Geometria através de hipertextos com animações interativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226183 |
Resumo: | Um dos grandes desafios da educação, provocados, sobretudo pela modalidade a distância, é o desenvolvimento de atitudes, por parte dos alunos, na direção de uma aprendizagem com a autonomia. Na área da Educação Matemática os alunos se defrontam com as dificuldades adicionais quanto ao domínio da linguagem matemática, com seus signos, símbolos e desenhos. Este artigo trata da produção e do uso de hipertextos com animações interativas para curso ofertado na modalidade a distância para professores da educação básica. Os resultados obtidos indicam interessantes possibilidades deste material digital quanto ao processo de aprendizagem da geometria, com autonomia. |
id |
UFRGS-2_ff66ab6e6147cd4cc27e540dc26f65b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226183 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gravina, Maria AliceBarreto, Marina Menna2021-08-26T04:09:34Z20101679-1916http://hdl.handle.net/10183/226183000778212Um dos grandes desafios da educação, provocados, sobretudo pela modalidade a distância, é o desenvolvimento de atitudes, por parte dos alunos, na direção de uma aprendizagem com a autonomia. Na área da Educação Matemática os alunos se defrontam com as dificuldades adicionais quanto ao domínio da linguagem matemática, com seus signos, símbolos e desenhos. Este artigo trata da produção e do uso de hipertextos com animações interativas para curso ofertado na modalidade a distância para professores da educação básica. Os resultados obtidos indicam interessantes possibilidades deste material digital quanto ao processo de aprendizagem da geometria, com autonomia.One of the great challenges of the education, especially in distance learning, is the development of student’s attitudes for the study with autonomy. In Mathematics Education the students are confronted with an additional difficulty from the domain of the mathematical language with their signs, symbols and drawings. This article talks about the design and the use of hypertexts integrated with interactive animations to be used in a distance learning course for mathematics teachers. The results indicate interesting possibilities of the material in a geometry learning process based on autonomy.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 8, no. 2 (jul. 2010), 10 p.GeometriaProcesso de aprendizagemHipertextoEducação a distânciaGeometryDistance learningLarning processesHypertexts and interactive animationsGeometria através de hipertextos com animações interativasGeometry through hypertexts with interactive animations info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000778212.pdf.txt000778212.pdf.txtExtracted Texttext/plain33672http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226183/2/000778212.pdf.txtbd26d26938ce6e34debb41f153b86e75MD52ORIGINAL000778212.pdfTexto completoapplication/pdf320686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226183/1/000778212.pdf4e62a82edb41765d13dee955ad0e2bddMD5110183/2261832022-09-18 04:48:49.155215oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226183Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:48:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Geometria através de hipertextos com animações interativas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Geometry through hypertexts with interactive animations |
title |
Geometria através de hipertextos com animações interativas |
spellingShingle |
Geometria através de hipertextos com animações interativas Gravina, Maria Alice Geometria Processo de aprendizagem Hipertexto Educação a distância Geometry Distance learning Larning processes Hypertexts and interactive animations |
title_short |
Geometria através de hipertextos com animações interativas |
title_full |
Geometria através de hipertextos com animações interativas |
title_fullStr |
Geometria através de hipertextos com animações interativas |
title_full_unstemmed |
Geometria através de hipertextos com animações interativas |
title_sort |
Geometria através de hipertextos com animações interativas |
author |
Gravina, Maria Alice |
author_facet |
Gravina, Maria Alice Barreto, Marina Menna |
author_role |
author |
author2 |
Barreto, Marina Menna |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gravina, Maria Alice Barreto, Marina Menna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Processo de aprendizagem Hipertexto Educação a distância |
topic |
Geometria Processo de aprendizagem Hipertexto Educação a distância Geometry Distance learning Larning processes Hypertexts and interactive animations |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Geometry Distance learning Larning processes Hypertexts and interactive animations |
description |
Um dos grandes desafios da educação, provocados, sobretudo pela modalidade a distância, é o desenvolvimento de atitudes, por parte dos alunos, na direção de uma aprendizagem com a autonomia. Na área da Educação Matemática os alunos se defrontam com as dificuldades adicionais quanto ao domínio da linguagem matemática, com seus signos, símbolos e desenhos. Este artigo trata da produção e do uso de hipertextos com animações interativas para curso ofertado na modalidade a distância para professores da educação básica. Os resultados obtidos indicam interessantes possibilidades deste material digital quanto ao processo de aprendizagem da geometria, com autonomia. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-26T04:09:34Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/226183 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000778212 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000778212 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/226183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 8, no. 2 (jul. 2010), 10 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226183/2/000778212.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226183/1/000778212.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd26d26938ce6e34debb41f153b86e75 4e62a82edb41765d13dee955ad0e2bdd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447764723564544 |