O marketing esportivo como estratégia de rejuvenescimento da marca Banco do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gônfio, Vanessa Cristina Fávaro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17507
Resumo: Este trabalho tem por objetivo verificar quais as contribuições da estratégia de marketing esportivo para a agregação de valor à marca Banco do Brasil. Para tanto, foi realizado uma revisão de literatura sobre o tema e uma investigação de dados mercadológicos. Além disso, foram analisados dados fornecidos pela Diretoria de Marketing esportivo do Banco do Brasil e realizadas entrevistas com pessoas que trabalham na diretoria de marketing do Banco do Brasil. A elaboração deste trabalho proporcionou o levantamento de uma série de questões importantes com relação ao marketing esportivo, onde foi possível constatar que uma estratégia de marketing esportivo deve ser muito bem planejada e analisada de acordo com o seu público alvo e com os objetivos que a empresa pretende atingir. O presente trabalho, inicialmente, contém um embasamento teórico sobre marketing, marca, posicionamento e imagem, marketing esportivo, patrocínio esportivo e gestão de marcas no esporte, e, a seguir foi aprofundado o estudo de caso da estratégia de rejuvenescimento da marca do Banco do Brasil. Ao final apresentam-se algumas considerações sobre como o marketing esportivo pode influenciar na construção e valorização de uma marca. Ou seja, contatou-se que as ações de marketing esportivo são estratégias fundamentais para a valorização da marca, contudo, antes de aplicá-las devem-se ter bem claros os objetivos os quais a empresa pretende atingir, para então escolher em qual modalidade de esporte pretende atuar. As características do esporte têm que ser condizentes com os valores e objetivos da empresa.
id UFRGS-2_178f87514ad65275cb6b6186fceea2ad
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17507
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gônfio, Vanessa Cristina FávaroLuce, Fernando Bins2009-10-20T04:17:38Z2007http://hdl.handle.net/10183/17507000718449Este trabalho tem por objetivo verificar quais as contribuições da estratégia de marketing esportivo para a agregação de valor à marca Banco do Brasil. Para tanto, foi realizado uma revisão de literatura sobre o tema e uma investigação de dados mercadológicos. Além disso, foram analisados dados fornecidos pela Diretoria de Marketing esportivo do Banco do Brasil e realizadas entrevistas com pessoas que trabalham na diretoria de marketing do Banco do Brasil. A elaboração deste trabalho proporcionou o levantamento de uma série de questões importantes com relação ao marketing esportivo, onde foi possível constatar que uma estratégia de marketing esportivo deve ser muito bem planejada e analisada de acordo com o seu público alvo e com os objetivos que a empresa pretende atingir. O presente trabalho, inicialmente, contém um embasamento teórico sobre marketing, marca, posicionamento e imagem, marketing esportivo, patrocínio esportivo e gestão de marcas no esporte, e, a seguir foi aprofundado o estudo de caso da estratégia de rejuvenescimento da marca do Banco do Brasil. Ao final apresentam-se algumas considerações sobre como o marketing esportivo pode influenciar na construção e valorização de uma marca. Ou seja, contatou-se que as ações de marketing esportivo são estratégias fundamentais para a valorização da marca, contudo, antes de aplicá-las devem-se ter bem claros os objetivos os quais a empresa pretende atingir, para então escolher em qual modalidade de esporte pretende atuar. As características do esporte têm que ser condizentes com os valores e objetivos da empresa.This article has for objective to verify which the contributions of the strategy of sportive marketing for the aggregation of value to the mark Bank of Brazil. For in such a way, it was carried through a revision of literature on the subject and an inquiry of marketing data. Moreover, they had been analyzed given supplied for the Direction of sportive Marketing of the Bank of Brazil and carried through interviews with people who work in the direction of marketing of the Bank of Brazil. The elaboration of this work provided the survey of a series of important questions with regard to the sportive marketing, where it was possible to evidence that a strategy of sportive marketing must very be planned and be analyzed in accordance with its white public and with the objectives well that the company intends to reach. The present work, initially, contains a theoretical basement on marketing, mark, positioning and image, sportive marketing, sportive sponsorship and management of marks in the sport, and, to follow were deepened the study of case of the strategy of younger of the mark of the Bank of Brazil. To the end some consideration are presented on as the sportive marketing can influence in the construction and valuation of a mark. That is, it was contacted that the actions of sportive marketing are basic strategies for the valuation of the mark, however, before applying them the objectives must be had well clear which the company intend to reach, for then choosing in which modality of sport it intends to act. The characteristics of the sport have that to be connected with the values and objectives of the company.application/pdfporMarketing esportivoEstratégia de marketingMarcaSportive marketingSportive sponsorshipManagement of marks in the sportO marketing esportivo como estratégia de rejuvenescimento da marca Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoEspecialização em Gestão de Negócios Financeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000718449.pdf000718449.pdfTexto completoapplication/pdf734710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17507/1/000718449.pdfb045fc3b0c46be1ed625ae62adae402dMD51TEXT000718449.pdf.txt000718449.pdf.txtExtracted Texttext/plain74117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17507/2/000718449.pdf.txt051d1e22bf7bf55bb23e0c0cc72ce01bMD52THUMBNAIL000718449.pdf.jpg000718449.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17507/3/000718449.pdf.jpg36da2933da873c44a747a3db67dd1990MD5310183/175072018-10-17 09:27:29.331oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17507Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:27:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O marketing esportivo como estratégia de rejuvenescimento da marca Banco do Brasil
title O marketing esportivo como estratégia de rejuvenescimento da marca Banco do Brasil
spellingShingle O marketing esportivo como estratégia de rejuvenescimento da marca Banco do Brasil
Gônfio, Vanessa Cristina Fávaro
Marketing esportivo
Estratégia de marketing
Marca
Sportive marketing
Sportive sponsorship
Management of marks in the sport
title_short O marketing esportivo como estratégia de rejuvenescimento da marca Banco do Brasil
title_full O marketing esportivo como estratégia de rejuvenescimento da marca Banco do Brasil
title_fullStr O marketing esportivo como estratégia de rejuvenescimento da marca Banco do Brasil
title_full_unstemmed O marketing esportivo como estratégia de rejuvenescimento da marca Banco do Brasil
title_sort O marketing esportivo como estratégia de rejuvenescimento da marca Banco do Brasil
author Gônfio, Vanessa Cristina Fávaro
author_facet Gônfio, Vanessa Cristina Fávaro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gônfio, Vanessa Cristina Fávaro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luce, Fernando Bins
contributor_str_mv Luce, Fernando Bins
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo
Estratégia de marketing
Marca
topic Marketing esportivo
Estratégia de marketing
Marca
Sportive marketing
Sportive sponsorship
Management of marks in the sport
dc.subject.eng.fl_str_mv Sportive marketing
Sportive sponsorship
Management of marks in the sport
description Este trabalho tem por objetivo verificar quais as contribuições da estratégia de marketing esportivo para a agregação de valor à marca Banco do Brasil. Para tanto, foi realizado uma revisão de literatura sobre o tema e uma investigação de dados mercadológicos. Além disso, foram analisados dados fornecidos pela Diretoria de Marketing esportivo do Banco do Brasil e realizadas entrevistas com pessoas que trabalham na diretoria de marketing do Banco do Brasil. A elaboração deste trabalho proporcionou o levantamento de uma série de questões importantes com relação ao marketing esportivo, onde foi possível constatar que uma estratégia de marketing esportivo deve ser muito bem planejada e analisada de acordo com o seu público alvo e com os objetivos que a empresa pretende atingir. O presente trabalho, inicialmente, contém um embasamento teórico sobre marketing, marca, posicionamento e imagem, marketing esportivo, patrocínio esportivo e gestão de marcas no esporte, e, a seguir foi aprofundado o estudo de caso da estratégia de rejuvenescimento da marca do Banco do Brasil. Ao final apresentam-se algumas considerações sobre como o marketing esportivo pode influenciar na construção e valorização de uma marca. Ou seja, contatou-se que as ações de marketing esportivo são estratégias fundamentais para a valorização da marca, contudo, antes de aplicá-las devem-se ter bem claros os objetivos os quais a empresa pretende atingir, para então escolher em qual modalidade de esporte pretende atuar. As características do esporte têm que ser condizentes com os valores e objetivos da empresa.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-10-20T04:17:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/17507
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000718449
url http://hdl.handle.net/10183/17507
identifier_str_mv 000718449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17507/1/000718449.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17507/2/000718449.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17507/3/000718449.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b045fc3b0c46be1ed625ae62adae402d
051d1e22bf7bf55bb23e0c0cc72ce01b
36da2933da873c44a747a3db67dd1990
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224387569909760