Construção de portfólios de matemática usando Pbworks
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226177 |
Resumo: | O trabalho é parte de uma prática docente baseada na autonomia do estudante via construção de portfólios de matemática, valendo-se de estratégias metacognitivas construídas pelos estudantes e pelo encantamento destes com as tecnologias digitais. O pbworks é um espaço free na internet onde os estudantes utilizam como caderno online, pois neste espaço podem-se postar todas as atividades da aula de matemática de forma a explorar a criatividade e o aprendizado de cada estudante. Este espaço tem a mesma finalidade do portfólio de matemática que é mobilizar os estudantes a aprenderam matemática, assim podendo ser o portfólio de matemática o próprio ou nele estar postado, mas com o foco no recurso, ou seja, qual recurso tecnológico digital viabilizaria ainda maior necessidade de se aprender a matemática da escola? Os objetivos desse trabalho é agregar as aulas de matemática cada vez mais às tecnologias digitais por ser um recurso facilitador na aprendizagem de matemática segundo as solicitações dos estudantes, em função da sua dinamicidade e interatividade, que viabiliza a correção do erro como aprendizagem. O trabalho é desenvolvido pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual de Porto Alegre, com uma metodologia de pesquisa-ação, que une a ação e a pesquisa, devido ao fato dos estudantes serem nativos digitais esses ajudam a professora com o uso da tecnologia e a professora aos estudantes desperta o interesse pelo estudo da matemática; ser 95% extraclasse e a comunicação é prioritariamente online. Os resultados indicam o envolvimento dos estudantes nas aulas de matemática, além do brilho no olhar de cada estudante olhando seu próprio trabalho se sentido capaz e entusiasmado para aprender mais e mais matemática. |
id |
UFRGS-2_863fc13435632932ea92d8399805e696 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226177 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
De Bona, Aline SilvaBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-08-26T04:09:31Z20101679-1916http://hdl.handle.net/10183/226177000792311O trabalho é parte de uma prática docente baseada na autonomia do estudante via construção de portfólios de matemática, valendo-se de estratégias metacognitivas construídas pelos estudantes e pelo encantamento destes com as tecnologias digitais. O pbworks é um espaço free na internet onde os estudantes utilizam como caderno online, pois neste espaço podem-se postar todas as atividades da aula de matemática de forma a explorar a criatividade e o aprendizado de cada estudante. Este espaço tem a mesma finalidade do portfólio de matemática que é mobilizar os estudantes a aprenderam matemática, assim podendo ser o portfólio de matemática o próprio ou nele estar postado, mas com o foco no recurso, ou seja, qual recurso tecnológico digital viabilizaria ainda maior necessidade de se aprender a matemática da escola? Os objetivos desse trabalho é agregar as aulas de matemática cada vez mais às tecnologias digitais por ser um recurso facilitador na aprendizagem de matemática segundo as solicitações dos estudantes, em função da sua dinamicidade e interatividade, que viabiliza a correção do erro como aprendizagem. O trabalho é desenvolvido pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual de Porto Alegre, com uma metodologia de pesquisa-ação, que une a ação e a pesquisa, devido ao fato dos estudantes serem nativos digitais esses ajudam a professora com o uso da tecnologia e a professora aos estudantes desperta o interesse pelo estudo da matemática; ser 95% extraclasse e a comunicação é prioritariamente online. Os resultados indicam o envolvimento dos estudantes nas aulas de matemática, além do brilho no olhar de cada estudante olhando seu próprio trabalho se sentido capaz e entusiasmado para aprender mais e mais matemática.The work is part of a teaching practice based on the autonomy of the student via the construction of portfolios in mathematics, making use of metacognitive strategies constructed by students and the enchantment with these digital technologies. The pbworks is a free space on the internet where as students use online notebook, because this space can be posting all the activities of a mathematics class in order to explore creativity and learning of each student. This space has the same purpose of portfolio mathematics that is to mobilize students to learn mathematics, and so could be the portfolio of mathematics itself or of it being posted, but with the focus on action, ie, which feature digital technology would allow even greater need to learn math in school? The objectives of this work is to add the math classes increasingly to digital technologies to be a resource facilitator in the learning of mathematics according to the requests of the students, depending on the dynamics and interactivity, which enables the error correction and learning. The work is developed by students in the 3rd year of high school, a public school in Porto Alegre, with a methodology of action research, which combines action and research due to the fact that students are digital natives they help the teacher with the use of technology to students and the teacher arouses interest in the study of mathematics is 95% and extracurricular communication is primarily online. The results are of great involvement of students in math classes, beyond the shining eyes looking at each student's own work felt able and enthusiastic to learn more and more math.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 3 (2010), 11 f.Aprendizagem : MatematicaPortfólioDigital technologiesMathematics educationPortfolio of mathematicsConstrução de portfólios de matemática usando Pbworksinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000792311.pdf.txt000792311.pdf.txtExtracted Texttext/plain33563http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226177/2/000792311.pdf.txt071d8229ed2db1caf3c759d04c65a3ffMD52ORIGINAL000792311.pdfTexto completoapplication/pdf643989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226177/1/000792311.pdf5263ffc2103cafd5f66cdee5d3bc35fcMD5110183/2261772021-09-19 04:33:23.012702oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226177Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-09-19T07:33:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construção de portfólios de matemática usando Pbworks |
title |
Construção de portfólios de matemática usando Pbworks |
spellingShingle |
Construção de portfólios de matemática usando Pbworks De Bona, Aline Silva Aprendizagem : Matematica Portfólio Digital technologies Mathematics education Portfolio of mathematics |
title_short |
Construção de portfólios de matemática usando Pbworks |
title_full |
Construção de portfólios de matemática usando Pbworks |
title_fullStr |
Construção de portfólios de matemática usando Pbworks |
title_full_unstemmed |
Construção de portfólios de matemática usando Pbworks |
title_sort |
Construção de portfólios de matemática usando Pbworks |
author |
De Bona, Aline Silva |
author_facet |
De Bona, Aline Silva Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Bona, Aline Silva Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem : Matematica Portfólio |
topic |
Aprendizagem : Matematica Portfólio Digital technologies Mathematics education Portfolio of mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital technologies Mathematics education Portfolio of mathematics |
description |
O trabalho é parte de uma prática docente baseada na autonomia do estudante via construção de portfólios de matemática, valendo-se de estratégias metacognitivas construídas pelos estudantes e pelo encantamento destes com as tecnologias digitais. O pbworks é um espaço free na internet onde os estudantes utilizam como caderno online, pois neste espaço podem-se postar todas as atividades da aula de matemática de forma a explorar a criatividade e o aprendizado de cada estudante. Este espaço tem a mesma finalidade do portfólio de matemática que é mobilizar os estudantes a aprenderam matemática, assim podendo ser o portfólio de matemática o próprio ou nele estar postado, mas com o foco no recurso, ou seja, qual recurso tecnológico digital viabilizaria ainda maior necessidade de se aprender a matemática da escola? Os objetivos desse trabalho é agregar as aulas de matemática cada vez mais às tecnologias digitais por ser um recurso facilitador na aprendizagem de matemática segundo as solicitações dos estudantes, em função da sua dinamicidade e interatividade, que viabiliza a correção do erro como aprendizagem. O trabalho é desenvolvido pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual de Porto Alegre, com uma metodologia de pesquisa-ação, que une a ação e a pesquisa, devido ao fato dos estudantes serem nativos digitais esses ajudam a professora com o uso da tecnologia e a professora aos estudantes desperta o interesse pelo estudo da matemática; ser 95% extraclasse e a comunicação é prioritariamente online. Os resultados indicam o envolvimento dos estudantes nas aulas de matemática, além do brilho no olhar de cada estudante olhando seu próprio trabalho se sentido capaz e entusiasmado para aprender mais e mais matemática. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-26T04:09:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/226177 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000792311 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000792311 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/226177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 3 (2010), 11 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226177/2/000792311.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226177/1/000792311.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
071d8229ed2db1caf3c759d04c65a3ff 5263ffc2103cafd5f66cdee5d3bc35fc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725112542035968 |