Leitura literária na escola : o desafio da mudança de paradigma
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230961 |
Resumo: | O presente texto objetiva discutir a concepção de leitura literária na educação básica e apontar alternativas para o resgate de uma perspectiva que seja produtora de leitores de literatura. Para tanto, vale-se de autores como Cosson (2014, 2020, 2021), Bajour (2012) e Petit (2008, 2019). A discussão está empiricamente embasada em uma análise da Base Nacional Comum Curricular e em uma experiência de clube de leitura viabilizada em ação de extensão universitária. As análises apontam que a promoção de ações que aproximam leitores e textos, as quais promovem espaços de fala e de escuta sobre o que se lê e sobre os sentidos que os leitores produzem, potencializa uma concepção de leitura literária experiencial (COSSON, 2016). Quando essa aproximação acontece envolvendo professores da Educação Básica, fortalece-se a sua constituição como leitores de literatura por haver mais ferramentas para potencializar a experiência de leitura literária para e com os seus alunos na Educação Básica. |
id |
UFRGS-2_179890eb79d9f2f3160768a6aec21448 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230961 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Camila Alves deMartini, Júlia SoaresLopes, Mayara KrischkeSilva, Lílian Carine Madureira Vieira daNunes, Marília ForgeariniSperrhake, Renata2021-10-20T04:23:08Z20212176-8501http://hdl.handle.net/10183/230961001132603O presente texto objetiva discutir a concepção de leitura literária na educação básica e apontar alternativas para o resgate de uma perspectiva que seja produtora de leitores de literatura. Para tanto, vale-se de autores como Cosson (2014, 2020, 2021), Bajour (2012) e Petit (2008, 2019). A discussão está empiricamente embasada em uma análise da Base Nacional Comum Curricular e em uma experiência de clube de leitura viabilizada em ação de extensão universitária. As análises apontam que a promoção de ações que aproximam leitores e textos, as quais promovem espaços de fala e de escuta sobre o que se lê e sobre os sentidos que os leitores produzem, potencializa uma concepção de leitura literária experiencial (COSSON, 2016). Quando essa aproximação acontece envolvendo professores da Educação Básica, fortalece-se a sua constituição como leitores de literatura por haver mais ferramentas para potencializar a experiência de leitura literária para e com os seus alunos na Educação Básica.This text aims to discuss the idea of literary reading in basic education and to point out alternatives for the rescue of a perspective that produces literature readers. To do so, it uses authors such as Cosson (2014; 2020; 2021), Bajour (2012) and Petit (2008; 2019). The discussion is empirically based on an analysis of the National Common Curriculum Base and on a reading club experience made possible in university extension action. The analyzes point out that the promotion of actions, which bring readers and texts closer, promote spaces for speaking and listening to what is read and about the meanings that readers may produce, enhances a conception of experiential literary reading (COSSON, 2016). When this approach takes place involving teachers of Basic Education, their constitution as readers of literature is strengthened because there are more tools to enhance the literary reading experience for and with their students in Basic Education.application/pdfporRevista Conhecimento Online. Novo Hamburgo, RS. Ano 13, Vol. 3 (set./dez. 2021), p. 105-126LeituraEscolaLiteraturaLetramentoReadingLiteratureSchoolLiterary literacyReading Mediation.Leitura literária na escola : o desafio da mudança de paradigmaLiterary reading at school : the challenge of a paradigm changeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132603.pdf.txt001132603.pdf.txtExtracted Texttext/plain57620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230961/2/001132603.pdf.txtaa826e4d4c6c69c9a728e128b96b0cc9MD52ORIGINAL001132603.pdfTexto completoapplication/pdf3030171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230961/1/001132603.pdf7035d4acd981e24dfceb03f268f131ddMD5110183/2309612021-11-20 06:03:47.66381oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230961Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:03:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura literária na escola : o desafio da mudança de paradigma |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Literary reading at school : the challenge of a paradigm change |
title |
Leitura literária na escola : o desafio da mudança de paradigma |
spellingShingle |
Leitura literária na escola : o desafio da mudança de paradigma Melo, Camila Alves de Leitura Escola Literatura Letramento Reading Literature School Literary literacy Reading Mediation. |
title_short |
Leitura literária na escola : o desafio da mudança de paradigma |
title_full |
Leitura literária na escola : o desafio da mudança de paradigma |
title_fullStr |
Leitura literária na escola : o desafio da mudança de paradigma |
title_full_unstemmed |
Leitura literária na escola : o desafio da mudança de paradigma |
title_sort |
Leitura literária na escola : o desafio da mudança de paradigma |
author |
Melo, Camila Alves de |
author_facet |
Melo, Camila Alves de Martini, Júlia Soares Lopes, Mayara Krischke Silva, Lílian Carine Madureira Vieira da Nunes, Marília Forgearini Sperrhake, Renata |
author_role |
author |
author2 |
Martini, Júlia Soares Lopes, Mayara Krischke Silva, Lílian Carine Madureira Vieira da Nunes, Marília Forgearini Sperrhake, Renata |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Camila Alves de Martini, Júlia Soares Lopes, Mayara Krischke Silva, Lílian Carine Madureira Vieira da Nunes, Marília Forgearini Sperrhake, Renata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escola Literatura Letramento |
topic |
Leitura Escola Literatura Letramento Reading Literature School Literary literacy Reading Mediation. |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading Literature School Literary literacy Reading Mediation. |
description |
O presente texto objetiva discutir a concepção de leitura literária na educação básica e apontar alternativas para o resgate de uma perspectiva que seja produtora de leitores de literatura. Para tanto, vale-se de autores como Cosson (2014, 2020, 2021), Bajour (2012) e Petit (2008, 2019). A discussão está empiricamente embasada em uma análise da Base Nacional Comum Curricular e em uma experiência de clube de leitura viabilizada em ação de extensão universitária. As análises apontam que a promoção de ações que aproximam leitores e textos, as quais promovem espaços de fala e de escuta sobre o que se lê e sobre os sentidos que os leitores produzem, potencializa uma concepção de leitura literária experiencial (COSSON, 2016). Quando essa aproximação acontece envolvendo professores da Educação Básica, fortalece-se a sua constituição como leitores de literatura por haver mais ferramentas para potencializar a experiência de leitura literária para e com os seus alunos na Educação Básica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-20T04:23:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/230961 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2176-8501 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001132603 |
identifier_str_mv |
2176-8501 001132603 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/230961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Conhecimento Online. Novo Hamburgo, RS. Ano 13, Vol. 3 (set./dez. 2021), p. 105-126 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230961/2/001132603.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230961/1/001132603.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aa826e4d4c6c69c9a728e128b96b0cc9 7035d4acd981e24dfceb03f268f131dd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225039491629056 |