de lógica de programação para alunos ouvintes, surdos e ensurdecidos
title Tri-Logic : auxílio ao ensino e à aprendizagem de lógica de programação para alunos ouvintes, surdos e ensurdecidos
spellingShingle Tri-Logic : auxílio ao ensino e à aprendizagem de lógica de programação para alunos ouvintes, surdos e ensurdecidos
Silva, Sandro José Ribeiro da
Acessibilidade
Ambiente virtual de aprendizagem
Gamification
Virtual learning environments
Teaching of programming logic
title_short Tri-Logic : auxílio ao ensino e à aprendizagem de lógica de programação para alunos ouvintes, surdos e ensurdecidos
title_full Tri-Logic : auxílio ao ensino e à aprendizagem de lógica de programação para alunos ouvintes, surdos e ensurdecidos
title_fullStr Tri-Logic : auxílio ao ensino e à aprendizagem de lógica de programação para alunos ouvintes, surdos e ensurdecidos
title_full_unstemmed Tri-Logic : auxílio ao ensino e à aprendizagem de lógica de programação para alunos ouvintes, surdos e ensurdecidos
title_sort Tri-Logic : auxílio ao ensino e à aprendizagem de lógica de programação para alunos ouvintes, surdos e ensurdecidos
author Silva, Sandro José Ribeiro da
author_facet Silva, Sandro José Ribeiro da
Kulpa, Cínthia Costa
Perry, Gabriela Trindade
author_role author
author2 Kulpa, Cínthia Costa
Perry, Gabriela Trindade
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sandro José Ribeiro da
Kulpa, Cínthia Costa
Perry, Gabriela Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Ambiente virtual de aprendizagem
topic Acessibilidade
Ambiente virtual de aprendizagem
Gamification
Virtual learning environments
Teaching of programming logic
dc.subject.eng.fl_str_mv Gamification
Virtual learning environments
Teaching of programming logic
description O desenvolvimento de habilidades de programação para a construção de sistemas computacionais é uma necessidade crescente. Algumas das dificuldades encontradas no ensino e na aprendizagem destas habilidades são a diversidade de ritmos dos alunos e a falta de motivação destes. Uma das alternativas para enfrentar este problema é a utilização da gamificação como estratégia, utilizando dinâmicas e mecânicas de jogos para motivar ações que não são, necessariamente, relacionadas a jogos. Este trabalho propõe um ambiente gamificado, nomeado Tri-Logic, desenvolvido com o objetivo de servir de apoio ao ensino e à aprendizagem na disciplina de Lógica de Programação, associado à utilização de recursos tecnológicos para a inclusão de ouvintes, surdos e ensurdecidos. O ambiente desenvolvido, que vem sendo testado com os alunos do primeiro ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, permitiu identificar resultados promissores, nos quais se observa que a gamificação está diretamente ligada ao aumento da motivação dos alunos nas mais diversas condições destes.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-24T03:39:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/210519
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115240
url http://hdl.handle.net/10183/210519
identifier_str_mv 001115240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Perry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 217-236
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210519/2/001115240.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210519/1/001115240.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e68e5a3343ab8d216051af9a0df34f8
a4f99d94315cfe137116a429688830a1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224992668516352