Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134135 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta reflexões sobre o estudo de caso no ensino de números fracionários, com abordagem em mídias digitais. Aplicado no primeiro semestre de 2015, com o curso Técnico Profissionalizante em Radiologia do Instituto de Educação Marquês de Herval. Frações é um dos componentes obrigatórios da estrutura curricular do curso em virtude dos cálculos de gotejamento. Mesmo sendo um conteúdo de ensino fundamental, os alunos não reconhecem a importância e utilização precisa deste conjunto. Esta prática foi desenvolvida com a necessidade de adequar o ensino de frações ao nível dos alunos, de modo que eles tenham conhecimento e propriedade de manuseio e manipulação destes números em diferentes representações. Neste relato descreveu-se a pesquisa desenvolvida utilizando o recurso das mídias digitais – Software GeoGebra, atividades online, o perfil da turma de aplicação, o instituto alvo de pesquisa, a estrutura curricular do curso, o método de avaliação da rede CNEC, o programa de aplicação, o ensino de números fracionários, o conhecimento prévio dos alunos buscando justificar a intervenção do meio educacional. Para concluir foram analisados os dados coletados (prints de tela, revisão dos cadernos de aula, desenvolvimento em aula, fotos e relatórios da atividade no laboratório de informática) junto aos alunos, antes e durante o processo, refletiu-se sobre a prática e a validade da experiência. Os resultados deste estudo de caso aliado com as minhas experiências anteriores, forneceram-me diretrizes que irão auxiliar no planejamento das aulas integrando o uso das mídias digitais as metodologias já utilizadas nas sequências didáticas. |
id |
UFRGS-2_17353ce162c5b7256449c72df1001e73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134135 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Maiara Bueno doBona, Aline Silva de2016-03-24T02:06:42Z2015http://hdl.handle.net/10183/134135000984570O presente trabalho apresenta reflexões sobre o estudo de caso no ensino de números fracionários, com abordagem em mídias digitais. Aplicado no primeiro semestre de 2015, com o curso Técnico Profissionalizante em Radiologia do Instituto de Educação Marquês de Herval. Frações é um dos componentes obrigatórios da estrutura curricular do curso em virtude dos cálculos de gotejamento. Mesmo sendo um conteúdo de ensino fundamental, os alunos não reconhecem a importância e utilização precisa deste conjunto. Esta prática foi desenvolvida com a necessidade de adequar o ensino de frações ao nível dos alunos, de modo que eles tenham conhecimento e propriedade de manuseio e manipulação destes números em diferentes representações. Neste relato descreveu-se a pesquisa desenvolvida utilizando o recurso das mídias digitais – Software GeoGebra, atividades online, o perfil da turma de aplicação, o instituto alvo de pesquisa, a estrutura curricular do curso, o método de avaliação da rede CNEC, o programa de aplicação, o ensino de números fracionários, o conhecimento prévio dos alunos buscando justificar a intervenção do meio educacional. Para concluir foram analisados os dados coletados (prints de tela, revisão dos cadernos de aula, desenvolvimento em aula, fotos e relatórios da atividade no laboratório de informática) junto aos alunos, antes e durante o processo, refletiu-se sobre a prática e a validade da experiência. Os resultados deste estudo de caso aliado com as minhas experiências anteriores, forneceram-me diretrizes que irão auxiliar no planejamento das aulas integrando o uso das mídias digitais as metodologias já utilizadas nas sequências didáticas.application/pdfporFraçõesGeoGebra : SoftwareUma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984570.pdf000984570.pdfTexto completoapplication/pdf981886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134135/1/000984570.pdf60385c583231d93514984bb72a608575MD51TEXT000984570.pdf.txt000984570.pdf.txtExtracted Texttext/plain43799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134135/2/000984570.pdf.txt72945113ea8630181c6b0a10e43e0478MD52THUMBNAIL000984570.pdf.jpg000984570.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134135/3/000984570.pdf.jpgf40da0eb05c2ee6fabe9c6bcfb0c401dMD5310183/1341352018-10-29 08:06:03.048oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134135Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:06:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia |
title |
Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia |
spellingShingle |
Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia Nascimento, Maiara Bueno do Frações GeoGebra : Software |
title_short |
Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia |
title_full |
Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia |
title_fullStr |
Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia |
title_full_unstemmed |
Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia |
title_sort |
Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia |
author |
Nascimento, Maiara Bueno do |
author_facet |
Nascimento, Maiara Bueno do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Maiara Bueno do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bona, Aline Silva de |
contributor_str_mv |
Bona, Aline Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Frações GeoGebra : Software |
topic |
Frações GeoGebra : Software |
description |
O presente trabalho apresenta reflexões sobre o estudo de caso no ensino de números fracionários, com abordagem em mídias digitais. Aplicado no primeiro semestre de 2015, com o curso Técnico Profissionalizante em Radiologia do Instituto de Educação Marquês de Herval. Frações é um dos componentes obrigatórios da estrutura curricular do curso em virtude dos cálculos de gotejamento. Mesmo sendo um conteúdo de ensino fundamental, os alunos não reconhecem a importância e utilização precisa deste conjunto. Esta prática foi desenvolvida com a necessidade de adequar o ensino de frações ao nível dos alunos, de modo que eles tenham conhecimento e propriedade de manuseio e manipulação destes números em diferentes representações. Neste relato descreveu-se a pesquisa desenvolvida utilizando o recurso das mídias digitais – Software GeoGebra, atividades online, o perfil da turma de aplicação, o instituto alvo de pesquisa, a estrutura curricular do curso, o método de avaliação da rede CNEC, o programa de aplicação, o ensino de números fracionários, o conhecimento prévio dos alunos buscando justificar a intervenção do meio educacional. Para concluir foram analisados os dados coletados (prints de tela, revisão dos cadernos de aula, desenvolvimento em aula, fotos e relatórios da atividade no laboratório de informática) junto aos alunos, antes e durante o processo, refletiu-se sobre a prática e a validade da experiência. Os resultados deste estudo de caso aliado com as minhas experiências anteriores, forneceram-me diretrizes que irão auxiliar no planejamento das aulas integrando o uso das mídias digitais as metodologias já utilizadas nas sequências didáticas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-24T02:06:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134135 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000984570 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134135 |
identifier_str_mv |
000984570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134135/1/000984570.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134135/2/000984570.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134135/3/000984570.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
60385c583231d93514984bb72a608575 72945113ea8630181c6b0a10e43e0478 f40da0eb05c2ee6fabe9c6bcfb0c401d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224501472526336 |