Estudo e seleção do modelo de negócio para venda de suplementos alimentares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolzoni, Rodrigo Schirmer
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203815
Resumo: O presente trabalho buscou encontrar o modelo de negócio que tivesse maior chance de sucesso na venda de suplementos alimentares no mercado brasileiro. Através da conceituação do mercado e das dinâmicas que nele ocorrem, foi possível analisar diversos modelos de negócio para seleção de apenas três que passariam para etapa de comparação. Utilizando-se de metodologias para análise de oportunidades e estruturação de modelos de negócio, seguiu-se para apresentação dos empreendimentos. Concluída essa etapa, foram construídos quadros comparativos para realização de análises conjuntas. O trabalho também contou com avaliações individuais mais detalhadas dos modelos de negócio para entendimento dos pontos fortes e fracos específicos. Após a construção e apresentação das etapas de análise, foi explicado o conjunto de fatores que levou ao resultado final do estudo. O modelo de negócio selecionado foi, então, detalhado com o objetivo de esclarecer sua operação. Por fim, são feitas considerações acerca do trabalho realizado e propostos próximos estudos sobre o tema.
id UFRGS-2_16f1d278d33849fec5f8180355d5e2f3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203815
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bolzoni, Rodrigo SchirmerReichert, Fernanda Maciel2019-12-27T04:03:19Z2019http://hdl.handle.net/10183/203815001108257O presente trabalho buscou encontrar o modelo de negócio que tivesse maior chance de sucesso na venda de suplementos alimentares no mercado brasileiro. Através da conceituação do mercado e das dinâmicas que nele ocorrem, foi possível analisar diversos modelos de negócio para seleção de apenas três que passariam para etapa de comparação. Utilizando-se de metodologias para análise de oportunidades e estruturação de modelos de negócio, seguiu-se para apresentação dos empreendimentos. Concluída essa etapa, foram construídos quadros comparativos para realização de análises conjuntas. O trabalho também contou com avaliações individuais mais detalhadas dos modelos de negócio para entendimento dos pontos fortes e fracos específicos. Após a construção e apresentação das etapas de análise, foi explicado o conjunto de fatores que levou ao resultado final do estudo. O modelo de negócio selecionado foi, então, detalhado com o objetivo de esclarecer sua operação. Por fim, são feitas considerações acerca do trabalho realizado e propostos próximos estudos sobre o tema.The current work sought to find the business model with the greatest chance of success in the sale of dietary supplements in the Brazilian market. Through the conceptualization of the market and the dynamics that occur in it, it was possible to analyze several business models for the selection of only three that would pass to the comparison stage. Using methodologies for analyzing opportunities and structuring business models, the research followed to present the businesses. At the end of this stage, comparative tables were constructed to carry out joint analysis. The work also featured more detailed individual assessments of the business models for understanding specific strengths and weaknesses. After the construction and presentation of the analysis steps, the set of factors that led to the end result of the study was explained. The selected business model was then detailed in order to clarify its operation. Finally, considerations about the work done were made and future studies on the subject were proposed.application/pdfporAdministração de empresasModelo de negócioEmpreendedorismoEstratégia competitivaBusiness modelEntrepreneurshipDietary supplementCompetitive strategyBusiness Model CanvasEstudo e seleção do modelo de negócio para venda de suplementos alimentaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108257.pdf.txt001108257.pdf.txtExtracted Texttext/plain133287http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203815/2/001108257.pdf.txt96c1fb96198c48297605ece2d5b45865MD52ORIGINAL001108257.pdfTexto completoapplication/pdf858142http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203815/1/001108257.pdf3467ef699983de967beb7e16f43ea35cMD5110183/2038152023-05-05 03:21:13.509704oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203815Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:21:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo e seleção do modelo de negócio para venda de suplementos alimentares
title Estudo e seleção do modelo de negócio para venda de suplementos alimentares
spellingShingle Estudo e seleção do modelo de negócio para venda de suplementos alimentares
Bolzoni, Rodrigo Schirmer
Administração de empresas
Modelo de negócio
Empreendedorismo
Estratégia competitiva
Business model
Entrepreneurship
Dietary supplement
Competitive strategy
Business Model Canvas
title_short Estudo e seleção do modelo de negócio para venda de suplementos alimentares
title_full Estudo e seleção do modelo de negócio para venda de suplementos alimentares
title_fullStr Estudo e seleção do modelo de negócio para venda de suplementos alimentares
title_full_unstemmed Estudo e seleção do modelo de negócio para venda de suplementos alimentares
title_sort Estudo e seleção do modelo de negócio para venda de suplementos alimentares
author Bolzoni, Rodrigo Schirmer
author_facet Bolzoni, Rodrigo Schirmer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolzoni, Rodrigo Schirmer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reichert, Fernanda Maciel
contributor_str_mv Reichert, Fernanda Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Modelo de negócio
Empreendedorismo
Estratégia competitiva
topic Administração de empresas
Modelo de negócio
Empreendedorismo
Estratégia competitiva
Business model
Entrepreneurship
Dietary supplement
Competitive strategy
Business Model Canvas
dc.subject.eng.fl_str_mv Business model
Entrepreneurship
Dietary supplement
Competitive strategy
Business Model Canvas
description O presente trabalho buscou encontrar o modelo de negócio que tivesse maior chance de sucesso na venda de suplementos alimentares no mercado brasileiro. Através da conceituação do mercado e das dinâmicas que nele ocorrem, foi possível analisar diversos modelos de negócio para seleção de apenas três que passariam para etapa de comparação. Utilizando-se de metodologias para análise de oportunidades e estruturação de modelos de negócio, seguiu-se para apresentação dos empreendimentos. Concluída essa etapa, foram construídos quadros comparativos para realização de análises conjuntas. O trabalho também contou com avaliações individuais mais detalhadas dos modelos de negócio para entendimento dos pontos fortes e fracos específicos. Após a construção e apresentação das etapas de análise, foi explicado o conjunto de fatores que levou ao resultado final do estudo. O modelo de negócio selecionado foi, então, detalhado com o objetivo de esclarecer sua operação. Por fim, são feitas considerações acerca do trabalho realizado e propostos próximos estudos sobre o tema.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-27T04:03:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203815
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001108257
url http://hdl.handle.net/10183/203815
identifier_str_mv 001108257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203815/2/001108257.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203815/1/001108257.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 96c1fb96198c48297605ece2d5b45865
3467ef699983de967beb7e16f43ea35c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224589513064448