O uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134074 |
Resumo: | Este estudo é uma pesquisa qualitativa, que desenvolvi com o objetivo principal de elaborar, implementar e analisar uma sequência didática, envolvendo o conteúdo de gráficos da função quadrática. Além disso, busquei associar, reconhecer e compreender a relação entre os coeficientes da função quadrática. Realizei esta investigação em uma turma, com 16 alunos, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete/RS. A importância da realização de tal pesquisa deve-se à necessidade de incluir o uso de tecnologias na disciplina de Matemática e à carência de material didático voltado para esse fim. Para fundamentar o processo de investigação, utilizei como metodologia os pressupostos da Engenharia Didática. Espero, com esse trabalho, contribuir para instrumentalização dos professores do Ensino Médio de maneira a favorecer a aprendizagem do conteúdo proposto. |
id |
UFRGS-2_18023eb52b5e5ee82aaab2f26ec11eb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134074 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lutz, Mauricio RamosBona, Aline Silva de2016-03-24T02:06:14Z2015http://hdl.handle.net/10183/134074000984601Este estudo é uma pesquisa qualitativa, que desenvolvi com o objetivo principal de elaborar, implementar e analisar uma sequência didática, envolvendo o conteúdo de gráficos da função quadrática. Além disso, busquei associar, reconhecer e compreender a relação entre os coeficientes da função quadrática. Realizei esta investigação em uma turma, com 16 alunos, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete/RS. A importância da realização de tal pesquisa deve-se à necessidade de incluir o uso de tecnologias na disciplina de Matemática e à carência de material didático voltado para esse fim. Para fundamentar o processo de investigação, utilizei como metodologia os pressupostos da Engenharia Didática. Espero, com esse trabalho, contribuir para instrumentalização dos professores do Ensino Médio de maneira a favorecer a aprendizagem do conteúdo proposto.application/pdfporSoftware WinplotO uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984601.pdf000984601.pdfTexto completoapplication/pdf835554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134074/1/000984601.pdfffa63c396a6151cb763d2fe87bcb8f17MD51TEXT000984601.pdf.txt000984601.pdf.txtExtracted Texttext/plain53344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134074/2/000984601.pdf.txt6f66dea5133c0cc38ad04e30ddc50edfMD52THUMBNAIL000984601.pdf.jpg000984601.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134074/3/000984601.pdf.jpgf8ce11d323dc4cf662a5c5e2fc832518MD5310183/1340742018-10-29 08:04:04.646oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134074Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:04:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática |
title |
O uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática |
spellingShingle |
O uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática Lutz, Mauricio Ramos Software Winplot |
title_short |
O uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática |
title_full |
O uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática |
title_fullStr |
O uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática |
title_full_unstemmed |
O uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática |
title_sort |
O uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática |
author |
Lutz, Mauricio Ramos |
author_facet |
Lutz, Mauricio Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lutz, Mauricio Ramos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bona, Aline Silva de |
contributor_str_mv |
Bona, Aline Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software Winplot |
topic |
Software Winplot |
description |
Este estudo é uma pesquisa qualitativa, que desenvolvi com o objetivo principal de elaborar, implementar e analisar uma sequência didática, envolvendo o conteúdo de gráficos da função quadrática. Além disso, busquei associar, reconhecer e compreender a relação entre os coeficientes da função quadrática. Realizei esta investigação em uma turma, com 16 alunos, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete/RS. A importância da realização de tal pesquisa deve-se à necessidade de incluir o uso de tecnologias na disciplina de Matemática e à carência de material didático voltado para esse fim. Para fundamentar o processo de investigação, utilizei como metodologia os pressupostos da Engenharia Didática. Espero, com esse trabalho, contribuir para instrumentalização dos professores do Ensino Médio de maneira a favorecer a aprendizagem do conteúdo proposto. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-24T02:06:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134074 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000984601 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134074 |
identifier_str_mv |
000984601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134074/1/000984601.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134074/2/000984601.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134074/3/000984601.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ffa63c396a6151cb763d2fe87bcb8f17 6f66dea5133c0cc38ad04e30ddc50edf f8ce11d323dc4cf662a5c5e2fc832518 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447164681191424 |