Estudo das habilidades informacionais dos usuários da biblioteca do colégio Dom Bosco de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Tatiane Branchelli
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157327
Resumo: A biblioteca escolar tem papel fundamental na educação de seus usuários, tanto para a aprendizagem dentro do ambiente escolar quanto para prepará-los para a sociedade. A bibliotecária norte-americana Carol Kuhlthau criou um programa de atividades para o desenvolvimento de habilidades informacionais que possui fases de crescente complexidade. Este estudo qualitativo tem por objetivo relacionar as atividades e as habilidades da Fase 1, Etapa 1 do programa de Kuhlthau com as atividades realizadas e com habilidades adquiridas pelos alunos do 1º ano do ensino fundamental do Colégio Dom Bosco de Porto Alegre. Os dados do estudo foram coletados através de observação, da realização de um grupo focal e da análise do plano de ensino do 1º ano do colégio. Os resultados indicam que os sujeitos de estudo estão desenvolvendo as habilidades informacionais definidas por Kuhlthau para esta fase, com algumas lacunas, que podem ser preenchidas com o trabalho em conjunto dos educadores. Ao final sugere-se à biblioteca a criação, junto aos professores, de um programa contínuo de educação de usuários, que esteja de acordo com a proposta pedagógica da Instituição e que a implantação deste programa possua avaliações periódicas a fim de se manter atualizado. Com isto, o objetivo de tornar os usuários competentes em informação poderá ser atingido de maneira adequada, com a crescente complexidade das habilidades informacionais estando equiparada com as habilidades adquiridas, de acordo não só com a faixa etária, mas também com as capacidades de aprendizagem dos usuários sendo respeitadas individualmente.
id UFRGS-2_1f757bd1a5f8608130093942042b7978
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157327
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Tatiane BranchelliMoura, Ana Maria Mielniczuk deSantos, Daiane Barrili dos2017-05-04T02:35:56Z2016http://hdl.handle.net/10183/157327001013645A biblioteca escolar tem papel fundamental na educação de seus usuários, tanto para a aprendizagem dentro do ambiente escolar quanto para prepará-los para a sociedade. A bibliotecária norte-americana Carol Kuhlthau criou um programa de atividades para o desenvolvimento de habilidades informacionais que possui fases de crescente complexidade. Este estudo qualitativo tem por objetivo relacionar as atividades e as habilidades da Fase 1, Etapa 1 do programa de Kuhlthau com as atividades realizadas e com habilidades adquiridas pelos alunos do 1º ano do ensino fundamental do Colégio Dom Bosco de Porto Alegre. Os dados do estudo foram coletados através de observação, da realização de um grupo focal e da análise do plano de ensino do 1º ano do colégio. Os resultados indicam que os sujeitos de estudo estão desenvolvendo as habilidades informacionais definidas por Kuhlthau para esta fase, com algumas lacunas, que podem ser preenchidas com o trabalho em conjunto dos educadores. Ao final sugere-se à biblioteca a criação, junto aos professores, de um programa contínuo de educação de usuários, que esteja de acordo com a proposta pedagógica da Instituição e que a implantação deste programa possua avaliações periódicas a fim de se manter atualizado. Com isto, o objetivo de tornar os usuários competentes em informação poderá ser atingido de maneira adequada, com a crescente complexidade das habilidades informacionais estando equiparada com as habilidades adquiridas, de acordo não só com a faixa etária, mas também com as capacidades de aprendizagem dos usuários sendo respeitadas individualmente.The school library plays a fundamental role in educating its users, both for learning within the school environment and for preparing them for society. The north-american librarian Carol Kuhlthau has created a program of activities for the development of informational skills that has phases of increasing complexity. This qualitative study aims to relate the activities and skills of Phase 1, Stage 1 of the Kuhlthau program to the activities performed and with skills acquired by the students of the first year of elementary school at the Colégio Dom Bosco de Porto Alegre. The data of the study were collected through observation, the accomplishment of a focus group and the analysis of the teaching plan of the 1st year of the school. The results indicate that the subjects of study are developing the informational skills defined by Kuhlthau for this phase, with some gaps, that can be fulfilled with the work of the educators together. At the end, it’s suggested to the library to create, together with the teachers, a continuous program of user education that is in accordance with the pedagogical proposal of the Institution and that the implementation of this program has periodic evaluations in order to keep updated. With this, the goal of making the users competent in information can be reached in an adequate way, with the increasing complexity of the informational abilities being assimilated with the acquired abilities, according not only with the age group, but also with the learning capacities of the users being individually respected.application/pdfporBiblioteca escolarEducação de usuárioInformational skills evaluationUser educationSchool libraryEstudo das habilidades informacionais dos usuários da biblioteca do colégio Dom Bosco de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013645.pdf001013645.pdfTexto completoapplication/pdf1119058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157327/1/001013645.pdfd6963f499a4d1ff824b4c9382a2f3a4bMD51TEXT001013645.pdf.txt001013645.pdf.txtExtracted Texttext/plain147515http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157327/2/001013645.pdf.txt44659246587d1857bcb94b9467cd8af2MD52THUMBNAIL001013645.pdf.jpg001013645.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157327/3/001013645.pdf.jpgb31900556c17ce2696d98396b681299cMD5310183/1573272018-10-29 08:58:48.971oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157327Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:58:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo das habilidades informacionais dos usuários da biblioteca do colégio Dom Bosco de Porto Alegre
title Estudo das habilidades informacionais dos usuários da biblioteca do colégio Dom Bosco de Porto Alegre
spellingShingle Estudo das habilidades informacionais dos usuários da biblioteca do colégio Dom Bosco de Porto Alegre
Rosa, Tatiane Branchelli
Biblioteca escolar
Educação de usuário
Informational skills evaluation
User education
School library
title_short Estudo das habilidades informacionais dos usuários da biblioteca do colégio Dom Bosco de Porto Alegre
title_full Estudo das habilidades informacionais dos usuários da biblioteca do colégio Dom Bosco de Porto Alegre
title_fullStr Estudo das habilidades informacionais dos usuários da biblioteca do colégio Dom Bosco de Porto Alegre
title_full_unstemmed Estudo das habilidades informacionais dos usuários da biblioteca do colégio Dom Bosco de Porto Alegre
title_sort Estudo das habilidades informacionais dos usuários da biblioteca do colégio Dom Bosco de Porto Alegre
author Rosa, Tatiane Branchelli
author_facet Rosa, Tatiane Branchelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Tatiane Branchelli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Ana Maria Mielniczuk de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Santos, Daiane Barrili dos
contributor_str_mv Moura, Ana Maria Mielniczuk de
Santos, Daiane Barrili dos
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Educação de usuário
topic Biblioteca escolar
Educação de usuário
Informational skills evaluation
User education
School library
dc.subject.eng.fl_str_mv Informational skills evaluation
User education
School library
description A biblioteca escolar tem papel fundamental na educação de seus usuários, tanto para a aprendizagem dentro do ambiente escolar quanto para prepará-los para a sociedade. A bibliotecária norte-americana Carol Kuhlthau criou um programa de atividades para o desenvolvimento de habilidades informacionais que possui fases de crescente complexidade. Este estudo qualitativo tem por objetivo relacionar as atividades e as habilidades da Fase 1, Etapa 1 do programa de Kuhlthau com as atividades realizadas e com habilidades adquiridas pelos alunos do 1º ano do ensino fundamental do Colégio Dom Bosco de Porto Alegre. Os dados do estudo foram coletados através de observação, da realização de um grupo focal e da análise do plano de ensino do 1º ano do colégio. Os resultados indicam que os sujeitos de estudo estão desenvolvendo as habilidades informacionais definidas por Kuhlthau para esta fase, com algumas lacunas, que podem ser preenchidas com o trabalho em conjunto dos educadores. Ao final sugere-se à biblioteca a criação, junto aos professores, de um programa contínuo de educação de usuários, que esteja de acordo com a proposta pedagógica da Instituição e que a implantação deste programa possua avaliações periódicas a fim de se manter atualizado. Com isto, o objetivo de tornar os usuários competentes em informação poderá ser atingido de maneira adequada, com a crescente complexidade das habilidades informacionais estando equiparada com as habilidades adquiridas, de acordo não só com a faixa etária, mas também com as capacidades de aprendizagem dos usuários sendo respeitadas individualmente.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-04T02:35:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157327
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013645
url http://hdl.handle.net/10183/157327
identifier_str_mv 001013645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157327/1/001013645.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157327/2/001013645.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157327/3/001013645.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d6963f499a4d1ff824b4c9382a2f3a4b
44659246587d1857bcb94b9467cd8af2
b31900556c17ce2696d98396b681299c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447193962676224