Reflexões acerca do ensino da análise combinatória no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lopes, Jurema Rosa, Victer, Eline das Flores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2491
Resumo: A Análise Combinatória estabelece métodos de contagem, ou mais simplesmente, problemas de contagem, que vem tendo um crescimento muito grande, com aplicações vinculadas ao cotidiano, a fenômenos naturais e em questão do mundo, todavia é tida como um dos assuntos de maior dificuldade em matemática. Este artigo é parte de uma pesquisa e tem como objetivo trazer reflexões para a aprendizagem da Análise Combinatória, em uma proposta que utilize como ferramenta didática à história da matemática e a resolução de problemas. O estudo inserido numa abordagem de pesquisa qualitativa em educação matemática foi desenvolvido em três etapas junto a uma turma do ensino médio técnico de uma instituição pública Federal do Município de Nilópolis /Estado do Rio de Janeiro, com 31 alunos. A partir da curiosidade dos alunos e dos diálogos despertados no desenvolvimento das etapas, os resultados evidenciaram as potencialidades pedagógicas da história da matemática e as boas razões para o ensino com resolução de problemas. Concluímos ser possível aprimorar o processo de aprendizagem da Análise Combinatória, de forma prazerosa, ensinando a matemática com o rigor necessário, e desenvolvendo no educando um espírito reflexivo, criativo, participativo, responsável. Acreditamos que trazemos contribuições importantes vindas da história e da resolução de problemas, para a aprendizagem da Análise Combinatória.
id UCS-4_6c1f29ecb0564416de4614638bfc71e2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2491
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Reflexões acerca do ensino da análise combinatória no ensino médioAnálise CombinatóriaEnsino MédioResolução de ProblemasHistória da MatemáticaA Análise Combinatória estabelece métodos de contagem, ou mais simplesmente, problemas de contagem, que vem tendo um crescimento muito grande, com aplicações vinculadas ao cotidiano, a fenômenos naturais e em questão do mundo, todavia é tida como um dos assuntos de maior dificuldade em matemática. Este artigo é parte de uma pesquisa e tem como objetivo trazer reflexões para a aprendizagem da Análise Combinatória, em uma proposta que utilize como ferramenta didática à história da matemática e a resolução de problemas. O estudo inserido numa abordagem de pesquisa qualitativa em educação matemática foi desenvolvido em três etapas junto a uma turma do ensino médio técnico de uma instituição pública Federal do Município de Nilópolis /Estado do Rio de Janeiro, com 31 alunos. A partir da curiosidade dos alunos e dos diálogos despertados no desenvolvimento das etapas, os resultados evidenciaram as potencialidades pedagógicas da história da matemática e as boas razões para o ensino com resolução de problemas. Concluímos ser possível aprimorar o processo de aprendizagem da Análise Combinatória, de forma prazerosa, ensinando a matemática com o rigor necessário, e desenvolvendo no educando um espírito reflexivo, criativo, participativo, responsável. Acreditamos que trazemos contribuições importantes vindas da história e da resolução de problemas, para a aprendizagem da Análise Combinatória.Editora Cruzeiro do Sul2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/249110.26843/rencima.v11i3.2491Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 330-3442179-426X10.26843/rencima.v11i3reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2491/1273https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Antonio CarlosLopes, Jurema RosaVicter, Eline das Flores2023-04-21T21:09:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2491Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:09:05Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões acerca do ensino da análise combinatória no ensino médio
title Reflexões acerca do ensino da análise combinatória no ensino médio
spellingShingle Reflexões acerca do ensino da análise combinatória no ensino médio
Bastos, Antonio Carlos
Análise Combinatória
Ensino Médio
Resolução de Problemas
História da Matemática
title_short Reflexões acerca do ensino da análise combinatória no ensino médio
title_full Reflexões acerca do ensino da análise combinatória no ensino médio
title_fullStr Reflexões acerca do ensino da análise combinatória no ensino médio
title_full_unstemmed Reflexões acerca do ensino da análise combinatória no ensino médio
title_sort Reflexões acerca do ensino da análise combinatória no ensino médio
author Bastos, Antonio Carlos
author_facet Bastos, Antonio Carlos
Lopes, Jurema Rosa
Victer, Eline das Flores
author_role author
author2 Lopes, Jurema Rosa
Victer, Eline das Flores
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Antonio Carlos
Lopes, Jurema Rosa
Victer, Eline das Flores
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Combinatória
Ensino Médio
Resolução de Problemas
História da Matemática
topic Análise Combinatória
Ensino Médio
Resolução de Problemas
História da Matemática
description A Análise Combinatória estabelece métodos de contagem, ou mais simplesmente, problemas de contagem, que vem tendo um crescimento muito grande, com aplicações vinculadas ao cotidiano, a fenômenos naturais e em questão do mundo, todavia é tida como um dos assuntos de maior dificuldade em matemática. Este artigo é parte de uma pesquisa e tem como objetivo trazer reflexões para a aprendizagem da Análise Combinatória, em uma proposta que utilize como ferramenta didática à história da matemática e a resolução de problemas. O estudo inserido numa abordagem de pesquisa qualitativa em educação matemática foi desenvolvido em três etapas junto a uma turma do ensino médio técnico de uma instituição pública Federal do Município de Nilópolis /Estado do Rio de Janeiro, com 31 alunos. A partir da curiosidade dos alunos e dos diálogos despertados no desenvolvimento das etapas, os resultados evidenciaram as potencialidades pedagógicas da história da matemática e as boas razões para o ensino com resolução de problemas. Concluímos ser possível aprimorar o processo de aprendizagem da Análise Combinatória, de forma prazerosa, ensinando a matemática com o rigor necessário, e desenvolvendo no educando um espírito reflexivo, criativo, participativo, responsável. Acreditamos que trazemos contribuições importantes vindas da história e da resolução de problemas, para a aprendizagem da Análise Combinatória.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2491
10.26843/rencima.v11i3.2491
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2491
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i3.2491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2491/1273
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 330-344
2179-426X
10.26843/rencima.v11i3
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306131320864768