O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula : uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zimmer, Márcia Cristina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Alves, Ubiratã Kickhöfel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132569
Resumo: Este artigo, a partir de uma perspectiva de aquisição de linguagem baseada na Teoria dos Sistemas Dinâmicos, destaca o impacto do bi/multilinguismo na construção do conhecimento. Focalizaremos, em nossa discussão, sobretudo as questões referentes ao controle executivo e ao potencial criativo dos aprendizes bi/multilíngues. A discussão teórica apresentada possibilitará que e reflita sobre o papel da escola, vem como os desafios enfrentados pelo educador frente à de construção colaborativa do conhecimento.
id UFRGS-2_17cad85ec82213f24c59dbab433c8cb2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132569
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zimmer, Márcia CristinaAlves, Ubiratã Kickhöfel2016-01-31T02:03:49Z20140104-7043http://hdl.handle.net/10183/132569000982827Este artigo, a partir de uma perspectiva de aquisição de linguagem baseada na Teoria dos Sistemas Dinâmicos, destaca o impacto do bi/multilinguismo na construção do conhecimento. Focalizaremos, em nossa discussão, sobretudo as questões referentes ao controle executivo e ao potencial criativo dos aprendizes bi/multilíngues. A discussão teórica apresentada possibilitará que e reflita sobre o papel da escola, vem como os desafios enfrentados pelo educador frente à de construção colaborativa do conhecimento.In this article, departing from a dynamic approach to language acquisition, we discuss the role played by bi/multilingualism in the acquisition of knowledge. We focus our discussion on the executive control and creativity shown by these learners. This theoretical presentation will pave the way for a discussion on the role played by the school system as well as on the new challenges to be faced by teachers in a cooperative construction of knowledge.application/pdfporRevista da FAEEBA : educação e contemporaneidade. Salvador, BA. Vol. 23, n. 41 (jan./jun. 2014), f. 77-89BilingüismoMultilinguismoEnsinoBi/multilingualismExecutive controlCreativityTeachingO impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula : uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982827.pdf000982827.pdfTexto completoapplication/pdf325991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132569/1/000982827.pdfc065969ac87d765f200fc6efbadc13d5MD51TEXT000982827.pdf.txt000982827.pdf.txtExtracted Texttext/plain50234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132569/2/000982827.pdf.txt46a7f97e34d5d76256c457ed1fbb9d18MD52THUMBNAIL000982827.pdf.jpg000982827.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132569/3/000982827.pdf.jpgbc88157386075cd37682b54df1743a31MD5310183/1325692023-04-08 03:29:33.861632oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132569Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-08T06:29:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula : uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos
title O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula : uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos
spellingShingle O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula : uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos
Zimmer, Márcia Cristina
Bilingüismo
Multilinguismo
Ensino
Bi/multilingualism
Executive control
Creativity
Teaching
title_short O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula : uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos
title_full O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula : uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos
title_fullStr O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula : uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos
title_full_unstemmed O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula : uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos
title_sort O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula : uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos
author Zimmer, Márcia Cristina
author_facet Zimmer, Márcia Cristina
Alves, Ubiratã Kickhöfel
author_role author
author2 Alves, Ubiratã Kickhöfel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zimmer, Márcia Cristina
Alves, Ubiratã Kickhöfel
dc.subject.por.fl_str_mv Bilingüismo
Multilinguismo
Ensino
topic Bilingüismo
Multilinguismo
Ensino
Bi/multilingualism
Executive control
Creativity
Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Bi/multilingualism
Executive control
Creativity
Teaching
description Este artigo, a partir de uma perspectiva de aquisição de linguagem baseada na Teoria dos Sistemas Dinâmicos, destaca o impacto do bi/multilinguismo na construção do conhecimento. Focalizaremos, em nossa discussão, sobretudo as questões referentes ao controle executivo e ao potencial criativo dos aprendizes bi/multilíngues. A discussão teórica apresentada possibilitará que e reflita sobre o papel da escola, vem como os desafios enfrentados pelo educador frente à de construção colaborativa do conhecimento.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-31T02:03:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/132569
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-7043
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982827
identifier_str_mv 0104-7043
000982827
url http://hdl.handle.net/10183/132569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da FAEEBA : educação e contemporaneidade. Salvador, BA. Vol. 23, n. 41 (jan./jun. 2014), f. 77-89
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132569/1/000982827.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132569/2/000982827.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132569/3/000982827.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c065969ac87d765f200fc6efbadc13d5
46a7f97e34d5d76256c457ed1fbb9d18
bc88157386075cd37682b54df1743a31
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224894334107648