Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Maiara Bueno do
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134135
Resumo: O presente trabalho apresenta reflexões sobre o estudo de caso no ensino de números fracionários, com abordagem em mídias digitais. Aplicado no primeiro semestre de 2015, com o curso Técnico Profissionalizante em Radiologia do Instituto de Educação Marquês de Herval. Frações é um dos componentes obrigatórios da estrutura curricular do curso em virtude dos cálculos de gotejamento. Mesmo sendo um conteúdo de ensino fundamental, os alunos não reconhecem a importância e utilização precisa deste conjunto. Esta prática foi desenvolvida com a necessidade de adequar o ensino de frações ao nível dos alunos, de modo que eles tenham conhecimento e propriedade de manuseio e manipulação destes números em diferentes representações. Neste relato descreveu-se a pesquisa desenvolvida utilizando o recurso das mídias digitais – Software GeoGebra, atividades online, o perfil da turma de aplicação, o instituto alvo de pesquisa, a estrutura curricular do curso, o método de avaliação da rede CNEC, o programa de aplicação, o ensino de números fracionários, o conhecimento prévio dos alunos buscando justificar a intervenção do meio educacional. Para concluir foram analisados os dados coletados (prints de tela, revisão dos cadernos de aula, desenvolvimento em aula, fotos e relatórios da atividade no laboratório de informática) junto aos alunos, antes e durante o processo, refletiu-se sobre a prática e a validade da experiência. Os resultados deste estudo de caso aliado com as minhas experiências anteriores, forneceram-me diretrizes que irão auxiliar no planejamento das aulas integrando o uso das mídias digitais as metodologias já utilizadas nas sequências didáticas.
id UFRGS-2_17353ce162c5b7256449c72df1001e73
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134135
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nascimento, Maiara Bueno doBona, Aline Silva de2016-03-24T02:06:42Z2015http://hdl.handle.net/10183/134135000984570O presente trabalho apresenta reflexões sobre o estudo de caso no ensino de números fracionários, com abordagem em mídias digitais. Aplicado no primeiro semestre de 2015, com o curso Técnico Profissionalizante em Radiologia do Instituto de Educação Marquês de Herval. Frações é um dos componentes obrigatórios da estrutura curricular do curso em virtude dos cálculos de gotejamento. Mesmo sendo um conteúdo de ensino fundamental, os alunos não reconhecem a importância e utilização precisa deste conjunto. Esta prática foi desenvolvida com a necessidade de adequar o ensino de frações ao nível dos alunos, de modo que eles tenham conhecimento e propriedade de manuseio e manipulação destes números em diferentes representações. Neste relato descreveu-se a pesquisa desenvolvida utilizando o recurso das mídias digitais – Software GeoGebra, atividades online, o perfil da turma de aplicação, o instituto alvo de pesquisa, a estrutura curricular do curso, o método de avaliação da rede CNEC, o programa de aplicação, o ensino de números fracionários, o conhecimento prévio dos alunos buscando justificar a intervenção do meio educacional. Para concluir foram analisados os dados coletados (prints de tela, revisão dos cadernos de aula, desenvolvimento em aula, fotos e relatórios da atividade no laboratório de informática) junto aos alunos, antes e durante o processo, refletiu-se sobre a prática e a validade da experiência. Os resultados deste estudo de caso aliado com as minhas experiências anteriores, forneceram-me diretrizes que irão auxiliar no planejamento das aulas integrando o uso das mídias digitais as metodologias já utilizadas nas sequências didáticas.application/pdfporFraçõesGeoGebra : SoftwareUma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984570.pdf000984570.pdfTexto completoapplication/pdf981886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134135/1/000984570.pdf60385c583231d93514984bb72a608575MD51TEXT000984570.pdf.txt000984570.pdf.txtExtracted Texttext/plain43799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134135/2/000984570.pdf.txt72945113ea8630181c6b0a10e43e0478MD52THUMBNAIL000984570.pdf.jpg000984570.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134135/3/000984570.pdf.jpgf40da0eb05c2ee6fabe9c6bcfb0c401dMD5310183/1341352018-10-29 08:06:03.048oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134135Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:06:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia
title Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia
spellingShingle Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia
Nascimento, Maiara Bueno do
Frações
GeoGebra : Software
title_short Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia
title_full Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia
title_fullStr Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia
title_full_unstemmed Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia
title_sort Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia
author Nascimento, Maiara Bueno do
author_facet Nascimento, Maiara Bueno do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Maiara Bueno do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bona, Aline Silva de
contributor_str_mv Bona, Aline Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Frações
GeoGebra : Software
topic Frações
GeoGebra : Software
description O presente trabalho apresenta reflexões sobre o estudo de caso no ensino de números fracionários, com abordagem em mídias digitais. Aplicado no primeiro semestre de 2015, com o curso Técnico Profissionalizante em Radiologia do Instituto de Educação Marquês de Herval. Frações é um dos componentes obrigatórios da estrutura curricular do curso em virtude dos cálculos de gotejamento. Mesmo sendo um conteúdo de ensino fundamental, os alunos não reconhecem a importância e utilização precisa deste conjunto. Esta prática foi desenvolvida com a necessidade de adequar o ensino de frações ao nível dos alunos, de modo que eles tenham conhecimento e propriedade de manuseio e manipulação destes números em diferentes representações. Neste relato descreveu-se a pesquisa desenvolvida utilizando o recurso das mídias digitais – Software GeoGebra, atividades online, o perfil da turma de aplicação, o instituto alvo de pesquisa, a estrutura curricular do curso, o método de avaliação da rede CNEC, o programa de aplicação, o ensino de números fracionários, o conhecimento prévio dos alunos buscando justificar a intervenção do meio educacional. Para concluir foram analisados os dados coletados (prints de tela, revisão dos cadernos de aula, desenvolvimento em aula, fotos e relatórios da atividade no laboratório de informática) junto aos alunos, antes e durante o processo, refletiu-se sobre a prática e a validade da experiência. Os resultados deste estudo de caso aliado com as minhas experiências anteriores, forneceram-me diretrizes que irão auxiliar no planejamento das aulas integrando o uso das mídias digitais as metodologias já utilizadas nas sequências didáticas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T02:06:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134135
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000984570
url http://hdl.handle.net/10183/134135
identifier_str_mv 000984570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134135/1/000984570.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134135/2/000984570.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134135/3/000984570.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 60385c583231d93514984bb72a608575
72945113ea8630181c6b0a10e43e0478
f40da0eb05c2ee6fabe9c6bcfb0c401d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224501472526336