Geometria através de hipertextos com animações interativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gravina, Maria Alice
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Barreto, Marina Menna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226183
Resumo: Um dos grandes desafios da educação, provocados, sobretudo pela modalidade a distância, é o desenvolvimento de atitudes, por parte dos alunos, na direção de uma aprendizagem com a autonomia. Na área da Educação Matemática os alunos se defrontam com as dificuldades adicionais quanto ao domínio da linguagem matemática, com seus signos, símbolos e desenhos. Este artigo trata da produção e do uso de hipertextos com animações interativas para curso ofertado na modalidade a distância para professores da educação básica. Os resultados obtidos indicam interessantes possibilidades deste material digital quanto ao processo de aprendizagem da geometria, com autonomia.
id UFRGS-2_ff66ab6e6147cd4cc27e540dc26f65b6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226183
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gravina, Maria AliceBarreto, Marina Menna2021-08-26T04:09:34Z20101679-1916http://hdl.handle.net/10183/226183000778212Um dos grandes desafios da educação, provocados, sobretudo pela modalidade a distância, é o desenvolvimento de atitudes, por parte dos alunos, na direção de uma aprendizagem com a autonomia. Na área da Educação Matemática os alunos se defrontam com as dificuldades adicionais quanto ao domínio da linguagem matemática, com seus signos, símbolos e desenhos. Este artigo trata da produção e do uso de hipertextos com animações interativas para curso ofertado na modalidade a distância para professores da educação básica. Os resultados obtidos indicam interessantes possibilidades deste material digital quanto ao processo de aprendizagem da geometria, com autonomia.One of the great challenges of the education, especially in distance learning, is the development of student’s attitudes for the study with autonomy. In Mathematics Education the students are confronted with an additional difficulty from the domain of the mathematical language with their signs, symbols and drawings. This article talks about the design and the use of hypertexts integrated with interactive animations to be used in a distance learning course for mathematics teachers. The results indicate interesting possibilities of the material in a geometry learning process based on autonomy.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 8, no. 2 (jul. 2010), 10 p.GeometriaProcesso de aprendizagemHipertextoEducação a distânciaGeometryDistance learningLarning processesHypertexts and interactive animationsGeometria através de hipertextos com animações interativasGeometry through hypertexts with interactive animations info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000778212.pdf.txt000778212.pdf.txtExtracted Texttext/plain33672http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226183/2/000778212.pdf.txtbd26d26938ce6e34debb41f153b86e75MD52ORIGINAL000778212.pdfTexto completoapplication/pdf320686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226183/1/000778212.pdf4e62a82edb41765d13dee955ad0e2bddMD5110183/2261832022-09-18 04:48:49.155215oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226183Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:48:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geometria através de hipertextos com animações interativas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Geometry through hypertexts with interactive animations
title Geometria através de hipertextos com animações interativas
spellingShingle Geometria através de hipertextos com animações interativas
Gravina, Maria Alice
Geometria
Processo de aprendizagem
Hipertexto
Educação a distância
Geometry
Distance learning
Larning processes
Hypertexts and interactive animations
title_short Geometria através de hipertextos com animações interativas
title_full Geometria através de hipertextos com animações interativas
title_fullStr Geometria através de hipertextos com animações interativas
title_full_unstemmed Geometria através de hipertextos com animações interativas
title_sort Geometria através de hipertextos com animações interativas
author Gravina, Maria Alice
author_facet Gravina, Maria Alice
Barreto, Marina Menna
author_role author
author2 Barreto, Marina Menna
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gravina, Maria Alice
Barreto, Marina Menna
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Processo de aprendizagem
Hipertexto
Educação a distância
topic Geometria
Processo de aprendizagem
Hipertexto
Educação a distância
Geometry
Distance learning
Larning processes
Hypertexts and interactive animations
dc.subject.eng.fl_str_mv Geometry
Distance learning
Larning processes
Hypertexts and interactive animations
description Um dos grandes desafios da educação, provocados, sobretudo pela modalidade a distância, é o desenvolvimento de atitudes, por parte dos alunos, na direção de uma aprendizagem com a autonomia. Na área da Educação Matemática os alunos se defrontam com as dificuldades adicionais quanto ao domínio da linguagem matemática, com seus signos, símbolos e desenhos. Este artigo trata da produção e do uso de hipertextos com animações interativas para curso ofertado na modalidade a distância para professores da educação básica. Os resultados obtidos indicam interessantes possibilidades deste material digital quanto ao processo de aprendizagem da geometria, com autonomia.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-26T04:09:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226183
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000778212
identifier_str_mv 1679-1916
000778212
url http://hdl.handle.net/10183/226183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 8, no. 2 (jul. 2010), 10 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226183/2/000778212.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226183/1/000778212.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bd26d26938ce6e34debb41f153b86e75
4e62a82edb41765d13dee955ad0e2bdd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447764723564544