Estudo das habilidades informacionais dos estudantes do quarto ano do ensino fundamental do Colégio Adventista do Partenon Poa-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canabarro, Aline Alves Antunes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182017
Resumo: Este estudo apresenta os objetivos e o importante papel da biblioteca escolar de atrair e formar leitores enquanto promove o desenvolvimento das habilidades informacionais. Apresenta resultados de uma pesquisa sobre a análise das habilidades informacionais dos alunos do quarto ano do Colégio Adventista do Partenon POA - RS. Identifica as habilidades informacionais dos estudantes, segundo a teoria de Carol Kuhlthau. Identifica as habilidades de localização da coleção de referência, de busca por assuntos no catálogo e nas estantes pelo número de chamada. Analisa as habilidades de interpretação quanto aos elementos dos livros, quanto a busca por assuntos em enciclopédias e sintetização da informação. Verifica a satisfação dos estudantes quanto ao uso da biblioteca. Apresenta os resultados da análise à luz do programa de desenvolvimento das habilidades informacionais proposto por Kuhlthau, com dados obtidos a partir da técnica de grupo focal. Verifica que estes estudantes não participaram anteriormente de um programa de educação de usuário e não estão desenvolvendo suas habilidades informacionais como é possível desenvolver. Descreve um projeto de educação de usuário existente na biblioteca e sugere atividades para incrementar o projeto. Recomenda o início imediato de um programa de atividades para promover este desenvolvimento das habilidades e a extensão do serviço de educação de usuário adaptado para todas as idades no ensino fundamental.
id UFRGS-2_e717ace12b4a15e1e417dfa117b4d9aa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182017
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Canabarro, Aline Alves AntunesMoura, Ana Maria Mielniczuk deSantos, Fernanda Bochi dos2018-09-15T02:57:13Z2018http://hdl.handle.net/10183/182017001073730Este estudo apresenta os objetivos e o importante papel da biblioteca escolar de atrair e formar leitores enquanto promove o desenvolvimento das habilidades informacionais. Apresenta resultados de uma pesquisa sobre a análise das habilidades informacionais dos alunos do quarto ano do Colégio Adventista do Partenon POA - RS. Identifica as habilidades informacionais dos estudantes, segundo a teoria de Carol Kuhlthau. Identifica as habilidades de localização da coleção de referência, de busca por assuntos no catálogo e nas estantes pelo número de chamada. Analisa as habilidades de interpretação quanto aos elementos dos livros, quanto a busca por assuntos em enciclopédias e sintetização da informação. Verifica a satisfação dos estudantes quanto ao uso da biblioteca. Apresenta os resultados da análise à luz do programa de desenvolvimento das habilidades informacionais proposto por Kuhlthau, com dados obtidos a partir da técnica de grupo focal. Verifica que estes estudantes não participaram anteriormente de um programa de educação de usuário e não estão desenvolvendo suas habilidades informacionais como é possível desenvolver. Descreve um projeto de educação de usuário existente na biblioteca e sugere atividades para incrementar o projeto. Recomenda o início imediato de um programa de atividades para promover este desenvolvimento das habilidades e a extensão do serviço de educação de usuário adaptado para todas as idades no ensino fundamental.This study presents the objectives and the important role of the school library to attract and train readers while promoting the development of informational skills. It presents results from a research on the analysis of the informational skills of the fourth year students of the Parthenon Adventist College POA - RS. Identifies the informational skills of students, according to Carol Kuhlthau theory. Identifies the localization skills of the reference collection, search for subjects in the catalog and in the bookshelves by the call number. Analyzes the abilities of interpretation regarding the elements of the books, as the search for subjects in encyclopedias and synthesis of the information. Checks student satisfaction with library usage. It presents the results of the analysis in light of the information skills development program proposed by Kuhlthau, with data that were obtained from the focal group technique. It verifies that these students have not previously participated in a user education program and are not developing their informational skills as it is possible to develop. Describes an existing user education project in the library and suggests activities to enhance the project. It recommends the immediate start of a program of activities to promote this development of skills and the extension of the user education service adapted for all ages in elementary education.application/pdfporBiblioteca escolarEstudo de usuárioSchool libraryCarol Kuhlthau theoryEducation of usersDevelopment of informational skillsEstudo das habilidades informacionais dos estudantes do quarto ano do ensino fundamental do Colégio Adventista do Partenon Poa-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073730.pdfTexto completoapplication/pdf3781126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182017/1/001073730.pdf8155aa64b2b10dcb01c0529975ecd86dMD51TEXT001073730.pdf.txt001073730.pdf.txtExtracted Texttext/plain103146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182017/2/001073730.pdf.txt67cbda833224d6f90a35e2487ae931d2MD52THUMBNAIL001073730.pdf.jpg001073730.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182017/3/001073730.pdf.jpg39012ea1ec0e38a3141f8e84d297fd3fMD5310183/1820172018-10-05 07:50:32.905oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182017Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:50:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo das habilidades informacionais dos estudantes do quarto ano do ensino fundamental do Colégio Adventista do Partenon Poa-RS
title Estudo das habilidades informacionais dos estudantes do quarto ano do ensino fundamental do Colégio Adventista do Partenon Poa-RS
spellingShingle Estudo das habilidades informacionais dos estudantes do quarto ano do ensino fundamental do Colégio Adventista do Partenon Poa-RS
Canabarro, Aline Alves Antunes
Biblioteca escolar
Estudo de usuário
School library
Carol Kuhlthau theory
Education of users
Development of informational skills
title_short Estudo das habilidades informacionais dos estudantes do quarto ano do ensino fundamental do Colégio Adventista do Partenon Poa-RS
title_full Estudo das habilidades informacionais dos estudantes do quarto ano do ensino fundamental do Colégio Adventista do Partenon Poa-RS
title_fullStr Estudo das habilidades informacionais dos estudantes do quarto ano do ensino fundamental do Colégio Adventista do Partenon Poa-RS
title_full_unstemmed Estudo das habilidades informacionais dos estudantes do quarto ano do ensino fundamental do Colégio Adventista do Partenon Poa-RS
title_sort Estudo das habilidades informacionais dos estudantes do quarto ano do ensino fundamental do Colégio Adventista do Partenon Poa-RS
author Canabarro, Aline Alves Antunes
author_facet Canabarro, Aline Alves Antunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canabarro, Aline Alves Antunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Ana Maria Mielniczuk de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Santos, Fernanda Bochi dos
contributor_str_mv Moura, Ana Maria Mielniczuk de
Santos, Fernanda Bochi dos
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Estudo de usuário
topic Biblioteca escolar
Estudo de usuário
School library
Carol Kuhlthau theory
Education of users
Development of informational skills
dc.subject.eng.fl_str_mv School library
Carol Kuhlthau theory
Education of users
Development of informational skills
description Este estudo apresenta os objetivos e o importante papel da biblioteca escolar de atrair e formar leitores enquanto promove o desenvolvimento das habilidades informacionais. Apresenta resultados de uma pesquisa sobre a análise das habilidades informacionais dos alunos do quarto ano do Colégio Adventista do Partenon POA - RS. Identifica as habilidades informacionais dos estudantes, segundo a teoria de Carol Kuhlthau. Identifica as habilidades de localização da coleção de referência, de busca por assuntos no catálogo e nas estantes pelo número de chamada. Analisa as habilidades de interpretação quanto aos elementos dos livros, quanto a busca por assuntos em enciclopédias e sintetização da informação. Verifica a satisfação dos estudantes quanto ao uso da biblioteca. Apresenta os resultados da análise à luz do programa de desenvolvimento das habilidades informacionais proposto por Kuhlthau, com dados obtidos a partir da técnica de grupo focal. Verifica que estes estudantes não participaram anteriormente de um programa de educação de usuário e não estão desenvolvendo suas habilidades informacionais como é possível desenvolver. Descreve um projeto de educação de usuário existente na biblioteca e sugere atividades para incrementar o projeto. Recomenda o início imediato de um programa de atividades para promover este desenvolvimento das habilidades e a extensão do serviço de educação de usuário adaptado para todas as idades no ensino fundamental.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-15T02:57:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182017
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001073730
url http://hdl.handle.net/10183/182017
identifier_str_mv 001073730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182017/1/001073730.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182017/2/001073730.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182017/3/001073730.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8155aa64b2b10dcb01c0529975ecd86d
67cbda833224d6f90a35e2487ae931d2
39012ea1ec0e38a3141f8e84d297fd3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224557035520000