ARShop : um aplicativo de e-commerce mobile com realidade aumentada para móveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Okido, Rodrigo Yukio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219050
Resumo: Cada vez mais usuários realizam compras na internet através de seu computador e smartphone. Só em 2019, houve um lucro de mais de 60 bilhões de reais no Brasil neste setor. Apesar da comodidade e praticidade de comprar online, existem alguns dados interessantes sobre o comércio eletrônico. Segundo pesquisa feita pela comScore e UPS nos Estados Unidos, cerca de 63% dos americanos checam a política de retorno antes de comprar um produto. E 48% comprariam mais com aqueles que trouxessem mais facilidades e menos dor de cabeça na hora de uma possível devolução, seja por insatisfação ou por defeito do produto. Isto mostra que o consumidor está consciente na hora de comprar na Internet. Se considerarmos o mundo ideal de que o produto chega ao cliente sem defeito de fábrica, imaginar que ele devolva o produto por não ser o que esperava é uma experiência bastante frustrante. O cliente terá de solicitar a devolução do produto, e dependendo pagar a mais por isto. Enquanto a empresa precisará devolver o dinheiro obtido em cima da venda. Normalmente, empresas precisam construir políticas de devolução transparentes e da melhor forma possível para evitar qualquer tipo de constrangimento. E o cliente, se não se atentar a essas políticas, pode acabar tendo dor de cabeça para realizar uma devolução. A proposta deste trabalho é justamente atacar este ponto. Fazer com que o cliente sinta mais segurança em decidir de que o produto que está adquirindo é de fato o que espera. Apesar do tema ser tratado de maneira genérica até o momento, neste trabalho teremos um foco em móveis. Normalmente são produtos que geram dúvidas pela diversidade de tamanhos, modelos e formatos. Isto se dará através de um aplicativo e-commerce para Android onde o diferencial será o recurso de realidade aumentada. Através da câmera do smartphone, o usuário poderá visualizar o produto que deseja adquirir no ambiente em que estiver. Além disso, a aplicação tem como objetivo tentar oferecer uma boa experiência com uma interface amigável e intuitiva.
id UFRGS-2_1720dec0ffba0c2240fda5b3bde83ab6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219050
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Okido, Rodrigo YukioGalante, Renata de Matos2021-03-18T04:07:35Z2020http://hdl.handle.net/10183/219050001123457Cada vez mais usuários realizam compras na internet através de seu computador e smartphone. Só em 2019, houve um lucro de mais de 60 bilhões de reais no Brasil neste setor. Apesar da comodidade e praticidade de comprar online, existem alguns dados interessantes sobre o comércio eletrônico. Segundo pesquisa feita pela comScore e UPS nos Estados Unidos, cerca de 63% dos americanos checam a política de retorno antes de comprar um produto. E 48% comprariam mais com aqueles que trouxessem mais facilidades e menos dor de cabeça na hora de uma possível devolução, seja por insatisfação ou por defeito do produto. Isto mostra que o consumidor está consciente na hora de comprar na Internet. Se considerarmos o mundo ideal de que o produto chega ao cliente sem defeito de fábrica, imaginar que ele devolva o produto por não ser o que esperava é uma experiência bastante frustrante. O cliente terá de solicitar a devolução do produto, e dependendo pagar a mais por isto. Enquanto a empresa precisará devolver o dinheiro obtido em cima da venda. Normalmente, empresas precisam construir políticas de devolução transparentes e da melhor forma possível para evitar qualquer tipo de constrangimento. E o cliente, se não se atentar a essas políticas, pode acabar tendo dor de cabeça para realizar uma devolução. A proposta deste trabalho é justamente atacar este ponto. Fazer com que o cliente sinta mais segurança em decidir de que o produto que está adquirindo é de fato o que espera. Apesar do tema ser tratado de maneira genérica até o momento, neste trabalho teremos um foco em móveis. Normalmente são produtos que geram dúvidas pela diversidade de tamanhos, modelos e formatos. Isto se dará através de um aplicativo e-commerce para Android onde o diferencial será o recurso de realidade aumentada. Através da câmera do smartphone, o usuário poderá visualizar o produto que deseja adquirir no ambiente em que estiver. Além disso, a aplicação tem como objetivo tentar oferecer uma boa experiência com uma interface amigável e intuitiva.More and more users make purchases on the internet through their computer and smartphone. Only in 2019, this sector made a profit of more than 60 billion Real in Brazil. Despite the convenience and practicality of purchasing online, there are some interesting data about e-commerce. According to a survey by comScore and UPS in the United States, about 63% of Americans checks the return policy before purchasing a product. And 48% would buy more from those who brought easiness and less headaches when making a possible product return, either due to dissatisfaction or product defect. This shows that the consumer is conscious when purchasing on the Internet. If we consider the ideal world that the product reaches the customer without a factory defect, imagining a possible product refund for not being what he expected is a very frustrating experience. The customer will have to request the return of the product, and depending of the situation overpay for this. And for the company, they will need to return the money obtained upon sale. Usually, companies need to build transparent return policies and in the best possible way to avoid any kind of embarrassment. And the customer, if they don't pay attention to these policies, may end up having a headache to make a return. The purpose of this work is to attack this point. Make the customer feel confident to decide that the product they are purchasing is in fact what they expect. Although the topic being treated in a generic way so far, in this paper we will focus on furniture’s. They are usually products that raise doubts due to the diversity of sizes, models and formats. This will be shown with an e-commerce application for Android where the main feature will be the augmented reality. Through the smartphone's camera, the user will be able to preview the product desired in the environment where he is located at. In addition, the application aims to try to offer a good experience with a friendly and intuitive interface.application/pdfporAplicativo móvelCompras onlineAndroidExperiência do usuárioE-commerceFurnituresARShop : um aplicativo de e-commerce mobile com realidade aumentada para móveisARSHOP – E-commerce mobile application with augmented reality info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPorto Alegre, BR-RS2020Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123457.pdf.txt001123457.pdf.txtExtracted Texttext/plain116996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219050/2/001123457.pdf.txt7a96d243a98e41cc65a9a59f6b57f478MD52ORIGINAL001123457.pdfTexto completoapplication/pdf1917491http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219050/1/001123457.pdf4f84ffb92ba9eb1e5f43d8530851a6d8MD5110183/2190502024-05-25 06:48:03.563341oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219050Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-25T09:48:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ARShop : um aplicativo de e-commerce mobile com realidade aumentada para móveis
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv ARSHOP – E-commerce mobile application with augmented reality
title ARShop : um aplicativo de e-commerce mobile com realidade aumentada para móveis
spellingShingle ARShop : um aplicativo de e-commerce mobile com realidade aumentada para móveis
Okido, Rodrigo Yukio
Aplicativo móvel
Compras online
Android
Experiência do usuário
E-commerce
Furnitures
title_short ARShop : um aplicativo de e-commerce mobile com realidade aumentada para móveis
title_full ARShop : um aplicativo de e-commerce mobile com realidade aumentada para móveis
title_fullStr ARShop : um aplicativo de e-commerce mobile com realidade aumentada para móveis
title_full_unstemmed ARShop : um aplicativo de e-commerce mobile com realidade aumentada para móveis
title_sort ARShop : um aplicativo de e-commerce mobile com realidade aumentada para móveis
author Okido, Rodrigo Yukio
author_facet Okido, Rodrigo Yukio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Okido, Rodrigo Yukio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Galante, Renata de Matos
contributor_str_mv Galante, Renata de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Aplicativo móvel
Compras online
Android
Experiência do usuário
topic Aplicativo móvel
Compras online
Android
Experiência do usuário
E-commerce
Furnitures
dc.subject.eng.fl_str_mv E-commerce
Furnitures
description Cada vez mais usuários realizam compras na internet através de seu computador e smartphone. Só em 2019, houve um lucro de mais de 60 bilhões de reais no Brasil neste setor. Apesar da comodidade e praticidade de comprar online, existem alguns dados interessantes sobre o comércio eletrônico. Segundo pesquisa feita pela comScore e UPS nos Estados Unidos, cerca de 63% dos americanos checam a política de retorno antes de comprar um produto. E 48% comprariam mais com aqueles que trouxessem mais facilidades e menos dor de cabeça na hora de uma possível devolução, seja por insatisfação ou por defeito do produto. Isto mostra que o consumidor está consciente na hora de comprar na Internet. Se considerarmos o mundo ideal de que o produto chega ao cliente sem defeito de fábrica, imaginar que ele devolva o produto por não ser o que esperava é uma experiência bastante frustrante. O cliente terá de solicitar a devolução do produto, e dependendo pagar a mais por isto. Enquanto a empresa precisará devolver o dinheiro obtido em cima da venda. Normalmente, empresas precisam construir políticas de devolução transparentes e da melhor forma possível para evitar qualquer tipo de constrangimento. E o cliente, se não se atentar a essas políticas, pode acabar tendo dor de cabeça para realizar uma devolução. A proposta deste trabalho é justamente atacar este ponto. Fazer com que o cliente sinta mais segurança em decidir de que o produto que está adquirindo é de fato o que espera. Apesar do tema ser tratado de maneira genérica até o momento, neste trabalho teremos um foco em móveis. Normalmente são produtos que geram dúvidas pela diversidade de tamanhos, modelos e formatos. Isto se dará através de um aplicativo e-commerce para Android onde o diferencial será o recurso de realidade aumentada. Através da câmera do smartphone, o usuário poderá visualizar o produto que deseja adquirir no ambiente em que estiver. Além disso, a aplicação tem como objetivo tentar oferecer uma boa experiência com uma interface amigável e intuitiva.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-18T04:07:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/219050
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001123457
url http://hdl.handle.net/10183/219050
identifier_str_mv 001123457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219050/2/001123457.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219050/1/001123457.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a96d243a98e41cc65a9a59f6b57f478
4f84ffb92ba9eb1e5f43d8530851a6d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224603699249152