Inteligência artificial e o Chatgpt : uma análise sobre conhecimentos conceituais de química básica no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Reni Campos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/278896
Resumo: A análise da utilização de algoritmos de IA como o ChatGPT no ambiente escolar é de suma importância, visto que as suas implicações no processo de ensino-aprendizagem ainda são desconhecidas. A tentativa de utilização de tecnologias da informação para o ensino de ciências, não é nenhuma novidade, porém observa-se no contexto atual um conjunto de condições favoráveis ao seu uso. A inteligência artificial tem um grande potencial para transformar a educação, proporcionando novas formas de ensino, além de melhorar a eficiência do sistema educacional como um todo. Sendo assim, através do presente trabalho, pretende-se elucidar os impactos e obstáculos no ensino e aprendizagem de conceitos fundamentais da química geral com a utilização do ChatGPT, a partir de um olhar dos alunos. Analisou-se o desempenho e a segurança dos estudantes ao responderem questões de química básica, confrontando as respostas dos grupos que responderam com auxílio da ferramenta da OpenAI e os grupos que resolveu de forma tradicional, sem consulta e com acesso somente a tabela periódica. Além disso, a pesquisa possui no escopo o objetivo de verificar o nível de cópia realizada pelos estudantes que tinham o auxílio do ChatGPT e o quanto eles confiavam nessas respostas. Responderam ao questionário 30 discentes sendo 8 com o auxílio do ChatGPT e 22 estudantes sem a ferramenta, cursando cadeiras da primeira ou segunda etapa dos cursos de química, os resultados obtidos evidenciaram o potencial do ChatGPT para o desenvolvimento do senso crítico e autonomia dos discentes, o que é essencial para uma mudança significativa no processo de ensino-aprendizagem.
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