Geometria com animações interativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carlos Eduardo Souza
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Gravina, Maria Alice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226182
Resumo: Os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS tem no seu primeiro ano de curso uma disciplina que trata da geometria euclidiana e demonstrações de teoremas. As dificuldades apresentadas pelos alunos nos levaram a considerar os processos cognitivos que acompanham as situações de aprendizagem, bem como o importante papel da representação semiótica. Como resultado desta investigação foi produzido o objeto de aprendizagem “Geometria Plana”, o qual pode ser considerado uma animação interativa, que faz uso de sistema dinâmico de representação semiótica. O objeto foi testado e os resultados indicam progressos dos alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades para produzirem suas próprias demonstrações.
id UFRGS-2_17425ef083d7d1c6769d91b1a244899d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226182
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Carlos Eduardo SouzaGravina, Maria Alice2021-08-26T04:09:33Z20091679-1916http://hdl.handle.net/10183/226182000778203Os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS tem no seu primeiro ano de curso uma disciplina que trata da geometria euclidiana e demonstrações de teoremas. As dificuldades apresentadas pelos alunos nos levaram a considerar os processos cognitivos que acompanham as situações de aprendizagem, bem como o importante papel da representação semiótica. Como resultado desta investigação foi produzido o objeto de aprendizagem “Geometria Plana”, o qual pode ser considerado uma animação interativa, que faz uso de sistema dinâmico de representação semiótica. O objeto foi testado e os resultados indicam progressos dos alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades para produzirem suas próprias demonstrações.Undergraduate preservice teachers in mathematics at Universidade Federal do RGSBrazil must follow a course on euclidian geometry in their first year. The difficulties among the students in the course has lead us to consider the cognitive process that underline the learning situations, as well the important role of semiotic representation. As result of this investigation, it was produced the learning object “Plane Geometry” which can be identified as an interactive animation that makes use of a dynamical semiotic system of representation. The object was tested in the mention course and the results showed an improvement of students’ abilities for producing their own proofs.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 7, n. 1 (jul. 2009), 9 p.GeometriaProcesso de aprendizagemObjeto de aprendizagemSistemas dinâmicosGeometryLearning processDynamic semiotic systemsLearning objectGeometria com animações interativasGeometry with interactive animations info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000778203.pdf.txt000778203.pdf.txtExtracted Texttext/plain33290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226182/2/000778203.pdf.txt39a7f23db28a398062d4f9f810bcc9c0MD52ORIGINAL000778203.pdfTexto completoapplication/pdf555663http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226182/1/000778203.pdf52fd8543053efdcda693b602ffaa9d1fMD5110183/2261822021-09-19 04:33:59.293203oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226182Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:33:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geometria com animações interativas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Geometry with interactive animations
title Geometria com animações interativas
spellingShingle Geometria com animações interativas
Ferreira, Carlos Eduardo Souza
Geometria
Processo de aprendizagem
Objeto de aprendizagem
Sistemas dinâmicos
Geometry
Learning process
Dynamic semiotic systems
Learning object
title_short Geometria com animações interativas
title_full Geometria com animações interativas
title_fullStr Geometria com animações interativas
title_full_unstemmed Geometria com animações interativas
title_sort Geometria com animações interativas
author Ferreira, Carlos Eduardo Souza
author_facet Ferreira, Carlos Eduardo Souza
Gravina, Maria Alice
author_role author
author2 Gravina, Maria Alice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carlos Eduardo Souza
Gravina, Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Processo de aprendizagem
Objeto de aprendizagem
Sistemas dinâmicos
topic Geometria
Processo de aprendizagem
Objeto de aprendizagem
Sistemas dinâmicos
Geometry
Learning process
Dynamic semiotic systems
Learning object
dc.subject.eng.fl_str_mv Geometry
Learning process
Dynamic semiotic systems
Learning object
description Os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS tem no seu primeiro ano de curso uma disciplina que trata da geometria euclidiana e demonstrações de teoremas. As dificuldades apresentadas pelos alunos nos levaram a considerar os processos cognitivos que acompanham as situações de aprendizagem, bem como o importante papel da representação semiótica. Como resultado desta investigação foi produzido o objeto de aprendizagem “Geometria Plana”, o qual pode ser considerado uma animação interativa, que faz uso de sistema dinâmico de representação semiótica. O objeto foi testado e os resultados indicam progressos dos alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades para produzirem suas próprias demonstrações.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-26T04:09:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226182
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000778203
identifier_str_mv 1679-1916
000778203
url http://hdl.handle.net/10183/226182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 7, n. 1 (jul. 2009), 9 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226182/2/000778203.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226182/1/000778203.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 39a7f23db28a398062d4f9f810bcc9c0
52fd8543053efdcda693b602ffaa9d1f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447764721467392