Portfólio de matemática : uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Bona, Aline Silva
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226195
Resumo: O trabalho é parte dos resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida em 2009 no PPGENSIMAT/UFRGS numa escola pública estadual em Porto Alegre, que tem por objetivo compreender o processo de aprendizagem do estudante em matemática. Com o decorrer do trabalho em sala de aula evidencia-se uma apropriação tecnológica natural pelos estudantes, tanto como estratégia e/ou forma de apresentação dos seus portfólios a professora, colegas, e a comunidade. Apresenta-se neste trabalho o trabalho construído e apresentado pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio para a comunidade de acordo com a responsabilidade e autonomia de construção dos próprios estudantes e segundo o que julgavam necessário para que todos compreendessem o significado de portfólio de matemática, como forma de demonstrar o que aprenderam de matemática.
id UFRGS-2_17cf098bc64b678332caf50431ff0b1b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226195
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling De Bona, Aline SilvaBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-08-26T04:09:53Z20101679-1916http://hdl.handle.net/10183/226195000792305O trabalho é parte dos resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida em 2009 no PPGENSIMAT/UFRGS numa escola pública estadual em Porto Alegre, que tem por objetivo compreender o processo de aprendizagem do estudante em matemática. Com o decorrer do trabalho em sala de aula evidencia-se uma apropriação tecnológica natural pelos estudantes, tanto como estratégia e/ou forma de apresentação dos seus portfólios a professora, colegas, e a comunidade. Apresenta-se neste trabalho o trabalho construído e apresentado pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio para a comunidade de acordo com a responsabilidade e autonomia de construção dos próprios estudantes e segundo o que julgavam necessário para que todos compreendessem o significado de portfólio de matemática, como forma de demonstrar o que aprenderam de matemática.The work is part of the results of a research program developed in 2009 PPGENSIMA/ UFRGS a public school in Porto Alegre, which aims to understand the process of student learning in mathematics. In the course of work in the classroom evidence is a natural technological appropriation by students, both as strategy and / or way of presenting their portfolios to teacher, classmates, and community. It read in this work only one they show the work constructed and presented by students of the 3rd year of high school to the community according to its responsibility and autonomy to build what they thought necessary for everyone to understand the meaning of portfolio mathematics as a way to demonstrate what they learned in mathematics, in his words.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 8, no. 2 (2010), 9 f.Aprendizagem : MatematicaPortfólioPortfólio of mathematicsLearning processResponsibility and technologiesPortfólio de matemática : uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000792305.pdf.txt000792305.pdf.txtExtracted Texttext/plain25507http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226195/2/000792305.pdf.txtf75e228d2cdb7e7ba52c3c4789b40c37MD52ORIGINAL000792305.pdfTexto completoapplication/pdf1402807http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226195/1/000792305.pdfcff190d2cb5e8f765e8d709caaf6d769MD5110183/2261952021-09-19 04:35:14.818411oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226195Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:35:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Portfólio de matemática : uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica
title Portfólio de matemática : uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica
spellingShingle Portfólio de matemática : uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica
De Bona, Aline Silva
Aprendizagem : Matematica
Portfólio
Portfólio of mathematics
Learning process
Responsibility and technologies
title_short Portfólio de matemática : uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica
title_full Portfólio de matemática : uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica
title_fullStr Portfólio de matemática : uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica
title_full_unstemmed Portfólio de matemática : uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica
title_sort Portfólio de matemática : uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica
author De Bona, Aline Silva
author_facet De Bona, Aline Silva
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author_role author
author2 Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Bona, Aline Silva
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem : Matematica
Portfólio
topic Aprendizagem : Matematica
Portfólio
Portfólio of mathematics
Learning process
Responsibility and technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Portfólio of mathematics
Learning process
Responsibility and technologies
description O trabalho é parte dos resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida em 2009 no PPGENSIMAT/UFRGS numa escola pública estadual em Porto Alegre, que tem por objetivo compreender o processo de aprendizagem do estudante em matemática. Com o decorrer do trabalho em sala de aula evidencia-se uma apropriação tecnológica natural pelos estudantes, tanto como estratégia e/ou forma de apresentação dos seus portfólios a professora, colegas, e a comunidade. Apresenta-se neste trabalho o trabalho construído e apresentado pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio para a comunidade de acordo com a responsabilidade e autonomia de construção dos próprios estudantes e segundo o que julgavam necessário para que todos compreendessem o significado de portfólio de matemática, como forma de demonstrar o que aprenderam de matemática.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-26T04:09:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226195
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000792305
identifier_str_mv 1679-1916
000792305
url http://hdl.handle.net/10183/226195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 8, no. 2 (2010), 9 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226195/2/000792305.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226195/1/000792305.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f75e228d2cdb7e7ba52c3c4789b40c37
cff190d2cb5e8f765e8d709caaf6d769
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225033840852992