Estudo das habilidades informacionais dos usuários da biblioteca do colégio Dom Bosco de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157327 |
Resumo: | A biblioteca escolar tem papel fundamental na educação de seus usuários, tanto para a aprendizagem dentro do ambiente escolar quanto para prepará-los para a sociedade. A bibliotecária norte-americana Carol Kuhlthau criou um programa de atividades para o desenvolvimento de habilidades informacionais que possui fases de crescente complexidade. Este estudo qualitativo tem por objetivo relacionar as atividades e as habilidades da Fase 1, Etapa 1 do programa de Kuhlthau com as atividades realizadas e com habilidades adquiridas pelos alunos do 1º ano do ensino fundamental do Colégio Dom Bosco de Porto Alegre. Os dados do estudo foram coletados através de observação, da realização de um grupo focal e da análise do plano de ensino do 1º ano do colégio. Os resultados indicam que os sujeitos de estudo estão desenvolvendo as habilidades informacionais definidas por Kuhlthau para esta fase, com algumas lacunas, que podem ser preenchidas com o trabalho em conjunto dos educadores. Ao final sugere-se à biblioteca a criação, junto aos professores, de um programa contínuo de educação de usuários, que esteja de acordo com a proposta pedagógica da Instituição e que a implantação deste programa possua avaliações periódicas a fim de se manter atualizado. Com isto, o objetivo de tornar os usuários competentes em informação poderá ser atingido de maneira adequada, com a crescente complexidade das habilidades informacionais estando equiparada com as habilidades adquiridas, de acordo não só com a faixa etária, mas também com as capacidades de aprendizagem dos usuários sendo respeitadas individualmente. |
id |
UFRGS-2_1f757bd1a5f8608130093942042b7978 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157327 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosa, Tatiane BranchelliMoura, Ana Maria Mielniczuk deSantos, Daiane Barrili dos2017-05-04T02:35:56Z2016http://hdl.handle.net/10183/157327001013645A biblioteca escolar tem papel fundamental na educação de seus usuários, tanto para a aprendizagem dentro do ambiente escolar quanto para prepará-los para a sociedade. A bibliotecária norte-americana Carol Kuhlthau criou um programa de atividades para o desenvolvimento de habilidades informacionais que possui fases de crescente complexidade. Este estudo qualitativo tem por objetivo relacionar as atividades e as habilidades da Fase 1, Etapa 1 do programa de Kuhlthau com as atividades realizadas e com habilidades adquiridas pelos alunos do 1º ano do ensino fundamental do Colégio Dom Bosco de Porto Alegre. Os dados do estudo foram coletados através de observação, da realização de um grupo focal e da análise do plano de ensino do 1º ano do colégio. Os resultados indicam que os sujeitos de estudo estão desenvolvendo as habilidades informacionais definidas por Kuhlthau para esta fase, com algumas lacunas, que podem ser preenchidas com o trabalho em conjunto dos educadores. Ao final sugere-se à biblioteca a criação, junto aos professores, de um programa contínuo de educação de usuários, que esteja de acordo com a proposta pedagógica da Instituição e que a implantação deste programa possua avaliações periódicas a fim de se manter atualizado. Com isto, o objetivo de tornar os usuários competentes em informação poderá ser atingido de maneira adequada, com a crescente complexidade das habilidades informacionais estando equiparada com as habilidades adquiridas, de acordo não só com a faixa etária, mas também com as capacidades de aprendizagem dos usuários sendo respeitadas individualmente.The school library plays a fundamental role in educating its users, both for learning within the school environment and for preparing them for society. The north-american librarian Carol Kuhlthau has created a program of activities for the development of informational skills that has phases of increasing complexity. This qualitative study aims to relate the activities and skills of Phase 1, Stage 1 of the Kuhlthau program to the activities performed and with skills acquired by the students of the first year of elementary school at the Colégio Dom Bosco de Porto Alegre. The data of the study were collected through observation, the accomplishment of a focus group and the analysis of the teaching plan of the 1st year of the school. The results indicate that the subjects of study are developing the informational skills defined by Kuhlthau for this phase, with some gaps, that can be fulfilled with the work of the educators together. At the end, it’s suggested to the library to create, together with the teachers, a continuous program of user education that is in accordance with the pedagogical proposal of the Institution and that the implementation of this program has periodic evaluations in order to keep updated. With this, the goal of making the users competent in information can be reached in an adequate way, with the increasing complexity of the informational abilities being assimilated with the acquired abilities, according not only with the age group, but also with the learning capacities of the users being individually respected.application/pdfporBiblioteca escolarEducação de usuárioInformational skills evaluationUser educationSchool libraryEstudo das habilidades informacionais dos usuários da biblioteca do colégio Dom Bosco de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013645.pdf001013645.pdfTexto completoapplication/pdf1119058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157327/1/001013645.pdfd6963f499a4d1ff824b4c9382a2f3a4bMD51TEXT001013645.pdf.txt001013645.pdf.txtExtracted Texttext/plain147515http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157327/2/001013645.pdf.txt44659246587d1857bcb94b9467cd8af2MD52THUMBNAIL001013645.pdf.jpg001013645.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157327/3/001013645.pdf.jpgb31900556c17ce2696d98396b681299cMD5310183/1573272018-10-29 08:58:48.971oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157327Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:58:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo das habilidades informacionais dos usuários da biblioteca do colégio Dom Bosco de Porto Alegre |
title |
Estudo das habilidades informacionais dos usuários da biblioteca do colégio Dom Bosco de Porto Alegre |
spellingShingle |
Estudo das habilidades informacionais dos usuários da biblioteca do colégio Dom Bosco de Porto Alegre Rosa, Tatiane Branchelli Biblioteca escolar Educação de usuário Informational skills evaluation User education School library |
title_short |
Estudo das habilidades informacionais dos usuários da biblioteca do colégio Dom Bosco de Porto Alegre |
title_full |
Estudo das habilidades informacionais dos usuários da biblioteca do colégio Dom Bosco de Porto Alegre |
title_fullStr |
Estudo das habilidades informacionais dos usuários da biblioteca do colégio Dom Bosco de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Estudo das habilidades informacionais dos usuários da biblioteca do colégio Dom Bosco de Porto Alegre |
title_sort |
Estudo das habilidades informacionais dos usuários da biblioteca do colégio Dom Bosco de Porto Alegre |
author |
Rosa, Tatiane Branchelli |
author_facet |
Rosa, Tatiane Branchelli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Tatiane Branchelli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moura, Ana Maria Mielniczuk de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Santos, Daiane Barrili dos |
contributor_str_mv |
Moura, Ana Maria Mielniczuk de Santos, Daiane Barrili dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Educação de usuário |
topic |
Biblioteca escolar Educação de usuário Informational skills evaluation User education School library |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Informational skills evaluation User education School library |
description |
A biblioteca escolar tem papel fundamental na educação de seus usuários, tanto para a aprendizagem dentro do ambiente escolar quanto para prepará-los para a sociedade. A bibliotecária norte-americana Carol Kuhlthau criou um programa de atividades para o desenvolvimento de habilidades informacionais que possui fases de crescente complexidade. Este estudo qualitativo tem por objetivo relacionar as atividades e as habilidades da Fase 1, Etapa 1 do programa de Kuhlthau com as atividades realizadas e com habilidades adquiridas pelos alunos do 1º ano do ensino fundamental do Colégio Dom Bosco de Porto Alegre. Os dados do estudo foram coletados através de observação, da realização de um grupo focal e da análise do plano de ensino do 1º ano do colégio. Os resultados indicam que os sujeitos de estudo estão desenvolvendo as habilidades informacionais definidas por Kuhlthau para esta fase, com algumas lacunas, que podem ser preenchidas com o trabalho em conjunto dos educadores. Ao final sugere-se à biblioteca a criação, junto aos professores, de um programa contínuo de educação de usuários, que esteja de acordo com a proposta pedagógica da Instituição e que a implantação deste programa possua avaliações periódicas a fim de se manter atualizado. Com isto, o objetivo de tornar os usuários competentes em informação poderá ser atingido de maneira adequada, com a crescente complexidade das habilidades informacionais estando equiparada com as habilidades adquiridas, de acordo não só com a faixa etária, mas também com as capacidades de aprendizagem dos usuários sendo respeitadas individualmente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-04T02:35:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157327 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013645 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157327 |
identifier_str_mv |
001013645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157327/1/001013645.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157327/2/001013645.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157327/3/001013645.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d6963f499a4d1ff824b4c9382a2f3a4b 44659246587d1857bcb94b9467cd8af2 b31900556c17ce2696d98396b681299c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447193962676224 |