Portfólio de matemática : uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226195 |
Resumo: | O trabalho é parte dos resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida em 2009 no PPGENSIMAT/UFRGS numa escola pública estadual em Porto Alegre, que tem por objetivo compreender o processo de aprendizagem do estudante em matemática. Com o decorrer do trabalho em sala de aula evidencia-se uma apropriação tecnológica natural pelos estudantes, tanto como estratégia e/ou forma de apresentação dos seus portfólios a professora, colegas, e a comunidade. Apresenta-se neste trabalho o trabalho construído e apresentado pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio para a comunidade de acordo com a responsabilidade e autonomia de construção dos próprios estudantes e segundo o que julgavam necessário para que todos compreendessem o significado de portfólio de matemática, como forma de demonstrar o que aprenderam de matemática. |
id |
UFRGS-2_17cf098bc64b678332caf50431ff0b1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226195 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
De Bona, Aline SilvaBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-08-26T04:09:53Z20101679-1916http://hdl.handle.net/10183/226195000792305O trabalho é parte dos resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida em 2009 no PPGENSIMAT/UFRGS numa escola pública estadual em Porto Alegre, que tem por objetivo compreender o processo de aprendizagem do estudante em matemática. Com o decorrer do trabalho em sala de aula evidencia-se uma apropriação tecnológica natural pelos estudantes, tanto como estratégia e/ou forma de apresentação dos seus portfólios a professora, colegas, e a comunidade. Apresenta-se neste trabalho o trabalho construído e apresentado pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio para a comunidade de acordo com a responsabilidade e autonomia de construção dos próprios estudantes e segundo o que julgavam necessário para que todos compreendessem o significado de portfólio de matemática, como forma de demonstrar o que aprenderam de matemática.The work is part of the results of a research program developed in 2009 PPGENSIMA/ UFRGS a public school in Porto Alegre, which aims to understand the process of student learning in mathematics. In the course of work in the classroom evidence is a natural technological appropriation by students, both as strategy and / or way of presenting their portfolios to teacher, classmates, and community. It read in this work only one they show the work constructed and presented by students of the 3rd year of high school to the community according to its responsibility and autonomy to build what they thought necessary for everyone to understand the meaning of portfolio mathematics as a way to demonstrate what they learned in mathematics, in his words.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 8, no. 2 (2010), 9 f.Aprendizagem : MatematicaPortfólioPortfólio of mathematicsLearning processResponsibility and technologiesPortfólio de matemática : uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000792305.pdf.txt000792305.pdf.txtExtracted Texttext/plain25507http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226195/2/000792305.pdf.txtf75e228d2cdb7e7ba52c3c4789b40c37MD52ORIGINAL000792305.pdfTexto completoapplication/pdf1402807http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226195/1/000792305.pdfcff190d2cb5e8f765e8d709caaf6d769MD5110183/2261952021-09-19 04:35:14.818411oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226195Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:35:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Portfólio de matemática : uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica |
title |
Portfólio de matemática : uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica |
spellingShingle |
Portfólio de matemática : uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica De Bona, Aline Silva Aprendizagem : Matematica Portfólio Portfólio of mathematics Learning process Responsibility and technologies |
title_short |
Portfólio de matemática : uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica |
title_full |
Portfólio de matemática : uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica |
title_fullStr |
Portfólio de matemática : uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica |
title_full_unstemmed |
Portfólio de matemática : uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica |
title_sort |
Portfólio de matemática : uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica |
author |
De Bona, Aline Silva |
author_facet |
De Bona, Aline Silva Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Bona, Aline Silva Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem : Matematica Portfólio |
topic |
Aprendizagem : Matematica Portfólio Portfólio of mathematics Learning process Responsibility and technologies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Portfólio of mathematics Learning process Responsibility and technologies |
description |
O trabalho é parte dos resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida em 2009 no PPGENSIMAT/UFRGS numa escola pública estadual em Porto Alegre, que tem por objetivo compreender o processo de aprendizagem do estudante em matemática. Com o decorrer do trabalho em sala de aula evidencia-se uma apropriação tecnológica natural pelos estudantes, tanto como estratégia e/ou forma de apresentação dos seus portfólios a professora, colegas, e a comunidade. Apresenta-se neste trabalho o trabalho construído e apresentado pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio para a comunidade de acordo com a responsabilidade e autonomia de construção dos próprios estudantes e segundo o que julgavam necessário para que todos compreendessem o significado de portfólio de matemática, como forma de demonstrar o que aprenderam de matemática. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-26T04:09:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/226195 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000792305 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000792305 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/226195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 8, no. 2 (2010), 9 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226195/2/000792305.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226195/1/000792305.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f75e228d2cdb7e7ba52c3c4789b40c37 cff190d2cb5e8f765e8d709caaf6d769 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225033840852992 |