Avaliação do ensino superior : as influências na implantação dos sistemas. os casos brasileiro e português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224363 |
Resumo: | O artigo faz uma abordagem resumida da tese de doutorado intitulada "Avaliação do Ensino Superior: uma visão geral e uma análise comparativa entre os contextos brasileiro e português". O objetivo do trabaho baseou-se na verificação do que influnciou aimplementação dos sistemas de avaliação de ambos os países e, para auxiliar nesta análise, foram elaborados quatro pressupostos que buscaram saber a existência desta influência. Além desses pressupostos, foi observada a lógica desenvolvida entre a autonomia e a avaliação nos dois países. |
id |
UFRGS-2_1881dd68d50a3c6acb9f6b4e689d1ac0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224363 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Polidori, Marlis Morosini2021-07-23T04:40:37Z20011414-4077http://hdl.handle.net/10183/224363000311069O artigo faz uma abordagem resumida da tese de doutorado intitulada "Avaliação do Ensino Superior: uma visão geral e uma análise comparativa entre os contextos brasileiro e português". O objetivo do trabaho baseou-se na verificação do que influnciou aimplementação dos sistemas de avaliação de ambos os países e, para auxiliar nesta análise, foram elaborados quatro pressupostos que buscaram saber a existência desta influência. Além desses pressupostos, foi observada a lógica desenvolvida entre a autonomia e a avaliação nos dois países.The article has a summarized approach of the doctoral dissertation entitled: "Evaluation System of Higher Eduacation: an overall view and a comparative analysis between the Brazilian and portuguese contexts. " The objective of this study was to identify what influenced the adoption of the evaluation systems in both countries and, to help in this analysis, four assumptions were elaborated in order to find out the existence of such ifluence. Besides these assunptions, the logic developed between the autonomy and the evaluation system in these two coutries was observed .application/pdfporAvaliação: revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior. Campinas. Vol. 6, n. 4 (dez. 2001), p. 35-54Ensino superior : Brasil : AvaliaçãoEnsino superior : Portugal : AvaliaçãoAutonomia universitáriaEnsino superior : QualidadeSistema de ensinoEvaluationAutonomyRegulationTrustMarketAvaliação do ensino superior : as influências na implantação dos sistemas. os casos brasileiro e portuguêsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000311069.pdf.txt000311069.pdf.txtExtracted Texttext/plain105765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224363/2/000311069.pdf.txt0c9f87549e418d8a7f6e5d87e54856efMD52ORIGINAL000311069.pdfTexto completoapplication/pdf3641687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224363/1/000311069.pdf4f30afd3ebfcb9ad3ee8a9a453a7f458MD5110183/2243632021-08-18 04:34:13.649368oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224363Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:34:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação do ensino superior : as influências na implantação dos sistemas. os casos brasileiro e português |
title |
Avaliação do ensino superior : as influências na implantação dos sistemas. os casos brasileiro e português |
spellingShingle |
Avaliação do ensino superior : as influências na implantação dos sistemas. os casos brasileiro e português Polidori, Marlis Morosini Ensino superior : Brasil : Avaliação Ensino superior : Portugal : Avaliação Autonomia universitária Ensino superior : Qualidade Sistema de ensino Evaluation Autonomy Regulation Trust Market |
title_short |
Avaliação do ensino superior : as influências na implantação dos sistemas. os casos brasileiro e português |
title_full |
Avaliação do ensino superior : as influências na implantação dos sistemas. os casos brasileiro e português |
title_fullStr |
Avaliação do ensino superior : as influências na implantação dos sistemas. os casos brasileiro e português |
title_full_unstemmed |
Avaliação do ensino superior : as influências na implantação dos sistemas. os casos brasileiro e português |
title_sort |
Avaliação do ensino superior : as influências na implantação dos sistemas. os casos brasileiro e português |
author |
Polidori, Marlis Morosini |
author_facet |
Polidori, Marlis Morosini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Polidori, Marlis Morosini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior : Brasil : Avaliação Ensino superior : Portugal : Avaliação Autonomia universitária Ensino superior : Qualidade Sistema de ensino |
topic |
Ensino superior : Brasil : Avaliação Ensino superior : Portugal : Avaliação Autonomia universitária Ensino superior : Qualidade Sistema de ensino Evaluation Autonomy Regulation Trust Market |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Evaluation Autonomy Regulation Trust Market |
description |
O artigo faz uma abordagem resumida da tese de doutorado intitulada "Avaliação do Ensino Superior: uma visão geral e uma análise comparativa entre os contextos brasileiro e português". O objetivo do trabaho baseou-se na verificação do que influnciou aimplementação dos sistemas de avaliação de ambos os países e, para auxiliar nesta análise, foram elaborados quatro pressupostos que buscaram saber a existência desta influência. Além desses pressupostos, foi observada a lógica desenvolvida entre a autonomia e a avaliação nos dois países. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-23T04:40:37Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/224363 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-4077 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000311069 |
identifier_str_mv |
1414-4077 000311069 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/224363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação: revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior. Campinas. Vol. 6, n. 4 (dez. 2001), p. 35-54 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224363/2/000311069.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224363/1/000311069.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0c9f87549e418d8a7f6e5d87e54856ef 4f30afd3ebfcb9ad3ee8a9a453a7f458 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447753223831552 |