O uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lutz, Mauricio Ramos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134074
Resumo: Este estudo é uma pesquisa qualitativa, que desenvolvi com o objetivo principal de elaborar, implementar e analisar uma sequência didática, envolvendo o conteúdo de gráficos da função quadrática. Além disso, busquei associar, reconhecer e compreender a relação entre os coeficientes da função quadrática. Realizei esta investigação em uma turma, com 16 alunos, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete/RS. A importância da realização de tal pesquisa deve-se à necessidade de incluir o uso de tecnologias na disciplina de Matemática e à carência de material didático voltado para esse fim. Para fundamentar o processo de investigação, utilizei como metodologia os pressupostos da Engenharia Didática. Espero, com esse trabalho, contribuir para instrumentalização dos professores do Ensino Médio de maneira a favorecer a aprendizagem do conteúdo proposto.
id UFRGS-2_18023eb52b5e5ee82aaab2f26ec11eb9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134074
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lutz, Mauricio RamosBona, Aline Silva de2016-03-24T02:06:14Z2015http://hdl.handle.net/10183/134074000984601Este estudo é uma pesquisa qualitativa, que desenvolvi com o objetivo principal de elaborar, implementar e analisar uma sequência didática, envolvendo o conteúdo de gráficos da função quadrática. Além disso, busquei associar, reconhecer e compreender a relação entre os coeficientes da função quadrática. Realizei esta investigação em uma turma, com 16 alunos, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete/RS. A importância da realização de tal pesquisa deve-se à necessidade de incluir o uso de tecnologias na disciplina de Matemática e à carência de material didático voltado para esse fim. Para fundamentar o processo de investigação, utilizei como metodologia os pressupostos da Engenharia Didática. Espero, com esse trabalho, contribuir para instrumentalização dos professores do Ensino Médio de maneira a favorecer a aprendizagem do conteúdo proposto.application/pdfporSoftware WinplotO uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984601.pdf000984601.pdfTexto completoapplication/pdf835554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134074/1/000984601.pdfffa63c396a6151cb763d2fe87bcb8f17MD51TEXT000984601.pdf.txt000984601.pdf.txtExtracted Texttext/plain53344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134074/2/000984601.pdf.txt6f66dea5133c0cc38ad04e30ddc50edfMD52THUMBNAIL000984601.pdf.jpg000984601.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134074/3/000984601.pdf.jpgf8ce11d323dc4cf662a5c5e2fc832518MD5310183/1340742018-10-29 08:04:04.646oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134074Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:04:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática
title O uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática
spellingShingle O uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática
Lutz, Mauricio Ramos
Software Winplot
title_short O uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática
title_full O uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática
title_fullStr O uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática
title_full_unstemmed O uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática
title_sort O uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática
author Lutz, Mauricio Ramos
author_facet Lutz, Mauricio Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lutz, Mauricio Ramos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bona, Aline Silva de
contributor_str_mv Bona, Aline Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Software Winplot
topic Software Winplot
description Este estudo é uma pesquisa qualitativa, que desenvolvi com o objetivo principal de elaborar, implementar e analisar uma sequência didática, envolvendo o conteúdo de gráficos da função quadrática. Além disso, busquei associar, reconhecer e compreender a relação entre os coeficientes da função quadrática. Realizei esta investigação em uma turma, com 16 alunos, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete/RS. A importância da realização de tal pesquisa deve-se à necessidade de incluir o uso de tecnologias na disciplina de Matemática e à carência de material didático voltado para esse fim. Para fundamentar o processo de investigação, utilizei como metodologia os pressupostos da Engenharia Didática. Espero, com esse trabalho, contribuir para instrumentalização dos professores do Ensino Médio de maneira a favorecer a aprendizagem do conteúdo proposto.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T02:06:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134074
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000984601
url http://hdl.handle.net/10183/134074
identifier_str_mv 000984601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134074/1/000984601.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134074/2/000984601.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134074/3/000984601.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ffa63c396a6151cb763d2fe87bcb8f17
6f66dea5133c0cc38ad04e30ddc50edf
f8ce11d323dc4cf662a5c5e2fc832518
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224501325725696