Avaliação do ensino superior : as influências na implantação dos sistemas. os casos brasileiro e português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polidori, Marlis Morosini
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224363
Resumo: O artigo faz uma abordagem resumida da tese de doutorado intitulada "Avaliação do Ensino Superior: uma visão geral e uma análise comparativa entre os contextos brasileiro e português". O objetivo do trabaho baseou-se na verificação do que influnciou aimplementação dos sistemas de avaliação de ambos os países e, para auxiliar nesta análise, foram elaborados quatro pressupostos que buscaram saber a existência desta influência. Além desses pressupostos, foi observada a lógica desenvolvida entre a autonomia e a avaliação nos dois países.
id UFRGS-2_1881dd68d50a3c6acb9f6b4e689d1ac0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224363
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Polidori, Marlis Morosini2021-07-23T04:40:37Z20011414-4077http://hdl.handle.net/10183/224363000311069O artigo faz uma abordagem resumida da tese de doutorado intitulada "Avaliação do Ensino Superior: uma visão geral e uma análise comparativa entre os contextos brasileiro e português". O objetivo do trabaho baseou-se na verificação do que influnciou aimplementação dos sistemas de avaliação de ambos os países e, para auxiliar nesta análise, foram elaborados quatro pressupostos que buscaram saber a existência desta influência. Além desses pressupostos, foi observada a lógica desenvolvida entre a autonomia e a avaliação nos dois países.The article has a summarized approach of the doctoral dissertation entitled: "Evaluation System of Higher Eduacation: an overall view and a comparative analysis between the Brazilian and portuguese contexts. " The objective of this study was to identify what influenced the adoption of the evaluation systems in both countries and, to help in this analysis, four assumptions were elaborated in order to find out the existence of such ifluence. Besides these assunptions, the logic developed between the autonomy and the evaluation system in these two coutries was observed .application/pdfporAvaliação: revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior. Campinas. Vol. 6, n. 4 (dez. 2001), p. 35-54Ensino superior : Brasil : AvaliaçãoEnsino superior : Portugal : AvaliaçãoAutonomia universitáriaEnsino superior : QualidadeSistema de ensinoEvaluationAutonomyRegulationTrustMarketAvaliação do ensino superior : as influências na implantação dos sistemas. os casos brasileiro e portuguêsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000311069.pdf.txt000311069.pdf.txtExtracted Texttext/plain105765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224363/2/000311069.pdf.txt0c9f87549e418d8a7f6e5d87e54856efMD52ORIGINAL000311069.pdfTexto completoapplication/pdf3641687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224363/1/000311069.pdf4f30afd3ebfcb9ad3ee8a9a453a7f458MD5110183/2243632021-08-18 04:34:13.649368oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224363Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:34:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação do ensino superior : as influências na implantação dos sistemas. os casos brasileiro e português
title Avaliação do ensino superior : as influências na implantação dos sistemas. os casos brasileiro e português
spellingShingle Avaliação do ensino superior : as influências na implantação dos sistemas. os casos brasileiro e português
Polidori, Marlis Morosini
Ensino superior : Brasil : Avaliação
Ensino superior : Portugal : Avaliação
Autonomia universitária
Ensino superior : Qualidade
Sistema de ensino
Evaluation
Autonomy
Regulation
Trust
Market
title_short Avaliação do ensino superior : as influências na implantação dos sistemas. os casos brasileiro e português
title_full Avaliação do ensino superior : as influências na implantação dos sistemas. os casos brasileiro e português
title_fullStr Avaliação do ensino superior : as influências na implantação dos sistemas. os casos brasileiro e português
title_full_unstemmed Avaliação do ensino superior : as influências na implantação dos sistemas. os casos brasileiro e português
title_sort Avaliação do ensino superior : as influências na implantação dos sistemas. os casos brasileiro e português
author Polidori, Marlis Morosini
author_facet Polidori, Marlis Morosini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Polidori, Marlis Morosini
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior : Brasil : Avaliação
Ensino superior : Portugal : Avaliação
Autonomia universitária
Ensino superior : Qualidade
Sistema de ensino
topic Ensino superior : Brasil : Avaliação
Ensino superior : Portugal : Avaliação
Autonomia universitária
Ensino superior : Qualidade
Sistema de ensino
Evaluation
Autonomy
Regulation
Trust
Market
dc.subject.eng.fl_str_mv Evaluation
Autonomy
Regulation
Trust
Market
description O artigo faz uma abordagem resumida da tese de doutorado intitulada "Avaliação do Ensino Superior: uma visão geral e uma análise comparativa entre os contextos brasileiro e português". O objetivo do trabaho baseou-se na verificação do que influnciou aimplementação dos sistemas de avaliação de ambos os países e, para auxiliar nesta análise, foram elaborados quatro pressupostos que buscaram saber a existência desta influência. Além desses pressupostos, foi observada a lógica desenvolvida entre a autonomia e a avaliação nos dois países.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-23T04:40:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224363
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-4077
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000311069
identifier_str_mv 1414-4077
000311069
url http://hdl.handle.net/10183/224363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Avaliação: revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior. Campinas. Vol. 6, n. 4 (dez. 2001), p. 35-54
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224363/2/000311069.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224363/1/000311069.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c9f87549e418d8a7f6e5d87e54856ef
4f30afd3ebfcb9ad3ee8a9a453a7f458
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447753223831552