Geometria com animações interativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226182 |
Resumo: | Os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS tem no seu primeiro ano de curso uma disciplina que trata da geometria euclidiana e demonstrações de teoremas. As dificuldades apresentadas pelos alunos nos levaram a considerar os processos cognitivos que acompanham as situações de aprendizagem, bem como o importante papel da representação semiótica. Como resultado desta investigação foi produzido o objeto de aprendizagem “Geometria Plana”, o qual pode ser considerado uma animação interativa, que faz uso de sistema dinâmico de representação semiótica. O objeto foi testado e os resultados indicam progressos dos alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades para produzirem suas próprias demonstrações. |
id |
UFRGS-2_17425ef083d7d1c6769d91b1a244899d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226182 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Carlos Eduardo SouzaGravina, Maria Alice2021-08-26T04:09:33Z20091679-1916http://hdl.handle.net/10183/226182000778203Os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS tem no seu primeiro ano de curso uma disciplina que trata da geometria euclidiana e demonstrações de teoremas. As dificuldades apresentadas pelos alunos nos levaram a considerar os processos cognitivos que acompanham as situações de aprendizagem, bem como o importante papel da representação semiótica. Como resultado desta investigação foi produzido o objeto de aprendizagem “Geometria Plana”, o qual pode ser considerado uma animação interativa, que faz uso de sistema dinâmico de representação semiótica. O objeto foi testado e os resultados indicam progressos dos alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades para produzirem suas próprias demonstrações.Undergraduate preservice teachers in mathematics at Universidade Federal do RGSBrazil must follow a course on euclidian geometry in their first year. The difficulties among the students in the course has lead us to consider the cognitive process that underline the learning situations, as well the important role of semiotic representation. As result of this investigation, it was produced the learning object “Plane Geometry” which can be identified as an interactive animation that makes use of a dynamical semiotic system of representation. The object was tested in the mention course and the results showed an improvement of students’ abilities for producing their own proofs.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 7, n. 1 (jul. 2009), 9 p.GeometriaProcesso de aprendizagemObjeto de aprendizagemSistemas dinâmicosGeometryLearning processDynamic semiotic systemsLearning objectGeometria com animações interativasGeometry with interactive animations info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000778203.pdf.txt000778203.pdf.txtExtracted Texttext/plain33290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226182/2/000778203.pdf.txt39a7f23db28a398062d4f9f810bcc9c0MD52ORIGINAL000778203.pdfTexto completoapplication/pdf555663http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226182/1/000778203.pdf52fd8543053efdcda693b602ffaa9d1fMD5110183/2261822021-09-19 04:33:59.293203oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226182Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:33:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Geometria com animações interativas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Geometry with interactive animations |
title |
Geometria com animações interativas |
spellingShingle |
Geometria com animações interativas Ferreira, Carlos Eduardo Souza Geometria Processo de aprendizagem Objeto de aprendizagem Sistemas dinâmicos Geometry Learning process Dynamic semiotic systems Learning object |
title_short |
Geometria com animações interativas |
title_full |
Geometria com animações interativas |
title_fullStr |
Geometria com animações interativas |
title_full_unstemmed |
Geometria com animações interativas |
title_sort |
Geometria com animações interativas |
author |
Ferreira, Carlos Eduardo Souza |
author_facet |
Ferreira, Carlos Eduardo Souza Gravina, Maria Alice |
author_role |
author |
author2 |
Gravina, Maria Alice |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Carlos Eduardo Souza Gravina, Maria Alice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Processo de aprendizagem Objeto de aprendizagem Sistemas dinâmicos |
topic |
Geometria Processo de aprendizagem Objeto de aprendizagem Sistemas dinâmicos Geometry Learning process Dynamic semiotic systems Learning object |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Geometry Learning process Dynamic semiotic systems Learning object |
description |
Os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS tem no seu primeiro ano de curso uma disciplina que trata da geometria euclidiana e demonstrações de teoremas. As dificuldades apresentadas pelos alunos nos levaram a considerar os processos cognitivos que acompanham as situações de aprendizagem, bem como o importante papel da representação semiótica. Como resultado desta investigação foi produzido o objeto de aprendizagem “Geometria Plana”, o qual pode ser considerado uma animação interativa, que faz uso de sistema dinâmico de representação semiótica. O objeto foi testado e os resultados indicam progressos dos alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades para produzirem suas próprias demonstrações. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-26T04:09:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/226182 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000778203 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000778203 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/226182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 7, n. 1 (jul. 2009), 9 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226182/2/000778203.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226182/1/000778203.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
39a7f23db28a398062d4f9f810bcc9c0 52fd8543053efdcda693b602ffaa9d1f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447764721467392 |