O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula : uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/132569 |
Resumo: | Este artigo, a partir de uma perspectiva de aquisição de linguagem baseada na Teoria dos Sistemas Dinâmicos, destaca o impacto do bi/multilinguismo na construção do conhecimento. Focalizaremos, em nossa discussão, sobretudo as questões referentes ao controle executivo e ao potencial criativo dos aprendizes bi/multilíngues. A discussão teórica apresentada possibilitará que e reflita sobre o papel da escola, vem como os desafios enfrentados pelo educador frente à de construção colaborativa do conhecimento. |
id |
UFRGS-2_17cad85ec82213f24c59dbab433c8cb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132569 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zimmer, Márcia CristinaAlves, Ubiratã Kickhöfel2016-01-31T02:03:49Z20140104-7043http://hdl.handle.net/10183/132569000982827Este artigo, a partir de uma perspectiva de aquisição de linguagem baseada na Teoria dos Sistemas Dinâmicos, destaca o impacto do bi/multilinguismo na construção do conhecimento. Focalizaremos, em nossa discussão, sobretudo as questões referentes ao controle executivo e ao potencial criativo dos aprendizes bi/multilíngues. A discussão teórica apresentada possibilitará que e reflita sobre o papel da escola, vem como os desafios enfrentados pelo educador frente à de construção colaborativa do conhecimento.In this article, departing from a dynamic approach to language acquisition, we discuss the role played by bi/multilingualism in the acquisition of knowledge. We focus our discussion on the executive control and creativity shown by these learners. This theoretical presentation will pave the way for a discussion on the role played by the school system as well as on the new challenges to be faced by teachers in a cooperative construction of knowledge.application/pdfporRevista da FAEEBA : educação e contemporaneidade. Salvador, BA. Vol. 23, n. 41 (jan./jun. 2014), f. 77-89BilingüismoMultilinguismoEnsinoBi/multilingualismExecutive controlCreativityTeachingO impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula : uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982827.pdf000982827.pdfTexto completoapplication/pdf325991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132569/1/000982827.pdfc065969ac87d765f200fc6efbadc13d5MD51TEXT000982827.pdf.txt000982827.pdf.txtExtracted Texttext/plain50234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132569/2/000982827.pdf.txt46a7f97e34d5d76256c457ed1fbb9d18MD52THUMBNAIL000982827.pdf.jpg000982827.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132569/3/000982827.pdf.jpgbc88157386075cd37682b54df1743a31MD5310183/1325692023-04-08 03:29:33.861632oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132569Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-08T06:29:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula : uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos |
title |
O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula : uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos |
spellingShingle |
O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula : uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos Zimmer, Márcia Cristina Bilingüismo Multilinguismo Ensino Bi/multilingualism Executive control Creativity Teaching |
title_short |
O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula : uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos |
title_full |
O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula : uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos |
title_fullStr |
O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula : uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos |
title_full_unstemmed |
O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula : uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos |
title_sort |
O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula : uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos |
author |
Zimmer, Márcia Cristina |
author_facet |
Zimmer, Márcia Cristina Alves, Ubiratã Kickhöfel |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Ubiratã Kickhöfel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zimmer, Márcia Cristina Alves, Ubiratã Kickhöfel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bilingüismo Multilinguismo Ensino |
topic |
Bilingüismo Multilinguismo Ensino Bi/multilingualism Executive control Creativity Teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Bi/multilingualism Executive control Creativity Teaching |
description |
Este artigo, a partir de uma perspectiva de aquisição de linguagem baseada na Teoria dos Sistemas Dinâmicos, destaca o impacto do bi/multilinguismo na construção do conhecimento. Focalizaremos, em nossa discussão, sobretudo as questões referentes ao controle executivo e ao potencial criativo dos aprendizes bi/multilíngues. A discussão teórica apresentada possibilitará que e reflita sobre o papel da escola, vem como os desafios enfrentados pelo educador frente à de construção colaborativa do conhecimento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-31T02:03:49Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/132569 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-7043 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982827 |
identifier_str_mv |
0104-7043 000982827 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/132569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA : educação e contemporaneidade. Salvador, BA. Vol. 23, n. 41 (jan./jun. 2014), f. 77-89 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132569/1/000982827.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132569/2/000982827.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132569/3/000982827.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c065969ac87d765f200fc6efbadc13d5 46a7f97e34d5d76256c457ed1fbb9d18 bc88157386075cd37682b54df1743a31 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224894334107648 |