Inteligência artificial e o Chatgpt : uma análise sobre conhecimentos conceituais de química básica no ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/278896 |
Resumo: | A análise da utilização de algoritmos de IA como o ChatGPT no ambiente escolar é de suma importância, visto que as suas implicações no processo de ensino-aprendizagem ainda são desconhecidas. A tentativa de utilização de tecnologias da informação para o ensino de ciências, não é nenhuma novidade, porém observa-se no contexto atual um conjunto de condições favoráveis ao seu uso. A inteligência artificial tem um grande potencial para transformar a educação, proporcionando novas formas de ensino, além de melhorar a eficiência do sistema educacional como um todo. Sendo assim, através do presente trabalho, pretende-se elucidar os impactos e obstáculos no ensino e aprendizagem de conceitos fundamentais da química geral com a utilização do ChatGPT, a partir de um olhar dos alunos. Analisou-se o desempenho e a segurança dos estudantes ao responderem questões de química básica, confrontando as respostas dos grupos que responderam com auxílio da ferramenta da OpenAI e os grupos que resolveu de forma tradicional, sem consulta e com acesso somente a tabela periódica. Além disso, a pesquisa possui no escopo o objetivo de verificar o nível de cópia realizada pelos estudantes que tinham o auxílio do ChatGPT e o quanto eles confiavam nessas respostas. Responderam ao questionário 30 discentes sendo 8 com o auxílio do ChatGPT e 22 estudantes sem a ferramenta, cursando cadeiras da primeira ou segunda etapa dos cursos de química, os resultados obtidos evidenciaram o potencial do ChatGPT para o desenvolvimento do senso crítico e autonomia dos discentes, o que é essencial para uma mudança significativa no processo de ensino-aprendizagem. |
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Farias, Reni CamposStreit, Lívia2024-09-17T06:48:18Z2024http://hdl.handle.net/10183/278896001198182A análise da utilização de algoritmos de IA como o ChatGPT no ambiente escolar é de suma importância, visto que as suas implicações no processo de ensino-aprendizagem ainda são desconhecidas. A tentativa de utilização de tecnologias da informação para o ensino de ciências, não é nenhuma novidade, porém observa-se no contexto atual um conjunto de condições favoráveis ao seu uso. A inteligência artificial tem um grande potencial para transformar a educação, proporcionando novas formas de ensino, além de melhorar a eficiência do sistema educacional como um todo. Sendo assim, através do presente trabalho, pretende-se elucidar os impactos e obstáculos no ensino e aprendizagem de conceitos fundamentais da química geral com a utilização do ChatGPT, a partir de um olhar dos alunos. Analisou-se o desempenho e a segurança dos estudantes ao responderem questões de química básica, confrontando as respostas dos grupos que responderam com auxílio da ferramenta da OpenAI e os grupos que resolveu de forma tradicional, sem consulta e com acesso somente a tabela periódica. Além disso, a pesquisa possui no escopo o objetivo de verificar o nível de cópia realizada pelos estudantes que tinham o auxílio do ChatGPT e o quanto eles confiavam nessas respostas. Responderam ao questionário 30 discentes sendo 8 com o auxílio do ChatGPT e 22 estudantes sem a ferramenta, cursando cadeiras da primeira ou segunda etapa dos cursos de química, os resultados obtidos evidenciaram o potencial do ChatGPT para o desenvolvimento do senso crítico e autonomia dos discentes, o que é essencial para uma mudança significativa no processo de ensino-aprendizagem.Analyzing the use of AI algorithms such as ChatGPT in the school environment is extremely important, as their implications for the teaching and learning processes are still unknown. Employing information technologies in science teaching is nothing new, however current computational technologies favor their use. Artificial intelligence has been shown to have great potential to transform education, providing new ways of teaching, in addition to improving the efficiency of the educational system as a whole. Therefore, through this work, we intend to elucidate the impacts and obstacles in teaching and learning fundamental concepts of general chemistry using ChatGPT, from the students' perspective. Students’ performance and confidence in answering basic chemistry questions were analyzed, comparing the answers of students who utilized the OpenAI tool and students who solved them in a traditional way, only using a periodic table as a reference material. Furthermore, this research aimed to verify the level of copy from ChatGPT and students’ level of confidence in their answers. 30 students responded to the questionnaire, 8 with the help of ChatGPT and 22 students without the tool. Respondents were taking first-year Chemistry courses. The obtained results highlighted the potential of ChatGPT for developing students’ critical sense and autonomy, which is essential for a significant change in the teaching and learning processes.application/pdfporChatGPTInteligência artificialQuímica geralEnsino-aprendizagemChatGPTArtificial intelligenceGeneral chemistryTeaching-learningInteligência artificial e o Chatgpt : uma análise sobre conhecimentos conceituais de química básica no ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2024Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198182.pdf.txt001198182.pdf.txtExtracted Texttext/plain73961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278896/2/001198182.pdf.txtbfbde0948627963a11aa0a0ff19c19d4MD52ORIGINAL001198182.pdfTexto completoapplication/pdf939304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278896/1/001198182.pdf75d61a6dd38e57f1e70e8b92ca774144MD5110183/2788962024-09-17 07:01:29.262oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278896Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-17T10:01:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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